Áreas de alimentação nos supermercados: maximizando as vendas da loja

Prática • abr. 10, 2024

As áreas de alimentação nos supermercados são uma fonte extra de faturamento, agregando valor com serviços. Algumas contam desde pequenos cafés, lanchonetes, fast-foods e até restaurantes completos.


Seja para clientes que precisam se alimentar durante antes ou depois das compras ou público externo que as frequentam com intuito de se alimentar e acabam aproveitando para comprar itens que precisam.


Isto é, em ambos os casos, estas áreas são essencias para manter um bom fluxo e identificar oportunidades, tendências  e ganhos além da simples comercialização dos produtos para suprir as necessidades do lar.


Confira algumas dicas e informações importantes para que você garanta tanto produtos quanto atendimento de qualidade. Confira!


As muitas possibildades das áreas de alimentação nos supermercados


  • Café: um pequeno espaço para um cafezinho simples e um pão de queijo, ou mesmo uma loja bem estruturada do ramo.
  • Lanchonete: foco na venda de salgados fritos e assados, produzidos ou não na própria loja, sanduíches e complementos.
  • Padaria: na maioria das lojas, não há consumo dentro da loja. Aqui, a proposta é um espaço onde o cliente pode consumir os produtos de padaria no local.
  • Fast-food: a loja investe em um conceito próprio de comida rápida, similar aos do mercado, como hamburguerias, sanduíches, etc.
  • Prato feito ou marmita: restaurante simples com opções populares e acessíveis para comer ou levar.
  • Restaurante self-service ou churrascaria: áreas maiores para refeições bem completas, com infraestruturas dedicadas e cardápio mais extenso.
  • Confeitaria: área onde o cliente pode consumir e apreciar bolos, doces e produtos relacionados dentro dos limites da loja.
  • Pizzaria convencional ou fast food: venda e consumo de pizza também dentro dos limites da loja e até entrega (delivery).


Quais os benefícios das áreas de alimentação nos supermercados?


  • Consumidores passam mais tempo no estabelecimento, aumentando as chances de consumo de mais produtos e serviços.
  • Taxa de retorno é maior sobre os itens vendidos: uma lata de refrigerante custa R$ 3,00 na prateleira e é vendida por R$ 6,00 na lanchonete.
  • Aumento do ticket médio: a permanência e maior taxa de retorno aumentam o valor consumido por cada pessoa na loja.
  • Atração de público para a loja: clientes em potencial vêm para a loja atraídos por estas áreas de alimentação.
  • Diferenciação competitiva: colocando-se à frente de concorrentes que não contam com áreas de alimentação nas lojas.
  • Conveniência para os clientes: que desejam fazer compras de alimentos e também comer no mesmo local.
  • Experiência do cliente: proporcionando um ambiente agradável para comer e relaxar durante ou após as compras.
  • Fidelização de clientes: proporcionando-lhes uma experiência de compra conveniente e satisfatória.


Pontos importantes para áreas de alimentação altamente eficientes


  1. Bom dimensionamento das áreas: estas devem ter capacidade produtiva, equipamentos, lugares, colaboradores e caixas suficientes.
  2. Planejamento e controle de fornecimento e/ou produção dos itens para as áreas.
  3. Adoção do atendimento vitrine expositora fria (0°C a 5°C) e finalização ultrarrápida em fornos Speed Ovens, evitando perdas de salgados fritos e assados e sanduíches.
  4. Equipamentos que tragam velocidade do serviço como fornos de finalização ultrarrápida, os chamados Speed Ovens.
  5. Engenharia de cardápio e revisão contínua de portfólio: para substituir itens de pouca venda ou de alto custo e complexidade de execução por novos mais atrativos.
  6. Oferecer ao máximo opções de pagamento, equipamentos e sistemas ágeis e confiáveis.
  7. Estruturar processos: para atendimento rápido do pedido até o caixa e retirada. Do contrário o cliente pode desistir de se alimentar no estabelecimento.
  8. Treinamento da equipe: para que mantenha o foco nas operações e as execute de forma rápida evitando desistência da compra e insatisfação dos clientes.
  9. Identificar dias e horários de pico e alterar escalas de colaboradores para destiná-los às áreas. Isto é válido para imprevistos.
  10. Manter um responsável por área: para controle das atividades e tomadas de decisão rápidas e orientação da equipe com foco no atendimento ao cliente.


Perfil do cliente e precificação


Definir o perfil do cliente é crucial para os negócios. Isso é alcançado por meio da coleta de dados de várias fontes, como pesquisas de mercado e análises de vendas. No ramo dos supermercados, isso já é conhecido antes mesmo da escolha do local da próxima loja. Dentro desses aspectos, o preço pesa bastante.


Mesmo com o aspecto da conveniência, proximidade, facilidade e comodidade, o cliente ainda terá em mente questões de economia. Se o preço de se alimentar nas áreas da loja for superior ao que o perfil do cliente paga em outros locais que frequenta, provavelmente ele preferirá comer em casa ou em outro local.


Estratégias de precificação dinâmica, como descontos sazonais, pacotes promocionais e diferenciação de preço com base na segmentação de mercado, podem ser empregadas para otimizar a receita e atender às necessidades dos clientes.


Outros clientes


Aqui falamos daqueles que frequentam as áreas de alimentação da loja, mas que não necessariamente correspondem ao perfil de cliente de cada loja. Contudo, se este grupo tem um número significativo, vale a pena pensar em ofertas para atender às necessidades específicas.


Dois exemplos: é o caso de uma loja localizada próxima a uma instituição de ensino, onde os alunos aproveitam o intervalo para comer nas dependências da mesma, ou empresas cujos funcionários utilizam o supermercado para se alimentarem.


Conclusão


Além de proporcionar conveniência aos clientes que desejam satisfazer suas necessidades de compra e alimentação em um só local, essas áreas também aumentam o tempo de permanência dos consumidores dentro da loja, o que pode resultar em vendas adicionais de outros produtos.


Ademais, essas áreas proporcionam uma oportunidade para os supermercados se destacarem da concorrência. Pensar tanto no perfil de público que frequenta a loja quanto naqueles que a procuram para se alimentar é uma estratégia eficaz para aumentar o faturamento.


Confira também o conceito de centralização de produção para padarias que as redes vêm utilizando para reduzir custos, garantir o atendimento e a qualidade dos produtos. Clique aqui.

fatia de pizza de queijo derretido
Por Prática 30 abr., 2024
A farinha para pizza necessita de características especiais para melhores resultados de qualidade. Aprenda mais sobre o tema no nosso artigo.
farinha em tigela de madeira com trigo ao fundo sobre mesa escura
Por Prática 29 abr., 2024
Você tem dúvida quanto aos tipos de farinhas? Sabe os cuidados para um maior rendimento e qualidade? Aprenda mais neste artigo.
filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
MAIS POSTS
Share by: