Como fazer bolo no forno combinado?

Prática • mai. 31, 2023

Ainda não sabe como fazer bolo no forno combinado ? Vamos te ensinar! Existem vários fatores que devem ser levados em consideração para garantir o sucesso da receita. Desde o pré-aquecimento correto do forno até a escolha das assadeiras e o controle da temperatura, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença no resultado.

Além disso, é importante não esquecer dos cuidados clássicos na preparação da massa, como a qualidade dos ingredientes e a sequência correta de adição. Com as dicas e orientações corretas, é possível obter bolos saborosos e com a textura ideal.

Leia o artigo abaixo porque vamos te passar dicas imperdíveis!

Dicas de como fazer bolo no forno combinado

Uso da gastronorm (gn) de alumínio

É essencial ter uma assadeira de alumínio padrão gn ( gastronorm 530 mm x 325 mm) para obter um acabamento aprimorado no preparo de bolos no forno combinado. Isto ocorre pelas propriedades do alumínio em transmitir melhor o calor quando comparado a outros materiais.

Grelhas 1/1 para apoiar assadeiras comuns

Além disso, pode-se usar uma grelha padrão Gn 1/1 como suporte para uma assadeira de bolo comum. É importante centralizar a forma ou formas na grelha para permitir a circulação adequada do ar e, se necessário, deixar um nível livre para acomodar produtos mais altos. Algumas formas podem até precisar de uma gn de apoio lisa.

Faça o pré-aquecimento

Primeiramente, faça o pré-aquecimento do forno. Na produção de quaisquer alimentos, ele é fundamental, pois garante que, ao entrar, o produto receba a temperatura correta necessária para o seu preparo e que as reações químicas necessárias ocorram nas condições e tempos ideais. Com bolos, essa etapa é especialmente sensível, por isso, não deixe de fazer o pré-aquecimento do forno antes de assá-los.

Unte bem as formas e assadeiras

Existem alternativas acessíveis e eficazes para untar assadeiras, tais como margarina e gordura vegetal hidrogenada, que possuem um ponto de fusão elevado e não deixam resíduos (como coloração amarelada) que possam ocorrer com o uso de óleo e causar sujeira.

Esses produtos ajudam a evitar que os alimentos grudem nas formas e facilmente sejam removidos. Além disso, se preferir, há desmoldantes profissionais em spray que proporcionam um desempenho ainda melhor e maior rendimento do que as opções mencionadas anteriormente. Outra maneira, é utilizar papel manteiga.

Faça uma boa distribuição das formas dentro do forno combinado

Para garantir um bolo assado uniforme, é importante distribuir as formas adequadamente dentro do forno combinado. Como esses fornos usam a circulação de ar quente por meio de uma turbina, é necessário manter um espaço entre as assadeiras para permitir que o ar circule livremente entre elas e asse corretamente, garantindo cor e assado adequados.

Mantenha a distância da fonte de calor

As regiões mais próximas da turbina, das resistências e, no caso dos modelos a gás, dos trocadores de calor, são as mais quentes dentro do forno combinado. Portanto, não é recomendável encostar as assadeiras, nessas regiões. Mantenha uma distância mínima de 5 a 15 cm da grade de proteção da turbina.

Trabalhe com um tipo de produto por vez

Bolos que possuem diferentes composições e gramaturas requerem temperaturas e tempos de cozimento distintos. Como resultado, um dos bolos pode ficar pronto antes do outro, e abrir a porta do forno pode ser prejudicial para a qualidade dos produtos, pois causa uma variação brusca de temperatura que pode afetá-los negativamente.

Não a abra a porta durante o processo

Mantenha a porta fechada enquanto seus bolos assam, pois ao abri-la ocorrerá uma perda natural do calor para o ambiente, além de entrada de ar ambiente, baixará a temperatura interna do forno. Como o forno combinado utiliza uma turbina com sistema de reversão, não há necessidade de abrir a porta para virar a assadeira.

Trabalhe com temperaturas baixas

Em geral, produtos delicados como bolos não devem ser assados em altas temperaturas. Portanto, comece com uma temperatura baixa (entre 140°C e 160°C) e aumente, se necessário, mas observe como o seu produto reage. Como muitos bolos são ricos em açúcar, há o risco de eles escurecerem e queimarem mais do que outros tipos de receitas.

Alguns fornos combinados têm controle de velocidade da turbina, permitindo a redução da velocidade ao preparar bolos, especialmente os mais aerados, feitos com clara em neve e com textura mais fofinha.

Utilize receitas pré-programadas ou programadas

Alguns modelos de fornos combinados possuem funções específicas para panificação e até mesmo receitas pré-programadas, que podem ser úteis para verificar, testar e utilizar diretamente da fábrica.

Por outro lado, se você preferir inserir sua própria receita no painel, com vários passos e especificações personalizadas, isso também é possível. Você pode definir a temperatura de pré-aquecimento, tempo e temperatura de cozimento, e outras opções, dependendo do nível de automação do modelo de forno escolhido.

Cuidados básicos continuam valendo

Os cuidados clássicos que são muitas vezes deixados de lado, ainda são importantes e, sem eles, a receita certamente apresentará desvios de qualidade, independentemente do tipo de forno. Só para ilustrar alguns exemplos:

  • A procedência, características e qualidade da farinha;
  • Validade do fermento químico;
  • Peneirar ingredientes para retirar grumos;
  • Sequência de adição;
  • Método de batimento;
  • Tempo de batimento;
  • Uso de claras em neve ou outros ingredientes emulsificantes.

Uso de pré-misturas

O grande número de ingredientes, o alto custo na compra destes e a complexidade na execução das receitas têm levado muitos empreendedores a utilizar pré-misturas para bolos. Ao contrário do que se pensa, essas pré-misturas resultam em produtos de qualidade e, o que é mais importante, com padronização.

Conclusão

Em resumo, estas dicas de como fazer bolo em forno combinado podem são valiosas para quem deseja obter bolos de alta qualidade, consistência e produtividade. Desde a escolha dos ingredientes até os cuidados na preparação e execução das receitas, cada etapa é fundamental para garantir a padronização e sucesso do produto final.

Por fim, confira também nosso artigo sobre bolos com fermentação natural ! Continue a leitura.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: