Conheça os cuidados com o ultracongelador que você precisa ter

Conheça os cuidados com o ultracongelador que você precisa ter

cuidados com o ultracongelador

Todo equipamento precisa de cuidados, e não seria diferente com o ultracongelador. Ele necessita de cuidados básicos para que tenha uma maior vida útil e sua capacidade máxima de funcionamento e eficiência mantida.  

Os cuidados básicos e primordiais são a instalação correta, o degelo e os cuidados na operação. Quer entender melhor o que precisa ser feito em cada um desses processos? Confira nosso post completo e descubra mais sobre esses cuidados e outras funcionalidades do ultracongelador. 

Saiba mais sobre o ultracongelador

O dimensionamento correto do ultracongelador podem fazer toda diferença no seu negócio. Ter um ultra de tamanho e modelo ideal para o seu empreendimento, volume de entrada e saída de produtos, fará com que estes não percam suas qualidades nutricionais. 

A escolha certa favorece o bom desempenho do seu tipo de negócio e as suas especificidades, reduz a necessidade de manutenções corretivas e garante maior durabilidade e eficácia do produto. 

Após a escolha e compra do equipamento, a instalação correta do ultracongelador deve seguir as especificações técnicas e dos manuais do modelo escolhido. 

Dicas para instalação do ultracongelador

Uma das primeiras dicas é não fazer a instalação do equipamento próximo de fogões ou de qualquer outro equipamento que respingue gorduras ou alimentos e emita calor em excesso. O ideal é obedecer uma distância mínima de 2 metros das fontes, mantendo o ultracongelador longe também de partículas sólidas em suspensão, por exemplo, farinha, no caso da panificação. 

O ultracongelador deve ser instalado em um lugar arejado. Confira outras dicas de instalação:

  • não obstrua a parte traseira do equipamento e nem a parede da carenagem frontal;
  • para um melhor desempenho, o ambiente ideal deve ter temperatura inferior a 40° C, com piso nivelado;
  • o aterramento é obrigatório;
  • a saída de água do equipamento deve ser direcionada diretamente à grelha ou ralo com conexão para a rede de esgoto;
  • não coloque produtos com temperatura acima de 83° C em seu interior;
  • mantenha-o sempre em ambientes protegidos de luz solar, chuva, vento e agressões químicas. 

Por mais que você acredite que a instalação do produto é simples, agende a sua instalação com um assistente técnico autorizado pelo fabricante. É mais seguro para você e para a durabilidade do seu produto.

Melhor forma de usar o ultracongelador 

Os cuidados na operação no ultracongelador também são necessários, pois o mau uso gera manutenção e prejuízo para o seu negócio. 

O ultracongelador foi criado para o resfriamento e congelamento, por isso, não deve ser utilizado para outros fins.

O congelamento e o resfriamento são métodos que têm como objetivo o aumento da vida útil dos alimentos, evitando as alterações microbianas, químicas e físicas. Para manter obter o melhor resultado, é importante fazer o pré-resfriamento do equipamento antes de iniciar a operação.

Dicas para o uso correto

Segue mais algumas dicas para o uso correto do equipamento:

  • respeite a capacidade máxima total, conforme seu modelo;
  • divida o valor total dos produtos em quilos dentro do ultracongelador, para que o nível de peso seja igual entre todas as bandejas;
  • atenção para o tamanho das bandejas: as com altura maior que 6,5 centímetros não devem ser utilizadas;
  • as bandejas não devem ser cobertas por materiais isolantes, como tampas, pois esses materiais dificultam a troca térmica com os produtos, resultando em um maior tempo de resfriamento ou congelamento;
  • para o congelamento de produtos densos e que necessitam de um tempo maior de resfriamento, aconselha-se a redução da carga e a utilização de bandejas de menor espessura;
  • evite a abertura desnecessária das portas durante a operação e, sempre que possível, concentre a carga centralizada no interior da câmara, para permitir a circulação de ar adequada;
  • não opere o painel de controle com objetos de qualquer natureza, seja com facas, garfos, espátulas, colheres e outros acessórios de fácil acesso na cozinha;
  • também não bata a porta para que não danifique as borrachas do equipamento e tenha cuidado com as sondas espeto porque são componentes muito delicados. Não as force ou bata;
  • quando não estiver usando o equipamento, mantenha limpo e sanitizado. Deixe-o com a porta aberta, fora da tomada e o disjuntor desligado.

A importância do degelo do seu ultracongelador

O degelo em ultracongeladores, assim como em geladeiras, serve para remover o acúmulo de gelo que reduz o espaço de armazenamento e prejudica o funcionamento do equipamento. No ultracongelador é aconselhável fazer o processo a cada 4 horas ou conforme regime de produção perfil de produto ou recomendação do seu manual de instrução. 

Vale ressaltar que esse processo de degelo é necessário para que haja um melhor desempenho do seu equipamento, sempre após a finalização de processos de resfriamento ou congelamento extensos para retirar o gelo presente no evaporador e melhorar a circulação de ar. 

Caso tenha manipulado produtos com um teor de água e umidade mais elevados, a necessidade de descongelamento será maior. 

Saiba o que deve evitar na limpeza do seu equipamento 

Primeiramente é preciso evitar o uso de esponjas de aço comum, isso porque, elas riscam e podem deixar partículas prejudiciais ao inox. Além disso, não raspe a superfície com lâminas ou espátulas. 

Algumas recomendações são importantes como:

  • não use produtos abrasivos ou agressivos, que são impróprios para a limpeza e que possam desgastar e até mesmo riscar, danificar ou manchar o equipamento; 
  • para uma higienização correta e bem feita, é necessário apenas a utilização de água, detergente neutro, sem aromas ou cor e uma esponja (ou tecido macio), fazendo movimentos no sentido do escovado do inox;
  • não use nunca detergentes com aromas e cores, pois eles podem causar contaminação nos alimentos;
  • faça a completa remoção dos resíduos dos produtos;
  • utilize álcool 70% para a desinfecção;
  • não esqueça de secar. A secagem é um dos passos mais relevantes para evitar o surgimento de manchas na superfície do equipamento;
  • para a remoção de marcas de dedo, use um pano macio ou toalha de papel umedecida em álcool isopropílico. 
  • não use ácidos e produtos químicos ou removedores. 

Agora que já sabe tudo sobre os cuidados com o ultracongelador, basta usá-lo em seu estabelecimento e terá uma conservação ideal dos alimentos e mais durabilidade para seu equipamento.

Quer garantir um equipamento seguro e com tecnologia? Acesse o site da Prática e confira nossos modelos de ultracongeladores.

Deixe um comentário