Pão de ló congelado para confeitaria: por que investir?

Pão de ló congelado para confeitaria: por que investir?

pão de lo

O tradicional pão de ló utilizado na confeitaria é a base mais comum para o preparo de bolos e tortas mas, o que muitos ainda não sabem, é que ele pode ser congelado, facilitando o dia a dia da produção e auxiliando nas vendas.

Certamente você já recebeu aquela encomenda de última hora ou o cliente foi ao seu estabelecimento e o bolo que desejava tinha acabado, não é mesmo? Essas situações ocorrem porque começar a produção do zero leva tempo, o segredo é começar pelo meio.

Por isso, trouxemos essa nova possibilidade para você: a produção antecipada de pães de ló congelados. Continue lendo e confira!

O que é pão de ló?

Ele é um bolo macio e fofo como uma esponja, produzido com ovos, farinha, açúcar e sem fermento, adotado e adaptado por vários países ao longo dos anos.

Como é o processo convencional?

Normalmente, o pão de ló é produzido no dia anterior ou no início do dia no qual será utilizado, o que gera um resultado satisfatório, com bolos frescos, produzidos e decorados no mesmo dia em que são vendidos.

Porém, esse fato traz alguns empecilhos, pois:

  • Pode demandar bastante tempo, o que limita a possibilidade de produzir encomendas emergenciais;
  • A produção normalmente não é contínua, o que pode gerar falta para clientes;
  • O volume produzido pode ser maior que a saída, o que gera desperdícios.

Contudo, a boa notícia é que é possível fornecer bolos com agilidade, continuidade e sem desperdícios, tudo isso mantendo o frescor e a qualidade dos bolos produzidos no mesmo dia. Para isso, vamos utilizar o ultracongelador e a produção antecipada de pães de ló. Confira!

Como é o processo com o pão de ló congelado?

Nesse processo, o pão de ló é produzido, assado e congelado ou resfriado, tudo em larga escala e com a produção centralizada em um ou dois dias da semana.

Mas não se preocupe, o objetivo dessa produção é você ter um estoque de pães de ló e não precisar produzí-los todos os dias. Com isso, você terá:

  • Mais tempo para outras atividades: como dar atenção aos outros produtos do seu mix ou lidar com assuntos administrativos.
  • Fornecimento contínuo: após um bolo acabar, você pode retirar pães de ló do freezer e montar outro rapidamente.
  • Agilidade no atendimento a encomendas: podendo inclusive enviar o bolo para o cliente no mesmo dia (a depender da hora).
  • Desperdício mínimo: se for resfriado, o pão de ló ganha 5 dias de validade, já se for congelado, ele ganha 30 dias, o que auxilia no controle da sua produção, pois você venderá apenas sob demanda.

Como fazer pão de ló congelado?

O processo é simples, porém, para auxiliar na clareza das informações, listamos abaixo as principais etapas da produção antecipada de pães de ló.

Bata e asse a massa

Utilize uma batedeira planetária para fazer a massa do bolo, de receita simples e tradicional, leve a uma forma de alumínio grande, retangular ou redonda e asse normalmente em um forno de convecção.

Leve o pão de ló direto do forno ao ultracongelador

Nele, será feito o resfriamento ou congelamento rápidos, que vão melhorar a conservação da massa e preservar suas características originais de sabor e textura. Após esse processo, basta retirar as formas, embalar, etiquetar e guardar em freezers ou geladeiras comuns.

É importante salientar que os resfriados (0°C a 5°C) não podem ser empilhados, pois estarão fofos, ao passo que os congelados (-18°C) podem por ficarem rígidos.

Retire o pão de ló do freezer e utilize-o

Assim que demandar, é só retirar seu pão de ló do estoque frio e cortá-lo como precisar. Lembre-se sempre de não jogar as partes que sobram fora, pois essas podem ser utilizadas para os famosos bolos de copo ou para outras criações menores, sem desperdício.

Outras formas de aprimorar a produção com o ultracongelamento

Já vimos como podemos melhorar a produção de pães de ló com congelamento e resfriamento. Porém, outros ingredientes de bolos e outros produtos da confeitaria também podem passar por esse processo de produção antecipada.

Ingredientes resfriados separadamente

Além do pão de ló, os recheios e coberturas também podem ser resfriados separadamente, para evitar o desperdício e ganhar em agilidade. Assim, tudo está pronto e precisa ser só montado.

Bolos congelados ou resfriados inteiros

Da mesma forma que podemos congelar ou resfriar os itens separadamente, podemos fazer esse processo com bolos em diversas etapas.

  1. recheados;
  2. recheados e com cobertura;
  3. decorados parcialmente;
  4. completamente decorados.

No caso de bolos com decorações mais complexas, artísticas e detalhadas ou com frutas, é importante ter ultracongeladores que contam com tecnologia de ponta para manter esses elementos estáveis.

Conclusão

Neste artigo, vimos como a produção antecipada de pão de ló pode facilitar a sua vida na confeitaria e trazer mais rendimento, produtividade e eficiência no seu atendimento. Portanto, analise seus processos, pense em como melhorá-los com nossas dicas e lembre-se: estamos à disposição para ajudar você!

Quer saber mais sobre equipamentos para confeitaria? Então leia nosso artigo e descubra como escolher a sua batedeira planetária!

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário