Bake and Chill: qualidade e zero desperdícios na panificação

Prática • abr. 16, 2024

O Bake and Chill é essencialmente a técnica do Cook and Chill adaptada à panificação. Em suma, envolve o pré-assamento de pães e produtos, seguido pelo congelamento rápido utilizando o ultracongelador.


Essa abordagem permite que esses produtos sejam embalados e posteriormente armazenados em geladeiras e freezers comuns, facilitando seu transporte e a finalização conforme a demanda.


Saiba mais sobre essa técnica no artigo de hoje do nosso Blog Prática.


O que é o ultracongelamento?


O ultracongelamento refere-se ao uso de ultracongeladores que operam a -35°C para o resfriamento e congelamento rápido de alimentos. Essa técnica não apenas viabiliza o preparo antecipado, mas também simplifica o atendimento, preservando a qualidade dos produtos e reduzindo as perdas, pois possibilita servir apenas o que é vendido.


O que é o pré-assamento de pães ou Bake and Chill?


O pré-assamento envolve assar os pães entre 60% e 80% do tempo e congelá-los com o auxílio do ultracongelador. Com isso, o processo de cocção é interrompido, permitindo que os pães sejam preparados antecipadamente, armazenados e, posteriormente, finalizados conforme a demanda.


Quais os benefícios do Bake and Chill?


Alguns dos principais são:


  1. Produção antecipada: o portfólio pode ser preparado dias ou semanas antes.
  2. Padronização: tanto na produção quanto no atendimento.
  3. Redução do desperdício: o fornecimento é adequado à demanda.
  4. Preservação da qualidade: o ultracongelador mantém as características do pão.
  5. Menor tempo de atendimento: apenas a finalização é necessária.
  6. Maior variedade: possibilidade de oferecer uma gama mais ampla de produtos.
  7. Novos canais de venda: produtos para finalizar em casa ou para terceiros.
  8. Satisfação dos clientes: pães com características de frescos a todo momento.
  9. Lucratividade: maiores vendas devido à maior qualidade dos produtos.
  10. Equipe mais feliz: reduz a pressão pela produção diária ou de tudo "na hora".
  11. Diferenciação da concorrência: muitos empreendedores ainda não conhecem, não utilizam, têm resistência, não podem ou não desejam investir no momento.


Este processo pode ser aplicado a outros produtos?


Sim! Ele pode ser utilizado na produção de tortas salgadas, salgados assados e alguns tipos de folhados doces ou salgados. Todavia, destaca-se especialmente nos pães de alto valor agregado, como os de fermentação natural e longa, recheados, saborizados, decorados e artesanais.


Por que o ultracongelamento é ideal para os pães?


A baixa temperatura de -35°C do ultracongelador e a rápida remoção do calor pelo sistema permitem preservar a umidade dos produtos de panificação e as características específicas dos processos que se desencadeiam apenas nas últimas fases do assamento, tais como cor, aroma de pão assado e casca crocante.


Essa faixa também evita a formação de macrocristais de gelo internos e superficiais que podem alterar a estrutura da casca e do miolo do produto, ou se liquefazerem na finalização, molhando o pão e prejudicando a textura.


Importante!


Freezers não são indicados para esta operação porque trabalham apenas a -18°C e realizam a troca de temperatura do produto com o ambiente da câmara de forma muito lenta, prejudicando as características finais.


Além disso, eles são equipamentos projetados apenas para a estocagem de produtos já congelados, diferentemente dos ultracongeladores, que são considerados equipamentos de processamento.


Importância da embalagem


A embalagem é crucial na estocagem e transporte dos pães preparados com o Bake and Chill, reduzindo as chances de contaminação física, microbiológica, ou perda de umidade ao armazenar os pães na geladeira ou freezer, bem como evitar a absorção de água proveniente do gelo na câmara e do processo de degelo.


É importante estar ciente dos critérios de identificação exigidos pela vigilância sanitária para assegurar a segurança do produto. Recomenda-se a utilização de diversas máquinas e sistemas de embalagem a vácuo, proporcionando uma contribuição adicional na preservação da qualidade e segurança do produto.


Evitar a compressão excessiva dos pães e produtos, especialmente os mais macios, é uma prática recomendada.


Qual o tempo máximo de armazenagem?


O shelf-life, isto é, a validade do produto, variará conforme sua formulação. Contudo, em média, para pães com alto valor agregado, é de 15 a 30 dias se mantido congelado (-18°C) e 5 dias se resfriado (0°C a 5°C).


É importante lembrar que o pão, uma vez assado e exposto ao ambiente, perde gradativamente umidade e suas características desejáveis de qualidade, como, por exemplo, a casca crocante.


Por isso, a finalização conforme a demanda dos pães preparados com a técnica Bake and Chill é tão interessante para os empreendimentos de panificação.


Com isso, é como se o processo de assamento dos pães fosse "parado no tempo", sendo retomado no exato momento em que o cliente solicita o produto ou no momento ideal da venda.


Como é o atendimento com o sistema Bake and Chill?


  1. Os produtos são feitos normalmente, mas serão assados somente por um tempo determinado e em seguida congelados.
  2. Após isto, eles são embalados.
  3. Seguem depois para freezer ou geladeira convencionais ou distribuídos em veículos com acondicionamento frio ou congelado.
  4. O operador retira antecipadamente (um dia ou horas antes) do freezer e coloca em uma geladeira
  5. Ele pré-aquece o forno em temperatura conforme o tipo e tamanho do pão
  6. Finaliza os pães
  7. Repõe as bandejas e vitrines
  8. Ou finaliza os tipos de pães mais solicitados pelos clientes.


É recomendado que se faça a finalização de produtos a todo momento do expediente para que os clientes possam ver que de fato, os produtos estão saindo quentes do forno. Isto estimula a compra, principalmente pelo aroma e pelo prazer de se comer um produto “quentinho” e com todas as características de fresco.


Um verdadeiro "show" na padaria


O dinamismo na padaria vem sendo uma necessidade cada vez mais valorizada pelos consumidores, principalmente ao adotar o Bake and Chill com a finalização à vista dos clientes na frente da loja, com o auxílio de fornos da Linha Vitrine.


Estes fornos alavancarão as vendas não só pelo visual, mas também pelo aroma no ambiente, despertando o paladar e promovendo produtos de maior valor agregado.


Conclusão


Em resumo, o Bake and Chill é uma inovadora técnica de panificação que combina o pré-assamento controlado e o ultracongelamento. Essa abordagem oferece benefícios como flexibilidade na produção, padronização, redução de desperdício e preservação das características do produto. A embalagem adequada e a atenção aos critérios de identificação garantem a segurança durante o armazenamento e transporte.


A finalização conforme a demanda não só satisfaz os clientes com produtos frescos, mas também diferencia os negócios no mercado e destaca-se como uma solução moderna e eficiente na panificação.


Se você quiser aprender mais sobre os pães pré-assados, clique aqui e veja este artigo sobre ele e como finalizá-los corretamente.

fatia de pizza de queijo derretido
Por Prática 30 abr., 2024
A farinha para pizza necessita de características especiais para melhores resultados de qualidade. Aprenda mais sobre o tema no nosso artigo.
farinha em tigela de madeira com trigo ao fundo sobre mesa escura
Por Prática 29 abr., 2024
Você tem dúvida quanto aos tipos de farinhas? Sabe os cuidados para um maior rendimento e qualidade? Aprenda mais neste artigo.
filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
MAIS POSTS
Share by: