blog Prática

Supermercado: invista na produção própria e aumente seus lucros

Prática • 6 de dezembro de 2021

O supermercado faz parte da rotina diária das pessoas, por conta da variedade de itens para múltiplas necessidades, dos preços, da proximidade e da conveniência. Ele é sem dúvida um negócio essencial e que não para de crescer.

Dados levantados pela  Geofusion  apontam que o ritmo de abertura de novas unidades registrou alta de 43,9% no primeiro semestre de 2021 e, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) , divulgados em maio, somente um dos grandes grupos em operação no país, faturou 74.4 bilhões.

Contudo, aberturas de novos pontos também implica em concorrência dentro do próprio setor e estratégias comuns como preços, promoções, fornecedores, novos setores de conveniência e serviços também são praticados por outras redes.

Por esses motivos, a produção de itens próprios se torna uma vantagem competitiva e estratégica para o negócio.

E é com isso que vamos ajudar você hoje. Continue lendo e confira!

Por que investir na produção na produção própria de supermercado?

Os supermercados já contam com espaços bem projetados, assim como bom número de colaboradores. Além disso, possuem fácil acesso à matéria prima, uma boa gestão de compras, grandes estoques e controle avançado de vendas, que permite entender o que os clientes desejam, compram, quando compram e, claro, o fluxo desses é alto e o potencial de vendas considerável.

Essa infraestrutura já facilita a implementação ou intensificação da fabricação própria, atividade que contribui com outras vantagens, como veremos abaixo:

  1. Mais vendas: o cliente compra os produtos de fabricação local porque já está ali realizando suas compras por ser conveniência e conforto.
  2. Maior margem de lucro : agrega-se valor aos produtos, que são vistos como produção artesanal, de mais qualidade.
  3. Apelo sensorial: o visual e, principalmente, o aroma agradável dos preparos no local despertam o interesse e o apetite, estimulando a compra.
  4. Diferencial em produtos comuns: por exemplo, investindo em ingredientes, padronização de receita, processos, apresentação e controle rigoroso de qualidade, pode-se conseguir vantagem até mesmo com o pão francês.
  5. Exclusividade: dependendo de como são feitos, podem se tornar únicos.

Como implementar a produção própria de supermercado?

Tecnologia de Equipamentos

Embora muitas lojas já estejam equipadas, há outras opções com tecnologia embargada que impulsionam produtividade, velocidade e produção a custos reduzidos, facilitando os processos. Entre eles destacamos:

  1. Grupos automáticos: centralizam as funções de divisão e modelagem de pães em um único equipamento e produzem muito, em menos tempo e com padronização, podendo ser utilizados até mesmo por lojas menores.
  2. Ultracongeladores: para a produção antecipada e congelamento seja de produtos curs, pré-prontos ou prontos e estocagem para uso posterior sem comprometimento da qualidade, eliminando perdas e permitindo atendimento ininterrupto.
  3. Fornos turbos e rotativos: dão vazão na hora de assar a linha de panificação e confeitaria, favorecendo o atendimento. São compactos e verticais, comportando número superior de assadeiras sobrepostas e contam ainda com programação de receitas, o que garante a padronização dos resultados.
  4. Fornos lastro: com câmaras independentes e programação de receitas, eles permitem o preparo de uma gama extensa de itens de panificação e confeitaria.
  5. Fornos combinados: atuam fortemente na produção de pratos da rotisserie , nos acompanhamentos ou na venda de assados, como o clássico frango de supermercado. O forno combinado é capaz de assar, fritar, grelhar, cozinhar, gratinar e muito mais, tudo qualidade e com a possibilidade de também gravar receitas.
  6. Rotisserie Gourmet: permite visualização perfeita em 360° de assados e outros itens, além de manter também a temperatura dos alimentos.

Tecnologia de Ingredientes

A tecnologia não se restringe somente aos equipamentos, ela também se aplica aos ingredientes. Esses podem melhorar a relação custo-benefício, com mais rendimento e padrão de qualidade. O mercado disponibiliza marcas com linhas para todo tipo, tamanho e perfil de empreendimento.

Os processos também evoluem e trazem mais produtividade, rentabilidade e agilidade para a produção, como é o caso da produção antecipada e do uso de ingredientes pré-prontos.

Investimento em equipes

São quatro colunas a serem consideradas: equipamentos, ingredientes, processos e pessoas, sendo que essas últimas, são absolutamente necessárias para sustentar uma produção própria eficiente.

Os treinamentos, qualificações e formações de profissionais dentro do próprio empreendimento são uma alternativa, outra é o fornecimento de cursos em instituições especializadas. Os colaboradores, por sua vez, podem treinar seus colegas, tornando-se multiplicadores de conhecimento.

Outra sugestão é o trabalho de profissionais terceiros em contratos temporários, seja de gastronomia, panificação ou confeitaria, isso faz toda a diferença, porque esses podem trazer à empresa formas de trabalho e gestão atualizadas.

Frente de loja

Alguns layouts de padarias e rotisserie s de supermercados já dispõem vidros que permitem a visualização da produção pelo consumidor, contudo isso não é suficiente, o fornecimento precisa ser contínuo e as vitrines precisam estar sempre bem abastecidas.

Assando produtos na frente de loja

Uma ideia é a aplicação de fornos vitrine atrás do balcão, para assar produtos de panificação e confeitaria às vistas dos clientes. Assim, os clientes serão atraídos pelo visual e aroma dos produtos e serão estimulados a comprar. Isso só é possível porque esses fornos são compactos e possuem porta de vidro e iluminação interna, que permitem a total visualização do alimento.

Essa abordagem ainda facilita o atendimento em horários com menor fluxo, uma vez que os fornos possuem câmaras independentes e podem ser empilhados, o que permite a preparação de itens diferentes ao mesmo tempo.

Outro ponto importante é que, com cargas contínuas (mesmo que reduzidas) durante todo o expediente, tem menos chances de faltar produtos para o cliente ou de sobrar produtos no fim do dia. Além disso, nessa prática os produtos estão quase sempre frescos.

Concluindo

Viu como a produção própria tem inúmeras vantagens? Para as lojas que já fabricam seus próprios produtos, a melhoria contínua pelo acompanhamento constante dos procedimentos, produtividade e qualidade precisa estar enraizada na cultura de toda a equipe.

Outro tipo de investimento que vem se tornando comum nos supermercados é a centralização de produção , na qual uma loja ou mesmo uma unidade especial dedicada fabrica todos os produtos e distribui para as demais. Continue a leitura.

Share by: