Lean store: entenda o que é e como funciona!

Lean store: entenda o que é e como funciona!

lean store

Já se viu em uma situação na qual tudo o que você desejava era um lugar tranquilo e confortável para tomar um café, responder alguns e-mails, lanchar e passar um tempo esperando seu próximo compromisso?

Se você é o tipo de consumidor que gosta de serviços que garantem conforto, qualidade e uma ótima experiência, provavelmente já notou que faltam espaços assim no Brasil.

Claro, existem bons cafés, padarias e lanchonetes, nos quais é possível apenas comprar um lanche e saciar a fome, mas nem sempre esses lugares garantem comodidade, qualidade e um excelente atendimento, certo?

Neste artigo, vamos apresentar o conceito de lean store, um nicho pouquíssimo explorado no país, apesar dos clientes que vêm apresentando mudanças de consumo fora do lar. Quer saber mais sobre o potencial desse negócio? Acompanhe!

O que é lean store?

Com um público cada vez mais exigente e o mercado sempre competitivo, é preciso encontrar novos caminhos . Atualmente, até mesmo marcas tradicionais estão se reinventando e adaptando seus projetos arquitetônicos e decorativos para inovar e atrair consumidores.

As lean stores são lojas minimalistas que atendem um segmento específico: ofertam uma menor variedade de produtos — quando não só um único tipo —, mas garantem a qualidade do alimento e do serviço como um todo.

Focadas principalmente na experiência do cliente, as lean stores existem com o propósito de oferecer conforto, comodidade, conectividade, acessibilidade e, é claro, um produto de altíssima qualidade.

Conforto

Um dos principais pilares desse conceito é o conforto. Já que o objetivo é oferecer uma vivência diferenciada ao cliente, as lean stores precisam ter espaço interno para circulação, além de uma preocupação redobrada com a aparência e higiene das instalações.

Os assentos e mesas devem ser convidativos e aconchegantes. Imagine que você procura um lugar para passar algumas horas relaxando com alguém, ou até mesmo sozinho, trabalhando. Não é mais provável que fique em um local arejado, agradável, convidativo e confortável? Se encontrasse um lugar como esse, provavelmente não enxergaria um diferencial e voltaria outras vezes?

Esse é o objetivo desse empreendimento: fazer com que o cliente se sinta à vontade.

Comodidade

A comodidade também é um ponto importante. Para fidelizar o cliente, é importante oferecer serviços como:

  • estacionamento, preferencialmente com vagas para idosos e deficientes;
  • pequenas degustações e brindes;
  • tomadas para carregamento de celulares e computadores próximas às mesas;
  • segurança.

Esses são itens que mostram cuidado e representam um diferencial quando comparados aos benefícios oferecidos por outros negócios.

Acessibilidade

Não adianta oferecer um serviço incrível se as pessoas não conseguem chegar até você, certo? É importante pensar na localização, avaliar se o acesso até seu empreendimento é fácil, pensar em maneiras de sinalizar bons pontos de referência, além de formas de divulgar e estabelecer a comunicação visual.

Para ter sucesso nesse quesito, aposte em:

  • fachada visível e agradável;
  • portas amplas e automáticas, se possível;
  • rampas e acessos adequados para públicos com dificuldade de locomoção;
  • layout clean e coerente com a proposta.

Conectividade

Por fim, uma das principais características de uma lean store é a conectividade. O wi-fi gratuito e de alta velocidade é um grande atrativo e complementa o conceito desse tipo de negócio. Além disso, é importante estabelecer uma identidade e presença online, investindo em um bom website e na comercialização por meio de aplicativos de delivery.

Por que as lean stores são lojas minimalistas?

Além dos pilares citados acima, o conceito minimalista é intrínseco à ideia de lean store. Se você está se perguntando por que, nós respondemos! O objetivo é justamente oferecer uma alternativa à apresentação de lojas convencionais.

É claro que uma padaria atende às necessidades cotidianas de um consumidor, mas o objetivo da lean store é oferecer um local dentro do ambiente urbano no qual o consumidor poderá se alimentar de forma tranquila e prazerosa.

Além disso, outro objetivo é remover toda a informação extra e focar no produto que você está oferecendo. Isso faz, inclusive, com que o cliente entre em um estado de relaxamento maior, já que ambientes clean, com poucas informações visuais, são menos estimulantes.

Como aplicar o conceito de Lean Store no Brasil?

Algumas empresas do terceiro setor já adotaram o conceito nos serviços em que oferecem, mas esses estabelecimentos ainda são raros. É preciso entender que, atualmente, o consumidor tem ao seu dispôr uma enorme gama de produtos e serviços, mas a maioria deixa a desejar quando o assunto é conforto. Esse é o grande diferencial da lean store: a experiência do cliente e seu bem-estar.

Vamos a um exemplo

Pense em um produto como o pão de queijo que, além de popular, pode ser apresentado de diversas formas (com maior teor de queijo, diferentes recheios, porções de tamanhos variados etc.). Um empreendimento voltado para esse nicho tem maior capacidade de desenvolver receitas deliciosas e únicas, certo? Nesse ponto, já temos um diferencial.

Uma loja que ofereça apenas o pão de queijo recheado, sua expertise, em um ambiente confortável, aconchegante, com espaço para reuniões, sofás, wi-fi e todas as características já ressaltadas, se posicionará como um empreendimento altamente diferenciado e atrativo.

Assim, fica claro que existe um público à espera de novas propostas, basta a ousadia de arriscar e se lançar no mercado.

Quais as vantagens da Lean Store?

Agora que você entendeu em que se baseiam as lean stores, está na hora de saber as vantagens desse investimento. Em primeiro lugar, o custo operacional delas é muito menor.

Em um grande empreendimento, a equipe responsável pela produção, vendas, limpeza, armazenamento etc, é enorme, e gerenciá-la pode ser uma tarefa difícil. Além disso, a redução do tamanho do empreendimento também acarreta a diminuição dos gastos com água, energia, aluguel etc.

A seguir, confira outras vantagens:

  • maior qualidade de vida: ao contrário das padarias convencionais, os horários são mais regulados e o funcionamento acontece apenas em horário comercial;
  • produção escalável: por ser uma loja de segmento, o produto oferecido pode ser preparado de forma mais planejada sem perder a qualidade;
  • destaque ao produto principal: venda garantida, produtos sempre frescos e, por isso, o mínimo de descarte, desperdício e prejuízo;
  • valor agregado: como, além do produto de qualidade, as lean stores oferecem um serviço, o cliente enxerga benefício em pagar um pouco mais caro pelo item e a experiência que está comprando.

Conclusão

Em suma, como você pôde ver por que as lean stores são uma ótima opção de investimento. Além de garantir a clientela de um segmento específico, o empreendedor que optar por esse modelo de negócio estará lançando no mercado um conceito ainda recente, pouco explorado e muito promissor.

Gostou do conteúdo? Por fim, veja também como trabalhar com os sons do seu estabelecimento e entregue uma experiência ainda melhor para seus clientes!

Tags:
Deixe um comentário