O conceito de foodservice compreende toda a comida preparada fora do lar e engloba desde as grandes redes até o carrinho de cachorro-quente, que também pode se tornar uma marca um dia. Eles estão presentes em todos os lugares onde há pessoas, como instituições, empresas, escolas, hospitais, rodoviárias, metrôs, aeroportos, linhas aéreas e assim por diante.
Se você já é familiarizado com as etapas de produção de negócios de alimentação, sabe que o comum é preparar ou separar os ingredientes adicioná-los à receita. Porém, uma tendência que tem conquistado tanto novos negócios quanto os mais tradicionais é a utilização de produtos já pré-preparados em suas receitas .
Ficou com curiosidade? Então leia o artigo e saiba mais sobre essa solução!
Esses produtos são destinados aos serviços de alimentação por trazerem economia e praticidade para a operação de cozinhas profissionais, sem afetar em qualidade. Quando utilizados, eles ajudam a reduzir ou eliminar atividades com ingredientes, como:
Com isso, há uma redução considerável no tempo de produção dos alimentos, o que agiliza o atendimento e supre a demanda de diversos estabelecimentos, principalmente de lanchonetes, hotéis, fast foods e restaurantes.
Além da agilidade na produção das receitas, essa solução também proporciona:
Na cozinha tradicional, temos diversas etapas até o produto: transporte, recebimento, armazenagem e separação dos insumos, pré-preparo e só então o preparo propriamente dito para depois servir ao cliente.
Para ganhar velocidade em todas essas fases é que entram os produtos pré-prontos no food service, porque eles otimizam o primeiro momento da entrada dos ingredientes na cadeia produtiva.
Se, em conjunto com o uso desses produtos, utilizarmos fornos combinados e outros equipamentos tecnológicos, conseguimos produzir com ainda agilidade e qualidade para suprir até as demandas mais exigentes.
Apesar de ser uma solução relativamente nova, há uma grande variedade de produtos pré-prontos disponíveis no mercado. Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções de carnes, embutidos, legumes, tubérculos (como batata e mandioca), cremes, molhos, grãos, sobremesas e recheios variados, entre muitos outros alimentos.
Porém, se você pensa que não é possível personalizar suas receitas com ingredientes prontos, está enganado, o grande segredo do uso deles é o “tempero e toque da casa”, ou seja, aquilo que seu concorrente dificilmente conseguirá replicar, seja no sabor, no aroma ou na apresentação. Além disso, você sempre terá algo a mais que o concorrente: agilidade no serviço.
Essa solução também é perfeita para pequenos negócios, que precisam de espaço e não podem ter uma cozinha completa para produzir suas receitas.
Nesse caso, a união dos produtos pré-prontos com fornos combinados menores e Speed Ovens vão dispensar o uso de outros equipamentos maiores e menos produtivos, como chapas e até fogões, o que economiza espaço e aumenta a produtividade.
Isso possibilita a operação em diferentes localidades estratégicas, onde antigamente não seria possível. Seja devido ao espaço, como em unidades de fast-food, lanchonetes, cafeterias e até em hotéis de pequeno e médio porte.
Para franquias, uma solução válida é a criação de uma central de produção para produzir alimentos pré-prontos. Nessas, os produtos serão, em maioria, preparados no forno combinado, para depois serem congelados no ultracongelador. Por fim, enviados para as unidades da franquia para serem finalizados sob a demanda dos clientes.
Existem diversas marcas no mercado, porém, para garantir a qualidade de suas receitas, é recomendado optar por marcas que produzam tudo de forma natural. Busque saber sobre a origem dos alimentos trabalhados e como são preparados. Algumas marcas do mercado embalam os produtos à vácuo e os cozinham no vapor para oferecer alimentos mais saudáveis e saborosos.
Outra dica é buscar por marcas que ofereçam mais variedades de produtos, para que você possa diversificar seu cardápio, e que possuam certificados de qualidade.
Como você pôde notar, os alimentos pré-prontos podem facilitar e agilizar a etapa de produção no foodservice. Dessa forma você ganha mais tempo, espaço e rentabilidade para o processo. É uma solução que com certeza vale a pena analisar e implementar em diversos segmentos do food service.
Quer saber mais sobre o mercado de alimentação? Então acompanhe os blogs da Prática e da Vapza e fique por dentro!
O post Foodservice: benefícios dos produtos pré-prontos apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT