Com feijão preto cozido e uma variedade de carnes de porco, como costela, lombo, orelha, pé, rabo, linguiça, bacon, carne seca, paio e outras carnes defumadas, ela é um prato icônico da culinária brasileira.
Esses ingredientes se misturam durante o cozimento, criando uma harmonia de sabores que é ao mesmo tempo reconfortante e deliciosa. Servida com arroz branco, farofa, couve refogada, laranja fatiada e vinagrete, que complementam o sabor.
Além de ser uma refeição saborosa, a feijoada é frequentemente associada a encontros familiares, festas e celebrações, onde as pessoas se reúnem ao redor da mesa. E hoje vamos aprender como prepará-la utilizando o forno combinado! Confira!
Em primeiro lugar, vamos falar um sobre os ingredientes.
Deixe o feijão de molho por algumas horas antes de cozinhar. Isso ajuda a reduzir o tempo de cozimento.
Estas devem ser de boa procedência e estarem muito bem limpas, cortadas de forma uniforme de modo a serem bem distribuídas no prato.
Faça a dessalga, deixando estes itens imersos em água por no mínimo 12 horas em refrigeração.
Antes de utilizar as carnes na feijoada, é importante limpá-las, retirando possíveis excessos de gordura, peles e impurezas.
Devem também ser de boa procedência, terem sido conservados corretamente e cortados de maneira uniforme.
Devem ser temperados e assados e/ou cozidos no forno combinado para que estejam no ponto correto ao entrarem na composição final.
Cuidado ao adicionar sal, pois algumas das carnes utilizadas na feijoada já são naturalmente salgadas. É melhor adicionar sal aos poucos e ajustar conforme necessário.
Utilize temperos como cebola, alho, louro e pimenta-do-reino para dar sabor, mas não exagere, pois eles podem dominar o sabor do prato.
Observação: Se desejar um maior volume de caldo, distribua partes iguais dos ingredientes em gastronorms, acrescente mais água e leve à fervura nas bocas dos fogões.
A vantagem é que todos os ingredientes já estarão cozidos e você fará apenas a montagem e a finalização do caldo para que fique na apresentação que as pessoas estão acostumadas.
A feijoada, apreciada em todo o país e até mesmo em outros lugares do mundo, onde restaurantes brasileiros frequentemente a incluem em seus cardápios.
É um símbolo nacional que transcende as barreiras de classes sociais e cria um senso de pertencimento, facilitando vínculos interpessoais.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT