blog Prática

Feijoada: como fazer no forno combinado

Prática • 29 de maio de 2024
Uma mesa coberta com tigelas de comida, incluindo feijão, arroz e laranjas.

Com feijão preto cozido e uma variedade de carnes de porco, como costela, lombo, orelha, pé, rabo, linguiça, bacon, carne seca, paio e outras carnes defumadas, ela é um prato icônico da culinária brasileira.


Esses ingredientes se misturam durante o cozimento, criando uma harmonia de sabores que é ao mesmo tempo reconfortante e deliciosa. Servida com arroz branco, farofa, couve refogada, laranja fatiada e vinagrete, que complementam o sabor.


Além de ser uma refeição saborosa, a feijoada é frequentemente associada a encontros familiares, festas e celebrações, onde as pessoas se reúnem ao redor da mesa. E hoje vamos aprender como prepará-la utilizando o forno combinado! Confira!


Cuidados com os ingredientes


Em primeiro lugar, vamos falar um sobre os ingredientes.


Deixar o feijão de molho

Deixe o feijão de molho por algumas horas antes de cozinhar. Isso ajuda a reduzir o tempo de cozimento.


Partes do Porco

Estas devem ser de boa procedência e estarem muito bem limpas, cortadas de forma uniforme de modo a serem bem distribuídas no prato.


Ingredientes salgados

Faça a dessalga, deixando estes itens imersos em água por no mínimo 12 horas em refrigeração.


Limpeza das carnes

Antes de utilizar as carnes na feijoada, é importante limpá-las, retirando possíveis excessos de gordura, peles e impurezas.


Secos e defumados

Devem também ser de boa procedência, terem sido conservados corretamente e cortados de maneira uniforme.


Cortes frescos

Devem ser temperados e assados e/ou cozidos no forno combinado para que estejam no ponto correto ao entrarem na composição final.


Atenção ao sal

Cuidado ao adicionar sal, pois algumas das carnes utilizadas na feijoada já são naturalmente salgadas. É melhor adicionar sal aos poucos e ajustar conforme necessário.


Temperos na medida certa

Utilize temperos como cebola, alho, louro e pimenta-do-reino para dar sabor, mas não exagere, pois eles podem dominar o sabor do prato.


Método cocção lenta


  1. Vamos utilizar a função combinado a 85°C para fazer a cocção lenta.
  2. Pré aqueça o forno na função combinado a 85°C com vapor a 100%
  3. Utilize gastronorms de 100 mm de profundidade
  4. Coloque para cozinhar junto com o feijão a carne de porco (como costela, lombo, orelha, pé, rabo, linguiça), bacon, linguiça calabresa, carne seca, paio e água no máximo 2 cm abaixo da borda da gn, distribuindo quantidades iguais de ingredientes.
  5. Anteriormente, prepare uma refoga com todos os temperos que desejar e coloque quantidades iguais por gn.
  6. Leve ao forno por aproximadamente 3 horas.


Método de cocção com ingredientes separados


  1. Faça primeiro a cocção das partes do porco mais rijas como pé, orelha, beiço, rabo e carne seca cortada na função vapor a 98°C em uma gn perfurada. Cozinhe as peças até que fiquem moles e reserve.
  2. Asse agora na função ar quente 180°C a costela, lombo, linguiça calabresa, paio e bacon em gns lisas de 30mm até ficarem douradas.
  3. Faça a cocão do feijão em gns de 65mm ou 100mm dependendo da quantia a ser preparada, com feijão coberto com água até que fique cozido inteiro.
  4. Em outras gns de 65mm ou 100mm dependendo da quantia a ser preparada, coloque partes iguais dos ingredientes reservados e adicione mais água no máximo 2 cm abaixo da borda da gn para não transbordar.
  5. Leve-as ao forno combinado na função vapor (98°C) até que os ingredientes fiquem bem incorporados e mexa de vez em quando para fazer o caldo.)


Observação: Se desejar um maior volume de caldo, distribua partes iguais dos ingredientes em gastronorms, acrescente mais água e leve à fervura nas bocas dos fogões.

 

Os acompanhamentos básicos


A vantagem é que todos os ingredientes já estarão cozidos e você fará apenas a montagem e a finalização do caldo para que fique na apresentação que as pessoas estão acostumadas.


  • Arroz branco: O arroz é um acompanhamento clássico.
  • Farofa: A farofa é feita de farinha de mandioca torrada e temperada, podendo conter ingredientes como bacon, linguiça, cebola, alho, ovos, entre outros. Ela adiciona uma textura crocante e um sabor rico à refeição.
  • Couve refogada: A couve refogada é uma excelente opção de acompanhamento verde. Ela é normalmente refogada com alho e azeite, adicionando frescor e leveza ao prato.
  • Laranja fatiada: As fatias de laranja são servidas como um contraponto refrescante. Seu sabor cítrico ajuda a equilibrar a gordura do prato.
  • Vinagrete: feito com tomate, cebola, coentro, vinagre e azeite é uma opção popular para acompanhar a feijoada.


Conclusão


A feijoada, apreciada em todo o país e até mesmo em outros lugares do mundo, onde restaurantes brasileiros frequentemente a incluem em seus cardápios.


É um símbolo nacional que transcende as barreiras de classes sociais e cria um senso de pertencimento, facilitando vínculos interpessoais.


Ela também faz sucesso na marmita! Clique aqui e confira nosso artigo sobre este tipo de produto e serviço.

Share by: