Carnaval: como preparar seu negócio para este evento nacional

Prática • jan. 16, 2023

Considerada a festa mais popular do país, o Carnaval é conhecido internacionalmente e representa o Brasil mundo afora. Além disso, também é responsável por contribuir significativamente para a economia. De acordo com dados do estudo “ Carnaval de dados “, só o estado do Rio de Janeiro movimentou mais de R$ 4 bilhões em 2022. Agora, imagine se somarmos todos outros estados.

A festa se dá em pleno verão. O clima é quente e há grande concentração de pessoas. Para manter toda a energia e agitação durante a festa, que dura dias, haja comida e bebida! Por isso, o Carnaval é uma otima oportunidade para os estabelecimentos do ramo alavancarem as vendas.

Mas para isso, precisam estar preparados para atender um maior numero de pessoas, sem perder as vendas e garantindo a satisfação dos clientes.

Estoque de bebidas

Parece algo corriqueiro, mas durante o Carnaval é sempre um ponto crítico: a falta de bebidas ou a temperatura não ideal delas. Seja água ou água de coco, cerveja ou sucos com as frutas da época, faça um estoque prévio destes itens. Lembre-se de repor sempre ao final do expediente para que tudo esteja bem gelado no dia seguinte.

Já para quem serve chop como restaurantes, hotéis e resorts, o uso do ultracongelador de canecas , ajuda a manter a qualidade da bebida.

O ultracongelador de canecas faz o resfriamento de forma ultrarrápida. Em outras palavras, evita o ganho de temperatura pela troca de temperatura entre o recipiente e o líquido. A percepção dos clientes da bebida é igualmente se servida em canecas, taças e copos, já bem gelados.

Cardápio leve e saudável

Para quem quer “pular” e dançar muito, nada de comida pesada! Por isso pense em um cardápio mais leve, como a famosa “canja de galinha”, caldinho de feijão ou de feijoada ou até de dobradinha. O fundamental é ter tudo pré-pronto. Já deixe em caldeirões, no ponto para servir nos pratinhos ou “cumbucas”. Uma boa ideia é adotar o sistema pronto, também conhecido como Cook and Chill.

Como muitas pessoas estão preocupadas com a saúde e a aparência física, pense também em opções menos calóricas, vegetarianas e veganas.

Cardápio que dá energia

Por outro lado, há quem busque uma alimentação para ter energia, por exemplo na região nordeste, são comuns a macaxeira ou cuscuz com charque, tapioca e queijo coalho e até o mungunzá, da quarta-feira de cinzas, para quem vai voltar para a rotina diária.

Outro ponto é que, muitas pessoas aproveitam a festa também para fazer “turismo gastronômico” e desejam aproveitar as maravilhas gastronômicas regionais. Para quem está na praia, porções diversas de frutos do mar e pratos com peixes, caldinho de sururu, caldeiradas, moquecas entre outros. Prepare já o estoque e a equipe.

Sanduíches e Salgados

Para quem está com pouco tempo e deseja aproveitar ao máximo sem sair da festa, nada melhor do que sanduíches. Eles podem ser opções frias já embaladas ou quentes. As padarias ou mesmo o atendimento externo podem oferecer os mais diversas combinações. Uma sugestão são regionais de recheios e salgados fritos e assados por preços acessíveis.

Uma boa alternativa neste momento é o uso da tecnologia dos Speed Ovens , ou fornos de finalização ultrarrápida. Eles finalizam rapidamente itens até mesmo nas barracas de rua, uma vez que estes equipamentos necessitam apenas de uma tomada.

Grab em Go

O conceito de “pegar e levar” (Grab and Go) consiste em alimentos já prontos acondicionados em vasilhas plásticas. Estes podem ser diferentes tipos de saladas, mix de frutas picadas, sanduíches e outros pratos frios, hermeticamente fechadas, bem identificadas e já com o preço.

Como muitas pessoas ficam na folia quase o tempo todo, esta é uma excelente opção para você agilizar o atendimento e vender muito mais. Estes sistemas com preparos prontos e embalados, evita filas e preparo no local, contribuindo para segurança dos alimentos.

Cook and chill

A técnica de “cook and chill” ou “cozinhar e resfriar” permite o preparo antecipado dos alimentos. Eles são feitos convencionalmente ou em forno combinado e em seguida, congelados em um ultracongelador. Este equipamento permite a preservação da estrutura e sabor dos pratos que podem ser posteriormente finalizados e servidos rapidamente com qualidade e segurança.

Para quem não conhece, vale a pena testar e investir. Trabalhar com os produtos frios e aquecidos conforme demanda, ajuda a eliminar as perdas por superprodução. Da mesma forma, por se ter os itens congelados, você pode facilmente reabastecer o atendimento, evitando perder vendas por falta de produto.

Conclusão

Em suma, o Carnaval é uma excelente época para potencializar suas vendas com o maior influxo de público e divulgar seu produto, empresa e marca. Aproveite esta oportunidade para prepara equipar seu empreendimento e não deixar de vender.

Por fim, conheça o novo FIT Express da Prática , que pode ser instalado facilmente em bancadas de pequenos espaços. Por exemplo, quiosques, “pontos quentes”, hotéis, hospitais,  trailers , cafés, conveniências e lanchonetes.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: