Catering para o fim de ano: Como montar um cardápio especial para as confraternizações corporativas

  • Home
  • Gastronomia
  • Catering para o fim de ano: Como montar um cardápio especial para as confraternizações corporativas
Catering para o fim de ano

O fim de ano é sempre uma oportunidade excepcional para empresas voltadas à área de Catering e Buffet, entretanto, em 2021, a possibilidade é ainda mais ímpar. Com a retomada das atividades presenciais de menor porte e da economia, surgem muitas oportunidades para atender o período de férias, licenças, comemorações e confraternizações empresariais.

O período também é ideal para os setores de buffet, organização de eventos e catering para o fim de ano, podendo significar mais de 50% do rendimento total para o segundo semestre de 2021. 

Tendo isso em vista, trouxemos neste post mais informações sobre as lucrativas possibilidades em oferecer catering para o fim de ano em celebrações. Confira!

O catering e como oferecer esses serviços

Eis um serviço em franca ascensão no mercado nacional. Basicamente, o catering é um serviço completo de eventos oferecido por empresas e restaurantes. Nesse caso, a empresa organiza não só a parte de alimentos e bebidas, mas também toda a logística, serviço e limpeza.

Normalmente, o serviço de catering não ocorre no restaurante, e sim em algum salão, empresa ou afins.

Existem diversos tipos de catering para o fim de ano, mas dentre eles destacam-se quatro:

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
  • catering móvel: nesse caso, a empresa prepara ou serve os alimentos em um veículo, sendo ele equipado com todos os equipamentos necessários, como refrigeradores, chapas, speed ovens, entre outros. Um exemplo disso é o food truck
  • catering de empresa: aqui está o serviço oferecido diretamente para empresas para confraternizações, como dizíamos acima, ou então como alternativa à refeição diária dos colaboradores da corporação. São as concessionárias de alimentos que prestam serviços em fábricas, por exemplo.
  • catering à domicílio: esse é favorito no mercado nacional. Nesse caso, a empresa oferece seus serviços diretamente na casa do cliente, podendo ser disponibilizado de diversas maneiras, incluindo, por exemplo, marmitas congeladas e eventos particulares. 
  • catering industrial: nesse último, a diferença está na produção em grande volume, exigindo equipamentos de alto porte e produtividade – o que não exclui a possibilidade dos mesmos equipamentos serem utilizados pelo demais tipos de catering. Serviços como esse último são geralmente oferecidos a locais com uma grande demanda, tais como hospitais, escolas, fábricas e outros. 

Diferenciando-se com o cardápio

O oferecimento de um bom serviço de catering começa pela construção de um cardápio que atraia os consumidores ao contrato dos seus serviços. A chave de sucesso de qualquer empresa voltada ao setor alimentício é a qualidade dos pratos e ingredientes. 

Deixando claro a qualidade dos insumos e processos do seu serviço, você terá um cardápio que fará frente à concorrência e que, principalmente, conquistará e fidelizará seus clientes, tanto os novos quanto os antigos.

As dicas para o cardápio de fim de ano

Listamos aqui algumas ideias que podem inspirar você na construção de novos pratos e aperitivos a serem oferecidos para as confraternizações de fim ano, confira:

  • Carnes tradicionais assadas: peru ou outras aves de festa, leitoa, pernil, lombo ou mesmo frango assado;
  • Acompanhamentos clássicos brasileiros: maionese, salpicão, farofa e vinagrete;
  • Arroz: arroz à grega, com legumes, arroz verde com salsinha e cebolinha, arroz com passas e arroz com amêndoas;
  • Saladas: como opções refrescantes para o verão, com rúcula, abacaxi, tipos de alfaces diferentes, tomate cereja, queijos brancos, tomate seco, entre outros;
  • Sobremesas: pavês, pudim de leite condensado, tortas de frutas e cheesecakes.
  • Canapés: canapés decorados ou bruschettas.

O equipamento ideal para catering

Como já foi dito, um bom cardápio só não basta. O equipamento adequado também faz toda a diferença. Confira algumas sugestões para aprimorar sua produção:

  • forno combinado: esses equipamentos são de extrema importância na cozinha profissional, podendo, inclusive, substituir, fogão, fritadeiras, chapas e grelhas. Entre seus diferenciais destacam-se a facilidade de operação, a economia na produção e a possibilidade de produzir diversos alimentos no mesmo equipamento, sejam eles fritos, cozidos, assados, grelhados ou até sobremesas. Além disso, os fornos combinados trazem mais segurança operacional e proporcionam mais bem-estar aos colaboradores, já que não passam tanto calor para o ambiente, como ocorre com um fogão ou chapa;
  • ultracongelador: a utilização desse equipamento é indispensável para a produção antecipada de alimentos, principalmente pela sua velocidade de refrigeração ou congelamento, o que preserva o sabor e a textura do alimento, mantendo-o com um frescor ímpar.
  • freezer e geladeira industrial: após a refrigeração ou congelamento, o cuidado com a armazenagem e estocagem dos produtos é importantíssimo. Por isso, é importante contar com freezers ou câmaras à frio de qualidade, que mantenham a temperatura dos alimentos.
  • speed oven: trata-se de um forno de finalização ultrarrápida de alta performance, que utiliza diferentes fontes de calor para finalizar alimentos pré-prontos. São excelentes equipamentos para empresas que contam com uma grande demanda de produtos.
  • gabinetes de transporte: permitem o acondicionamento adequado dos alimentos, mantendo a temperatura de segurança, preservando a qualidade e facilitando a movimentação de um local para o outro.

Conclusões

Esperamos que esse post tenha sido útil para um melhor entendimento sobre os serviços e o mercado de catering para o fim de ano. Agora, você está preparado para montar um cardápio de sucesso para as confraternizações de fim de ano.

Gostou do post? Confira também algumas dicas para elaborar um cardápio de Natal no seu restaurante.

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário