Glúten: o que é e qual sua importância na panificação

Prática • nov. 07, 2022

O glúten é uma proteína formada por outros dois componentes, a gliadina e a glutenina , presentes nos grãos do trigo, que conferem extensibilidade, elasticidade e resiliência à massa, propriedades essenciais na produção de pães.

Embora segundo estimativa da OMS – Organização Mundial da Saúde, 1% da população mundial seja celíaca, o glúten está presente na maioria dos pães, sendo uma das principais fontes de carboidratos e energia da humanidade, desde as primeiras civilizações (aproximadamente 6.000 anos).

Por esta razão, na postagem a seguir abordaremos sobre o assunto.

Propriedades do glúten

Estas mudam de acordo com a variedade do trigo , condições de cultivo, procedência, safra e métodos de moagem da farinha e sua combinação com outros grãos com características diferentes, que complementam possíveis deficiências, ou para atender necessidades específicas.

Vejamos algumas das principais:

  • Extensibilidade: faz com que a massa possa ser estendida até um determinado ponto;
  • Elasticidade: nível em que a massa pode retornar a sua forma anterior;
  • Resiliência: até que ponto ela pode suportar ser extendida sem se romper;
  • Capacidade de absorção de água: juntamente com demais componentes da farinha (amidos, fibras etc.), é uma característica de suma importância para panificação porque impacta no rendimento (Kg de produto versus Kg de farinha)

Tipos de farinha

Com base nas características das farinhas , podemos entendê-las de uma forma básica, como:

  • Forte: com alto teor de glúten e utilizada na produção de macarrão mas também de alguns pães;
  • Média: com teor médio de glúten e amplamente utilizada na panificação;
  • Fraca: tem baixo teor de glúten e utilizada da produção de bolos, bolachas e biscoitos. É a mais comum nos supermercados para uso doméstico.

Por que o glúten é tão importante na panificação?

  1. Retém os gases da fermentação: sem ele, o pão não cresceria, ficando “murcho” e achatado.
  2. Permite a divisão e modelagem: ele é que possibilita fazer os diferentes formatos de pães.
  3. Suporta a fermentação longa: sua resistência permite longas horas de fermentação (acima de 6 horas), especialmente para as massas com levain ou com baixa quantidade de fermento.
  4. Favorece a formação de grandes alvéolos : critério de qualidade, especialmente dos pães de fermentação natural e longa ou baixo teor de fermento.
  5. Dá casca crocante: com umidificação (vapor) atende este tópico desejável de qualidade, muito apreciada pelo consumidor final em produtos específicos.
  6. Boa “pestana”: casca protuberante e proeminente que se forma ao assar o produto e que em farinhas com bom teor de glúten, é pronunciada.
  7. Estabilidade do miolo: através de processos corretos, o pão resultante pode ser cortado e fatiado, mantendo suas estruturas internas e externas, sem se “esfarelar”.
  8. Durabilidade do produto: quando processado e armazenado em condições ideais e dentro do limite de sua validade, preserva sua estrutura.

“Ponto-de-Véu”

Trata-se do ponto ideal em que a cadeia de glúten está bem formada e a massa pode ser estendida, sem se romper, até uma “película” fina. Dessa forma, os gases resultantes da fermentação ficam retidos no pão, fazendo com que se desenvolva. Além disso, permite a divisão, modelagem, descansos da massa conforme receita, sem prejudicar a qualidade do produto final.

Massa em “ponto de véu” preparada com amassadeiras Prática. Fonte: Prática

O que prejudica o glúten e a formação do “ponto de véu”?

  1. Má armazenagem da farinha: empilhamento excessivo dos sacos, ambientes quentes, secos ou úmidos demais, fazem com que a farinha perca suas características desejáveis.
  2. Água em temperatura ambiente : dificulta a formação da rede de glúten, deixando massa pegajosa e induzindo fermentação precipitada.
  3. Amassadeiras inadequadas: a conformação do eixo com o tacho, pode dificultar o desenvolvimento do glúten, elevar a temperatura da massa, fazendo com que fermente antes do tempo desejado, além das baixas homogeneização e absorção de umidade (hidratação).
  4. Exceder o tempo de batimento: o atrito da massa com o eixo e o tacho elevam a temperatura da massa, por isso fique atento e conte com equipamentos que automatizem e padronizem essa fase.
  5. Descansos despadronizados: quando feitos além do tempo máximo conforme características do trigo, ambiente e receita, fazem com que a massa fermente e torne-se pegajosa, dificultando a divisão e modelagem.
  6. Cilindragem em demasia: faz com que haja um “rompimento” da cadeia de glúten, prejudicando e desbalanceando as massas. Além disso a farinha extra utilizada neste processo, prejudica a padronização do produto e implica em gasto extra não contabilizado.
  7. Manipulação desnecessária: divisões, boleamento, descansos, modelagens quando feitas sem critério, podem comprometer a estrutura do glúten e das massas e a estabilidade da fermentação.
  8. Fermentação em temperatura ambiente: os pães quando sujeitos a condições ambientais sem controle, sofrem com fermentação acelerada ou longa demais, além de perderem sua umidade (peso e qualidade).

Como favorecer uma boa formação da rede de glúten?

  1. Armazene a farinha adequadamente: consulte o fornecedor e levante todas as condições necessárias para um bom armazenamento.
  2. Utilize água gelada e gelo em flocos: considere o investimento em resfriadores de água e se possível, o uso de gelo em flocos no preparo.
  3. Amassadeiras: os modelos espirais são uma ótima opção pois podem promover até 2% a mais de hidratação e diminuem o coeficiente de atrito.
  4. Padronize o tempo de batimento: utilize amassadeiras com controle digital de tempo na primeira e segunda velocidade.
  5. Faça descansos conforme características do trigo, ambiente e receita: processe a massa nos tempos ideais e não a deixe exposta sobre a mesa.
  6. Cilindro na medida certa: permite “alinhar” a rede de glúten, deixando a massa lisa, favorecendo a divisão e modelagem e um miolo ou “biga” mais fechado e uniforme.
  7. Uso de divisoras , modeladoras ou grupos automáticos : além de fazerem estas operações de forma rápida, também padronizam seus produtos.
  8. Invista em câmaras de controle de fermentação : fornecem temperatura e umidade conforme sua necessidade e ainda automatizam e humanizam sua produção.

Importância da hidratação da farinha

Não só a água no glúten garante um bom ponto de massa, mas sua capacidade de absorção pela farinha como um todo, impactando diretamente no rendimento e qualidade dos produtos assim como na rentabilidade e lucratividade do empreendimento.

Por tratar-se do insumo de maior consumo e de custo direto na panificação, é preciso garantir que seu aproveitamento seja máximo, sem desperdícios, buscando conhecimentos, técnicas, processos, tecnologias e equipamentos que favoreçam atingir este patamar.

Mesmo o uso de farinhas importadas de altíssima qualidade, os cuidados desde a sua compra, transporte, armazenagem, hidratação e batimento na amassadeira assim como divisão modelagem e fermentação, é o que garante o máximo de seu desempenho e aproveitamento.

Conclusão

Em suma, o glúten é um “grande aliado” da panificação, desde o início do processo até o consumidor final. Entender sobre seus princípios como ele impacta na produção, é um requisito para todos os profissionais da área.

Da mesma forma, a busca por desenvolvimento continuado, pesquisa, leitura e estudo, é o que permite compreender melhor os produtos e processos. Por fim, veja nosso conteúdo especial: “Amassadeira: como escolher a ideal para sua produção?”

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: