blog Prática

Proteínas Natalinas: veja 5 dicas para vender em sua padaria

Prática • 22 de dezembro de 2020

Já estamos no fim do ano e, com ele, vem as comemorações do Natal e do Ano Novo. É tempo de agradecer pelas conquistas e celebrar com a família e amigos, mas, principalmente, é tempo de se deliciar com vários sabores, salgados e doces, nas ceias, sobretudo na de Natal.

Sabendo disso, a Padaria, além de oferecer o maravilhoso Panetone e suas variações, também busca sempre oferecer opções práticas para a parte salgada da ceia: as proteínas.

E para fazer isso com excelência, a trouxemos para você 5 dicas para realizar a venda desses itens em sua padaria. Continue lendo e confira!

Dica #1 – Tenha as proteínas natalinas prontas

Normalmente, se a pessoa for preparar a ceia em casa, ela levará horas e horas para assar as carnes, e é necessária uma certa experiência para fazer esse processo gerar um bom resultado. Por isso, a demanda por proteínas natalinas já prontas para finalizar cresce exponencialmente.

É interessante destacar também que o produto tem que estar 100% pronto, pois, em qualquer outro estado, ele vai gerar tempo de espera quando o cliente for finalizar em casa. Por isso, busque sempre oferecê-lo ou pronto e conservado em estufa ou, na opção ideal, pronto e ultracongelado.

Dica #2 – Faça a produção antecipada

Essa segunda opção é a ideal porque você poderá realizar a produção antecipada das proteínas natalinas, na qual o produto será assado, congelado e armazenado para a venda por demanda, assim, não só você melhora seu controle de estoque e reduz desperdícios, como seu cliente tem apenas uma responsabilidade: chegar em casa e aquecer o assado.

Essa produção pode ser realizada com mais de 20 dias de antecedência ou até na própria semana de Natal e, quando solicitado o produto, ele pode ser finalizado e entregue ao cliente ou pode ser vendido ainda congelado, para que o cliente apenas regenere o assado em casa.

Dica #3 – Tenha os equipamentos certos

Para realizar a produção antecipada e garantir a ceia de Natal dos clientes é preciso dos equipamentos certos para oferecer produtos de qualidade, com agilidade. Nesse caso, os equipamentos essenciais são o forno combinado e o ultracongelador .

a) Forno combinado

Esse tipo de forno oferecerá diversas soluções para o objetivo que queremos, tanto em qualidade, quanto em geração de receita e economia de tempo.

Qualidade

O método tradicional de produção de assados é deixar marinando nos temperos durante toda a noite antes do dia do assamento. Isso acontece porque, no momento de assar, a carne perderá líquido, e a marinada irá compensar esse déficit.

No forno combinado , essa etapa já não é necessária. Você irá temperar a carne e a finalização do produto ficará excelente, pois a maioria do líquido dela é mantido. É possível ter um assamento completo por dentro, com acabamento perfeito por fora, ótimo em cor e textura. Deixe a marinada como um tempero simples, para complementar na hora de embalar para o cliente.

Rendimento

Com a umidade e a textura original mantidas, os assados terão mais peso, serão 100% naturais e serão oferecidos praticamente prontos em sua padaria, o que, quando comparado com ter que comprar um produto industrializado, temperar e assar por horas, é o paraíso para os clientes. Isso valorizará seus assados e fará com que eles possam ser vendidos por preços mais competitivos.

Economia de tempo

O processo com o forno combinado também representa vantagem de tempo, comparado ao método convencional. Enquanto normalmente os assados têm que ficar durante um dia todo no forno normal, no combinado essa finalização será realizada em poucas horas. Embora ainda seja necessário o ultracongelador para reduzir esse tempo para os clientes.

b) Ultracongelador

O ultracongelador já é um item indispensável para a produção da padaria em geral, e nas festividades do fim de ano, isso não é diferente.

Nos dias que antecedem a as festas, além de ter que oferecer uma variedade de assados, a demanda ficará maior. Sendo assim, não dará para assar tudo no forno combinado em poucas horas, porque normalmente as peças são grandes, inteiras.

Aí que entra o ultracongelador, com ele, você pode realizar a produção antecipada, assando todos os produtos dias antes do início das vendas e conservando-os.

É importante destacar também que o ultracongelamento é seguro e rápido, além de manter as características de sabor, textura, aroma e aparência dos alimentos.

Dica #4 Pense no cardápio de modo estratégico

Para o cliente, é um transtorno assar a carne durante o dia inteiro, e é nisso que será nosso foco. Também podemos oferecer outros alimentos, acompanhe.

Primeiramente, é preciso pensar em variedade. Em uma c e ia completa , uma família serve quatro ou cinco pratos principais, então é importante pensar em versatilidade. Pode-se oferecer peru, frango, lombo, leitoa, lagarto e até, de repente, os industrializados, porém prontos, em vez de crus.

A combinação normal é algo calórico e algo leve, para complementar, como um suíno e uma ave.

Outro ponto também é o tamanho das peças, é importante evitar peças muito grandes, visto que os consumidores preferem uma variedade maior e porções menores.

Além das carnes, um acompanhamento, como a maionese, o salpicão ou a tradicional farofa. É interessante pensar nessa importante adição ao cardápio.

São opções para se pensar, mas, uma pesquisa na padaria, conseguimos descobrir de forma relativamente simples os sabores e tamanhos que mais serão demandados.

Dica #5 Pense na venda

Bom, com os passos anteriores, já saímos na frente da concorrência. A produção antecipada permitirá a venda por demanda e os produtos chegarão rápido e com qualidade na mesa dos clientes.

a) Limite a oferta

É importante trabalhar com número limitado de itens e, talvez, até divulgar esse limite, para gerar o gatilho de urgência nos clientes. Isto é, aquela sensação de “tenho que comprar logo, senão vou ficar sem”.

b) Ofereça acompanhamentos

É interessante também expandir os horizontes para outras refeições desse período, existe o almoço do dia 24, o jantar do dia 25 e, também, a ceia de ano novo. As proteínas natalinas também podem servir de aperitivo para acompanhar a cerveja na social anterior ou posterior à ceia.

No ano novo é só fazer uma pesquisa para saber se vai mudar o cardápio ou se vai manter as mesmas opções, porque o comportamento é semelhante, é uma ceia com proteínas e acompanhamentos.

Outra ideia que vende são os kits , principalmente para grupos menores, para facilitar a logística. Um “Kit de Ceia” pequeno pode ser simples de se montar e venderá bem. Você pode fatias de diferentes assados, maionese e um panetone menor, por exemplo, e vender para casais ou famílias de 3 ou 4 componentes.

c) Estruture o delivery

Por fim, pense no delivery. Escolha embalagens que sejam simples de levar, que não danifiquem o alimento e, se possível, adicione a sua marca a elas.

Tudo sempre decorado, tanto nas embalagens , quanto na montagem. Com farofa, frutas e, se o produto tiver bastante molho, até um acompanhamento como um pão especial ou umas torradinhas.

A entrega deve ser bem estruturada, por serem peças grandes. Tente incentivar a busca no balcão, para poder realizar as entregas de menos produtos por viagem e garantir a integridade de todos os produtos.

Com isso, o período de festas da sua padaria já será um sucesso total e você fechará ano com chave de ouro!

Que tal começar 2021 bem e com muito conhecimento? É só acompanhar o nosso blog e ficar por dentro das melhores e mais atualizadas soluções do mercado!

Share by: