Todo empreendedor do mercado food service entende que a qualidade da comida servida ao consumidor final depende de vários fatores, e um deles é o uso de acessórios originais na cozinha.
Por mais que em um primeiro momento esse aspecto possa parecer de pouca relevância, é muito importante não negligenciá-lo. Afinal, existe uma extensa gama de acessórios para cozinha industrial e, para obter o máximo de eficiência, é preciso certificar-se de que eles estejam sempre em perfeitas condições de funcionamento. Por isso, a escolha do melhor equipamento ajuda a impulsionar as vendas e a eficiência do negócio.
Neste artigo, você vai entender a importância de apostar em acessórios originais em sua cozinha comercial, considerando, principalmente, a sua qualidade e garantia. Vamos lá?
A importância dos utensílios em uma cozinha industrial
Um dos maiores investimentos da abertura de um novo negócio no setor alimentício é a cozinha. Uma cozinha comercial precisa de acessórios de nível industrial e que suportem uma agenda de negócios movimentada.
Certamente, você tem consciência do grande volume de trabalho que existe em uma cozinha comercial e que os utensílios estão sempre sob alta demanda. Ou seja, é inegável que os acessórios de cozinha passam por desgaste diário. Esse é um dos motivos que fazem com que seja muito importante optar por produtos duráveis e de confiança.
O material dos acessórios de cozinha também influencia de diversas maneiras no resultado final dos alimentos, tanto no que se refere ao sabor quanto à apresentação. No entanto, é preciso ter atenção a um aspecto importante: geralmente, os materiais dos acessórios originais são os mesmos dos paralelos, mas as espessuras é que deixam a desejar. É o caso, por exemplo, das assadeiras. Mesmo quando fabricadas no mesmo material que as originais, as de segunda linha são bem mais frágeis e duram pouco.
As vantagens dos acessórios originais
Cada cozinha tem diferentes necessidades e desafios, a depender da capacidade de produção, qualificação da equipe, entre outros fatores. Mas uma maneira de auxiliar os chefs e cozinheiros a executar suas funções com eficiência é investindo em acessórios originais.
Bons utensílios na cozinha auxiliam a criatividade dos chefs e também a precisão dos pratos servidos, uma vez que facilitam a manipulação dos ingredientes. Por outro lado, quando um acessório de cozinha não funciona da maneira esperada, a qualidade do alimento e da apresentação pode ser afetada negativamente, refletindo na satisfação dos clientes e, consequentemente, no lucro do negócio.
Existem vários componentes específicos para uma cozinha comercial, e o gestor deve levar isso em conta ao montar um negócio de sucesso. Existe uma extensa gama de acessórios disponíveis no mercado. No entanto, a cozinha bem-sucedida é composta por acessórios modernos e de qualidade garantida.
Embora seja tentador comprar os acessórios mais brilhantes, bonitos ou populares, você realmente precisa se atentar à originalidade e qualidade do produto.
Ao adquirir um acessório original, leve em conta que ele foi dimensionado especialmente para o uso a que se refere e testado previamente pela indústria, no intuito de corrigir qualquer falha ou problema. Outro fator de extrema importância e que também resulta em economia e segurança para o empreendimento é a garantia de fábrica.
Como forma de poupar dinheiro, muitos compram acessórios paralelos sem se preocupar com a durabilidade em longo prazo. No entanto, esteja ciente de que a compra desse tipo de utensílios nem sempre é a melhor opção, uma vez que, geralmente, eles não vêm com uma garantia. Então, fique atento a isso!
Exemplos de bons acessórios
Muitas vezes, para preparar alguns tipos pratos ou fazer certas preparações, é necessário recorrer a um acessório específico. É o caso, por exemplo, dos batedores dos tipos gancho, raquete ou globo para batedeiras. Afinal, nem mesmo um chefe experiente é capaz de misturar massas com a homogeneização dos ingredientes de forma precisa se as peças não forem de boa qualidade.
Da mesma forma, as bandejas gastronorm, também conhecidas como GNs, são indispensáveis em certas preparações.
Existem ainda como exemplo as folhas antiaderentes de grau alimentício. Muito utilizadas na confeitaria, quando de boa qualidade, podem ser reutilizadas centenas de vezes, podendo até mesmo ir do freezer ao forno sem que sofram qualquer tipo de desgaste. O mesmo não ocorreria com produtos de segunda linha.
Dessa forma, ao contar com acessórios originais, as refeições são preparadas com muito mais qualidade e eficiência, e a sua equipe fica livre para criar novos pratos e deixar as refeições mais saborosas do que nunca!
Como escolher os melhores acessórios
A tecnologia dos acessórios de cozinha evolui a cada dia, o que tem tornado o trabalho das equipes do ramo de food service muito mais eficiente e de alto nível. Com utensílios de qualidade, fica mais fácil e seguro cozinhar refeições em grande escala, higienizar pratos e servir ao consumidor final alimentos ricos em sabor.
Para escolher os melhores acessórios para a cozinha, é muito importante que o gestor leve em consideração o segmento específico do empreendimento, a demanda e o cardápio. Não há um único acessório ideal para todas as cozinhas industriais. O mais importante é escolher os itens que atenderão com mais eficiência às necessidades do seu estabelecimento.
Essas escolhas podem economizar tempo antes, durante e depois de cozinhar, para que você possa se concentrar em realmente fazer pratos de excelência, que vão agradar os mais diferentes paladares.
Outro aspecto que já abordamos e que merece ser novamente destacado é o uso de acessórios originais. Afinal, ao adquirir peças paralelas você compromete o resultado final dos alimentos servidos em seu empreendimento e também negligencia a segurança de todos os envolvidos na produção.
Como você viu, contar com acessórios originais e personalizados melhora a funcionalidade geral da cozinha industrial e ajuda a garantir que chefs, cozinheiros e auxiliares tenham tudo o que precisam para preparar os itens do menu da forma mais eficaz possível.
E então, ficou interessado? Aprenda também mais sobre o forno combinado e suas funções e como reduzir a perda de peso das proteínas. Continue a leitura.
Blog Comments
Bento Lima de Lucena
11 de abril de 2019 at 17:38
Parabéns pelo artigo sobre cocção.
Sempre calculei o índice de perdas entre o insumo cru e limpo e apos a cocção.
A diferença é muito grande entre o forno convencional e o forno combinado.
Praticidade/Tempo/Aparência
Com a fórmula ficou mais fácil.