Como conquistar clientes no delivery? Confira as melhores práticas!

Powered by Rock Convert

Se você chegou até este conteúdo procurando saber como conquistar clientes no delivery, é porque deve saber que o mercado alimentício está a cada dia mais competitivo. Isso acontece porque qualquer estabelecimento pode se cadastrar em plataformas de entrega de comida e competir pela atenção do consumidor.

Dito isso, é muito importante colocar em prática estratégias que tornem a sua empresa mais atrativa aos olhos dos clientes, como fazer promoções fora dos dias de pico, oferecer cupons de desconto, proporcionar diversas modalidades de pagamento, entre outras medidas que tornem a sua marca diferenciada.

Elaboramos este artigo com uma série de dicas interessantes sobre como conquistar clientes no delivery do seu restaurante. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Ofereça cupons de desconto

Atualmente, mesmo com tantas alternativas para pedir comida, muitos restaurantes ainda não contam com um programa de fidelidade ou estratégias de marketing para atrair os clientes. Com uma infinidade de opções disponíveis, não tenha dúvidas que o consumidor sempre buscará pela marca que mais oferece benefícios, em termos de qualidade do produto e, é claro, de acessibilidade de preço.

Uma ótima maneira de chamar a atenção das pessoas para o seu estabelecimento é criar um programa de fidelidade baseado em cupons de desconto. É possível oferecer cupons de desconto de primeira compra, de aniversário ou sazonais, por exemplo.

Outra ideia interessante é oferecer um sistema em que, a cada X compras, o consumidor ganhe algum benefício específico, como uma sobremesa, um refrigerante, uma porcentagem de desconto no pedido ou mesmo entrega grátis.

Antes de considerar essa dica “batida”, abra uma plataforma de entrega de comida e veja quantos dos seus concorrentes já estão fazendo isso. Quando se trata de conquistar espaço no mercado, a satisfação do consumidor deve sempre vir em primeiro lugar.

Escolha as melhores plataformas

Há poucos anos, não havia muitas empresas oferecendo serviços de intermediação de entrega de comida entre clientes e restaurantes. Com a facilidade de acesso à internet, hoje há uma grande variedade de plataformas — o que é bom por um lado, pois permite que seu negócio alcance mais consumidores, mas exige mais cuidados na hora de escolher em qual estar presente.

Verifique as porcentagens das comissões sobre as vendas, pois isso vai impactar na sua lucratividade. Analise se há a possibilidade de diminuir custos para não repassá-los ao cliente final, de forma a manter o seu restaurante competitivo.

Além disso, verifique os custos de entrega, pois eles podem impactar na tomada de decisão do cliente, dependendo do valor dos produtos oferecidos pelo seu estabelecimento.

Foque nos seus produtos mais vendidos

Não importa qual é o tema gastronômico do seu estabelecimento: o fato é que toda empresa tem os produtos que são considerados “carros-chefes” da marca, ou seja, os queridinhos dos clientes e os mais solicitados. Isso é uma grande vantagem estratégica e o ideal é dar uma atenção especial a esses itens, já que geram mais receita para o negócio.

Faça um levantamento de cada aspecto que pode ser melhorado no produto em questão, para que ele esteja sempre evoluindo e sendo melhorado. Foque nas ações promocionais para divulgá-lo com mais frequência, pois isso vai ajudar na notoriedade da marca.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Ofereça promoções fora dos dias de pico

Geralmente os dias do meio da semana são mais parados, mas isso não quer dizer que você não pode utilizar esse aspecto em benefício do seu restaurante. Na verdade, há uma grande oportunidade de se diferenciar aqui.

Você pode deixar os produtos mais vendidos (conforme citamos no tópico anterior) e colocá-los em preços promocionais nos dias em que o movimento é mais fraco, por exemplo. Essa ação certamente vai chamar a atenção do consumidor, além de movimentar o caixa e aumentar o faturamento.

Utilize fotos profissionais

Não há dúvida de que, depois do paladar, a melhor maneira de conquistar clientes no setor alimentício é pelos olhos, concorda? Dito isso, considere contratar fotógrafos profissionais para montarem o seu cardápio.

A relação custo-benefício vale a pena, já que só é preciso pagar uma vez pelos serviços. O seu restaurante pode contar com imagens de alta qualidade dos pratos oferecidos, deixando os clientes com água na boca.

Proporcione atendimento via WhatsApp

O atendimento via WhatsApp em restaurantes já é uma realidade em diversas empresas. Para que você tenha uma ideia, o próprio app de troca de mensagens criou uma ferramenta específica para profissionalizar o atendimento: o WhatsApp Business.

Nela, o estabelecimento pode programar mensagens automáticas para que os clientes saibam se o restaurante ainda está realizando entregas e vejam mais informações sobre o cardápio, além de outras questões importantes que facilitam a comunicação.

Uma das vantagens de trabalhar com o WhatsApp no atendimento delivery é que essa é uma ferramenta que o grande público já está familiarizado, além de não exigir investimentos significativos para ser implementada.

Disponibilize diversas formas de pagamento

Por fim, mas não menos importante, uma das formas de garantir a satisfação dos seus clientes é oferecer uma boa variedade de formas de pagamento. Além dos tradicionais cartões de crédito e débito, hoje existem plataformas como o PicPay, nas quais o consumidor pode pagar por produtos e serviços e ainda receber cashback.

Pela perspectiva do estabelecimento pode não parecer muito vantajoso, mas para os clientes isso significa mais versatilidade e mostra que a empresa está atualizada em relação às tendências de consumo e inovação.

Neste artigo sobre como conquistar clientes no delivery, mostramos como é importante se posicionar estrategicamente no mercado de alimentação hoje em dia — que está cada vez mais competitivo, já que o número de plataformas de entrega de comida está aumentando.

Mostramos ainda uma série de dicas úteis para colocar em prática no seu estabelecimento, como oferecer promoções nos dias parados, cupons de desconto especiais e outras maneiras de tornar o seu restaurante mais atrativo pela perspectiva dos clientes.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Quer receber mais conteúdos informativos e novidades sobre o mercado alimentício? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros posts como este!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Adorei as informações, muito bom mesmo

Deixe um comentário