Um dos maiores desafios que todas as pequenas empresas enfrentam é a aquisição de novos clientes. Existem várias técnicas diferentes para atrair mais pessoas e gerar vendas, porém, muitos empresários ainda não conhecem o poder dos anúncios digitais.
Há alguns anos, somente negócios online investiam em marketing digital, mas essa realidade mudou. Os smartphones conquistaram a atenção das pessoas e, mesmo para lojas físicas, ter uma boa presença na internet é indispensável. Descubra a seguir as melhores dicas para conquistar espaço e aumentar suas vendas!
Anúncios digitais são campanhas em textos, imagens ou vídeos divulgadas em plataformas online — principalmente em redes sociais. Tais campanhas são divididas em duas categorias:
Ambas categorias são importantes para uma boa presença digital. O trabalho com marketing de conteúdo (mídia orgânica) permite que sua empresa não dependa exclusivamente de campanhas pagas. Por outro lado, comprar anúncios também ajuda a acelerar seus resultados.
A publicidade digital é uma maneira eficaz e acessível de promover sua marca. A seguir, outros benefícios.
Muitos empresários adiam a publicidade digital porque acham que é muito caro, mas na verdade é um modo bastante econômico de aumentar a exposição da marca — em comparação com métodos tradicionais.
Na maioria dos casos, você paga apenas quando obtém resultados. Por exemplo, ao inserir um anúncio no Google, o custo é calculado pelo volume de cliques. Isso significa que seu negócio não desperdiça dinheiro com publicidade que ninguém vê ou clica.
Também é possível definir exatamente quanto sua empresa está disposta a investir na campanha. Pelo painel de anúncios, você controla o prazo de exibição, o orçamento diário e muito mais.
Ao colocar um anúncio em uma revista ou outdoor, é extremamente difícil saber quem e quantas pessoas o viram. Com a publicidade digital, quase tudo é medido e registrado. Isso permite acompanhar os resultados em tempo real e fazer otimizações específicas.
Anúncios digitais oferecem diversas opções de segmentação. Por exemplo, sua campanha pode ser direcionada para mulheres acima de 30 anos, com filhos e que estão localizadas em determinada região.
Ao primeiro contato, isso pode parecer assustador, mas lembre-se de que todos esses dados são anônimos — não é possível saber quem de fato é a pessoa. Com isso, podemos tirar o máximo de proveito do orçamento em publicidade, pois as campanhas serão vistas apenas por clientes em potencial.
Também é possível segmentar com base na profissão, interesses, comportamentos online e várias outras características.
Use as seguintes dicas para otimizar seus anúncios ou começar uma nova campanha do zero!
Existem inúmeras plataformas e sites onde seus anúncios podem ser divulgados, mas antes de criar sua primeira campanha, você precisa conhecer seu público-alvo. Comece com as seguintes perguntas:
As respostas vão ajudar a direcionar suas campanhas. As plataformas mais comuns para anúncios são: Facebook/Instagram (para compras por impulso) e Google (para compras por necessidade).
Por exemplo: se sua empresa vende roupas, o Facebook é o canal ideal para provocar um desejo imediato de compra. Já no segmento de remédios, o Google é o melhor caminho, pois os compradores vão pesquisar pelo nome do produto.
Também há outras plataformas importantes para anúncios como YouTube, Twitter e LinkedIn. Lembre-se de que não existe um formato correto para sua campanha, toda empresa precisa realizar diversos testes até encontrar um modelo ideal.
No caso de lojas físicas, as empresas precisam fazer um perfil (gratuito) no Google Meu Negócio para serem encontradas no Google Maps e também em pesquisas na região.
Além dos posts patrocinados, sua empresa precisa produzir conteúdos relevantes para seu público-alvo. Uma regra básica é dedicar 90% do material para informações úteis ou de entretenimento, e apenas 10% para divulgar seus produtos e serviços.
Outro ponto interessante é se atentar ao princípio de Pareto, ele afirma que 80% dos resultados são consequência de 20% dos esforços. Por exemplo:
Ou seja, precisamos descobrir quais são esses conteúdos valiosos (20%) e então dedicar máxima atenção à eles.
Outro ponto desse raciocínio é que no meio digital é interessante ter apenas 20% do seu conteúdo direcionado a anúncios de produto, os outros 80% devem ter informações interessantes ao seu público, como dicas, curiosidades, postagens institucionais etc. As pessoas querem se relacionar com marcas que tenham personalidade, que gerem valor e apresentem um propósito claro. As redes sociais sabem disso e vão punir os perfis que somente querem vender alguma coisa.
Gerar conteúdo relevante melhora a autoridade do seu perfil, atrai clientes em potencial e ainda impulsiona seus trabalhos com anúncios pagos.
A concorrência em todas as plataformas digitais é bastante acirrada. Em especial no Google, onde as empresas “brigam” por uma palavra-chave — ganha o topo quem pagar mais pelo clique.
Sendo assim, para vender mais , você precisa encontrar modos de conquistar a atenção do usuário. Uma alternativa são os gatilhos mentais:
Além de uma mensagem poderosa e chamativa, o design também é um fator importante para destacar seu anúncio. Caso sua empresa não tenha um profissional dedicado para criar esse material, uma opção é usar sistemas que auxiliem no trabalho — como o Canva.
Assim como já mencionamos, não existe uma fórmula para criar anúncios perfeitos. Um dos erros mais comuns é produzir somente um tipo de conteúdo. Cada marca precisa realizar testes para encontrar o melhor tipo em:
Todos esses formatos podem ser utilizados em mídias pagas ou orgânicas.
Encontrar o melhor tipo de conteúdo não significa que o trabalho terminou. Na verdade, os anúncios precisam ser constantemente monitorados e otimizados. Uma boa campanha pode ficar defasada com o tempo e perder seu alcance — isso pode acontecer em algumas semanas ou meses.
Assim como no mundo offline, a única forma de ter sucesso na internet é conquistando a confiança das pessoas. Para isso, sua empresa deve:
Os anúncios digitais são cruciais para qualquer empresa (física ou digital) que queira se manter relevante nos negócios. Não existem atalhos, é preciso investir tempo e dinheiro para impulsionar sua marca na internet. Aplique essas 7 dicas para otimizar seu orçamento de marketing, fidelizar clientes e criar uma marca inspiradora!
Gostou deste artigo? Assine agora nossa newsletter gratuita e receba outras dicas valiosas!
O post Anúncios digitais: veja 7 dicas para fazer e alavancar as vendas apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT