A importância do cuidado na hora da instalação de equipamentos

Powered by Rock Convert

É muito importante verificar todos os requisitos para fazer a instalação correta de equipamentos no ramo alimentício. É preciso entender como a montagem deve ser feita e quando buscar uma equipe de profissionais, para fazer o serviço corretamente, além de realizar o planejamento do local.

Está começando um negócio novo ou modernizando o seu espaço e não sabe muito bem a importância de preparar o local na hora da instalação de equipamentos? Continue a leitura e confira todos os cuidados necessários!

Qual é a importância do planejamento do espaço?

O planejamento da instalação dos equipamentos começa no próprio plano de negócios, quando o empreendimento ainda é uma ideia. Não seguir esse passo pode implicar em custos altos posteriores, em todos os âmbitos, por falta de conhecimento de questões básicas.

Embora pareça algo complexo, na verdade é uma questão de reunir todas as informações e discuti-las com os envolvidos. O desenvolvimento, planejamento e concretização de um projeto, com a instalação final de sucesso dos equipamentos, depende do envolvimento de uma equipe multidisciplinar, que orientará e executará cada passo das tarefas.

Procure o apoio de consultores profissionais da área de alimentação e veja a estrutura do local onde colocará sua produção. A visão crítica da equipe que trabalhará no local também ajuda a evidenciar problemas e necessidades que escapam à gestão. Por isso, tenha também ao seu lado a equipe de padeiros e/ou cozinheiros. 

Os profissionais das empresas fabricantes também devem estar preparados para atender, com todas as orientações quanto à escolha, compra, transporte e instalação dos equipamentos. Dê preferência para empresas que tenham uma rede de técnicos autorizados, filiais, concessionárias e centros de distribuição de peças. Nesse sentido, a Prática se diferencia, oferecendo espaços de relacionamento, que são locais onde se pode ver, testar e avaliar os equipamentos, em diversos pontos do Brasil.

Um fabricante que pode receber seus clientes de portas abertas também é importante, pois mostra transparência, experiência e competência. A Prática oferece um Centros de Tecnologia, tanto para panificação, quanto para gastronomia, em Pouso Alegre (MG), para aqueles que desejam conhecer seus produtos e instalações.

Na hora da logística, busque parceiros que tenham aparato para atender diferentes demandas de cargas e serviços, com eficiência e agilidade. Empresas de confiança valem o custo da operação, já que poupam muitos transtornos na hora de colocar o equipamento na sua área de produção.

Uma dica importante é sempre antecipar possíveis problemas, atrasos, dificuldades e imprevistos, trabalhando sempre à frente do seu cronograma e se prevenindo de todas as formas possíveis.

De que forma é possível fazer um planejamento mais eficaz do espaço produtivo?

Antes de adquirir e instalar equipamentos, é primordial que se tenha alguns cuidados básicos. Veja quais são eles logo abaixo.

Conheça o equipamento

A ficha técnica do equipamento e o manual de instruções devem ser obtidos, lidos e mantidos à disposição de todos. Eles contêm todas as informações necessárias para o preparo do local, seu transporte, instalação e operação, e devem ser seguidos à risca para a segurança de todos.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Conte com o apoio de um engenheiro civil

Antes de tudo, consulte um engenheiro civil. Ele fará o levantamento do local, a planta e as especificações técnicas de sua obra. Ele deve também ter acesso a todas as especificações dos equipamentos, de modo a dimensionar as instalações prediais, isso inclui a rede elétrica, hidráulica, exaustão, isolamento térmico, layout, logística e outros.

Dimensione a rede elétrica de acordo com os equipamentos

O consumo total de energia de todos equipamentos é que ditará o tamanho de sua rede elétrica. Além disso, deve contemplar possíveis adições de novos equipamentos e maior demanda de energia a médio e longo prazo. Sem esse cuidado, muitos problemas e custos extras poderão ocorrer. 

Cuide da parte hidráulica

A água e o esgoto também devem ser dimensionados, de acordo com o perfil do empreendimento, contemplando também as exigências dos equipamentos. A hidráulica deve ser pensada imaginando o crescimento do seu empreendimento, do contrário, essa implicará na necessidade de investimentos futuros.

Dimensione a exaustão

Os equipamentos emissores de calor, vapores e gorduras devem ter sistemas de coleta e exaustão corretamente projetados para eles. Embora seja um custo, isso evita problemas técnicos com os equipamentos após instalados e, acima de tudo, eliminam o calor, a sujidade e o desconforto. No caso de padarias, o calor ambiente pode acelerar a fermentação da massa, atrapalhando muito a produção.

Tenha cuidado com o ambiente

Em panificação, as altas temperaturas ambientes fazem com que a fermentação ocorra na massa antes do desejado, atrapalhando a divisão, modelagem e fermentação dos pães. Por isso, é importante consultar alternativas para isolamento térmico da área produtiva e arrefecimento, sem o uso de ar-condicionado, já que ele resseca a superfície dos pães.

Pense no layout

Consulte se o fabricante dos equipamentos pode fazer uma sugestão da disposição física dos equipamentos. O layout deverá ser aprovado pelo engenheiro responsável, de modo a aproveitar ao máximo a área útil e atender a todos os requisitos do seu processo em particular.

A disposição física dos equipamentos dependerá dos seus produtos, do perfil do seu negócio e do modo de operação. Algumas dicas muito úteis são: separar áreas quentes (fornos e outros emissores de calor) das áreas frias (manipulação e estocagens); depósitos, câmaras resfriadas e congeladas; área pré-pesagem; além de um local separado para a higienização pesada.

Fique atento à logística

O transporte, entrega, armazenagem, movimentação e posicionamento devem ser planejados com antecedência, levando em consideração as exigências dos equipamentos e as limitações do local. Após consultar as fichas técnicas e manuais e conversar com o engenheiro, consulte também o fabricante de modo a evitar muitos transtornos.

Como fazer a instalação de equipamentos de forma correta?

Alguns passos são essenciais no momento de instalar os equipamentos do empreendimento. Veja abaixo os mais essenciais e siga todos corretamente:

  • verifique o cronograma de sua obra — os atrasos em obras são comuns e a instalação acaba tendo de ser cancelada, devido ao fato de o local não estar pronto. Por isso, busque manter as ações em dia, de modo a também não atrasar a instalação dos equipamentos;
  • verifique os requisitos — tenha em mente que todos os requisitos dos esquemas técnicos de instalação dos equipamentos sejam cumpridos, pois, sem eles, o equipamento não pode ser instalado;
  • acompanhe a entrega — veja todos os detalhes do transporte e da entrega. Essas operações costumam ser muito rápidas quando todas as variáveis são previstas;
  • informe seus funcionários — a equipe deve estar totalmente informada dos equipamentos que chegarão, bem como onde e como devem ser colocados. Todos precisam estar a postos para recebê-los;
  • agende os assistentes técnicos com antecedência — os assistentes devem ser agendados com antecedência, pois precisam estar prontos para colocar o equipamento em funcionamento assim que chegar;
  • siga as especificações do fabricante — veja as especificações dos esquemas de instalação à risca, para ter toda a segurança e otimizar o desempenho do equipamento;
  • treine sua equipe — agende treinamentos com seus colaboradores e os técnicos do fabricante, fora do horário da operação, de modo que todos estejam totalmente concentrados em aprender a operar os equipamentos.

Viu só como é importante ter muito cuidado na hora da instalação de equipamentos? As orientações deste artigo são essenciais para que a montagem do seu empreendimento seja um sucesso. Portanto, não negligencie essas etapas e escolha uma empresa de referência no mercado para isso.

A Prática pode ajudá-lo nesse processo. Entre em contato agora mesmo e conheça nossas opções!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário