blog Prática

Perguntas e respostas sobre forno combinado

Prática • 1 de março de 2023
Um forno de aço inoxidável está sobre uma mesa em frente a um fundo vermelho.

Preparamos esta postagem especial com 10 perguntas e respostas sobre forno combinado para você que ainda tem dúvidas sobre esta tecnologia! Leia abaixo e aprenda mais sobre o assunto!

1 – O que é o forno combinado?

O forno combinado é um equipamento que pode substituir os fornos comuns e até outros equipamentos de cozinha, a depender do tipo de operação. Extensamente utilizado internacionalmente e quase onipresente em cozinhas profissionais mais modernas, em inglês é chamado de “ combination oven ” ou simplesmente “ combi-oven ”.

2 – Quando surgiu o forno combinado?

O forno combinado surgiu na Europa por volta da década de 70, a partir do trabalho de empresas do ramo de eletrônicos, eletrodomésticos e equipamentos, como parte dos esforços para se produzir alimentos de forma mais eficiente. Hoje muitos são os fabricantes que se utilizam do mesmo princípio com diferentes adições e inovações tecnológicas posteriores.

3 – Para que serve o forno combinado?

O forno combinado tem a função de assar, grelhar, gratinar, fritar, cozinhar, refogar, regenerar e cozinhar no vapor alimentos em um só equipamento. Sua tecnologia permite as várias operações, além do preparo simultâneo com padronização, segurança e qualidade.

4 – Como funciona o forno combinado?

Ele utiliza a distribuição de calor por turbina somadas ao aquecimento por resistências elétricas ou queimadores (no caso dos modelos gás) e geração de vapor por injeção de água diretamente na câmara ou caldeiras. Por esta razão ele consegue realizar múltiplas funções e preparar muitos tipos de alimentos diferentes de forma mais rápida, sem passar cheiro e sabor para os diferentes preparos feitos ao mesmo tempo.

5 – Quais os tipos de forno combinado?

Os fornos combinados em geral, mantêm o princípio de funcionamento, variando somente características mecânicas e de operação. No passado eram muito comuns os de operação“manual”.

O que muda geralmente é o nível de automação do equipamento, com painéis modernos e repletos de outros recursos do tipo touchscreen ou modelos mais simples, mas tudo 100% digital.

Outro ponto que muda é sua capacidade, para empreendimentos maiores, existe o forno combinado 40, 20, 10 e 6 gns.

Embora seja comum de uso industria l ou profissional existe também forno combinado pequeno de 5 gns  e até um mini forno combinado de 3 gns, dependendo da sua demanda.

6 – O que é “gn”?

São as bandejas ou acessórios para forno combinado. A abreviatura vem da expressão “gastronorm” , ou “normas gastronômicas” porque segue um padrão de medidas internacional de 530 mm por 320 mm (53 x 32 cm).

Estas podem ser utilizadas tanto no forno quanto outros equipamentos de conservação, transporte e serviço.

7 – Forno combinado elétrico ou a gás?

Esta é uma dúvida comum entre os empreendedores. Optar por equipamentos a gás ou elétricos dependerá de uma série de fatores como:

  1. Qual o custo do gás ou eletricidade na localidade?
  2. O local permite a instalação de equipamentos a gás?
  3. A instalação a gás pode ser feita dentro das normas com segurança?
  4. Já existem instalações a gás no local? Outros equipamentos já o utilizam?
  5. As instalações elétricas do local têm cabos adequados e suportam a potência e corrente dos equipamentos elétricos?
  6. As coifas e exaustão estão adequados? Será necessário coifa e exaustores novos?

Estes, entre muitos outros pontos precisam ser levados em consideração ao se optar por um equipamento a gás ou elétrico. Quanto a qualidade e ao desempenho deles, não há diferenças se você tiver um fornecedor com tradição no mercado e de alta confiabilidade. Os resultados são consistentes em termos de produtos.

Já com relação ao uso e consumo, isto dependerá do regime de uso de cada equipamento. Todavia, quanto maior a tecnologia embargada, mais economia terá em termos energéticos.

8 – Porque o forno a gás é 220 V?

Todos nós somos acostumados com nossos eletrodomésticos a 127 V. Todavia o uso que fazemos deles é relativamente moderado e não há uma sobrecarga de trabalho sobre eles, sem contar que os componentes e instalações 127 V são bem mais baratos e acessíveis para o consumidor.

Já o forno combinado a gás, ou até outros equipamentos de uso profissional e industrial, são 220 V ou 380 V dependendo da região porque a maioria deles conta com motores, painéis e componentes elétricos muito mais robustos, que são em sua maioria em voltagem 220V e têm uso intenso e alta carga de trabalho, às vezes 24 horas por dia.

Mesmo que o aquecimento não seja por resistências, a voltagem 220V é mais vantajosa para os empreendimentos porque a corrente elétrica gerada, ou amperagem é mais baixa, reduzindo o custo de instalações elétricas, especialmente com a espessura dos cabos, disjuntores e painéis de distribuição, assim como menor gasto energético.

Por outro lado, os componentes 220V ou 380V têm maior custo e por isso, o valor de um equipamento profissional também é maior do que de um eletrodoméstico.

9 – É necessário a base para forno combinado?

Sim. Como se trata de equipamentos maiores, de uso profissional e industrial, confeccionados em aço inoxidável, com motores (para as turbinas) e outros componentes pesados. Utilize a base especificada pelo fabricante ela suporta o peso do equipamento e das cargas que forno receberá, além de ser também em aço inoxidável.

10 – É necessário coifa para forno combinado?

Sim. Como o forno combinado utiliza cocção com produção de vapor contínuo, altas temperaturas, trabalho intenso e muitos alimentos e preparos ricos em gordura, o uso de coifas e exaustores conforme especificações do fabricante é obrigatório. Isto contribui muito para a redução da temperatura do ambiente de preparo, fumaça, sujidade e odores. Vale a pena investir. Contate seu fornecedor de confiança.

Por outro lado, equipamentos menores como o CMAX-3 Gourmet e o Easy Gourmet da Prática, contam com Coifa Gourmet opcional para espaços e negócios menores onde não se tem um sistema de coifas e exaustores instalado.

Conclusão

Em suma, esperamos que com estas perguntas e respostas sobre forno combinado, você possa escolher o melhor modelo para seu negócio envolve muita pesquisa e estudo. Alguns fabricantes contam com Filiais, concessionárias, espaços de relacionamento, parceiros e até estão com as portas de sua fábrica abertas para que você possa conhecer melhor o equipamento.

Por fim, não se esqueça de pesquisar quais contam peças e assistência técnica em todo Brasil e mais próximo de você. Outra boa ideia se você quer começar, poderá consultar também um forno combinado semi novo ou usado com preço e condições mais acessíveis.

Fique conosco e veja também dicas imperdíveis de como utilizar seu forno combinado para panificação e acompanhe nosso Blog Prática para mais perguntas e respostas sobre forno combinado. Até mais!

Share by: