Qual estratégia utilizar para construir a identidade de marca?

Na posição de consumidor, certamente você já deve ter se deparado com a identidade de marca. Afinal, todo o tipo de produtos ou serviços que consumimos é diferenciado por sua marca. Nossas escolhas — de forma inconsciente — se baseiam não apenas na qualidade de um produto ou serviço, mas em toda a ideia por trás do conceito que a empresa oferece.

Pelo ponto de vista da empresa, é muito importante construir uma série de elementos que compõem essa identidade, como aspectos visuais e questões que levam o público a se identificarem com o que seu negócio oferece.

Quer transformar sua marca em um verdadeiro case de sucesso? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir as nossas dicas!

Qual é a importância da identidade de marca?

Você já ouviu falar em branding? Pois bem, o termo está relacionado ao conceito de utilizar diversas estratégias para destacar uma marca em relação às suas concorrentes, tanto em termos de logo, cores e fontes, quanto de missões, valores, visões e objetivos no mercado.

Mas por que é tão importante construir uma identidade de marca? O fato é que uma marca forte obtém posições de destaque entre as outras e é facilmente notada pelos consumidores, pois esse tipo de estratégia é capaz, entre outras coisas, de fidelizar os clientes, estabelecendo uma relação duradoura e uma trajetória consistente.

Contudo, para que isso se concretize, é necessário muito mais que um logo moderno e um nome descolado. A identidade de marca precisa se comunicar com o estilo de vida do público da empresa, despertando sua curiosidade, assim como mostrar credibilidade e proporcionar uma experiência de consumo significativa.

Como desenvolver identidade de marca?

Para construir uma identidade de marca, é preciso pensar em cada elemento que a compõe. No tópico a seguir, mostraremos os principais passos para elaborar essa estratégia.

Construa uma persona

A persona é basicamente o ponto de partida para que a empresa comece a estruturar todas as suas ações, estratégias e até mesmo campanhas de marketing. O que queremos dizer é que o perfil do cliente ideal é o que dita o tom da comunicação, as cores, a fonte, o logo e todos os aspectos que integram a identidade de marca.

Portanto, faça perguntas pertinentes para definir suas personas, como: idade, profissão, classe social, dores, ambições, necessidades, atividades de lazer, entre outras questões.

Defina os valores da sua marca

É preciso fazer diversas definições na hora de criar a identidade de marca. Porém, vale a pena manter um leque de possibilidades em aberto, sempre mantendo o foco nos diferenciais e na personalidade do negócio, é claro.

Geralmente, os valores da marca são indicados em duas ou três palavras. Juntamente à essência, está o posicionamento, isto é, a maneira como a organização deseja se colocar no nicho do mercado em que atua.

Pense na essência do seu negócio

Apesar de o lucro ser o maior objetivo de qualquer empreendedor, é inegável que existem valores essenciais por trás da ideia que despertou a vontade de começar a realizar um determinado tipo de atividade comercial.

Utilize essa essência em benefício da identidade de marca. Mostre ao público que seu negócio tem muito mais a oferecer que simplesmente produtos ou serviços. Mostre que você tem soluções para os problemas de seus clientes.

Powered by Rock Convert

Desenvolva os objetivos do seu negócio

Objetivos são como parâmetros. É com base neles que você sabe onde está e onde pretende chegar. Com a identidade de marca, não é diferente: desenvolva as metas que a marca pretende atingir em curto, médio e longo prazo, pois elas servirão como base para sua tomada de decisões.

Conheça as forças e fraquezas do empreendimento

Uma boa identidade de marca reforça os objetivos e princípios do negócio. Desse modo, você pode iniciar o processo de criação com uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats).

A ideia, aqui, é entender quais são as suas:

  • forças (strengths) — pense no que seu negócio faz de melhor, em comparação aos concorrentes, levando em conta seu diferencial competitivo;
  • fraquezas (weaknesses) — considere os pontos que fazem seu negócio menos interessante pelo ponto de vista do consumidor e colocam a concorrência em evidência, como preço, variedade de produtos, localização, presença nas redes sociais etc;
  • oportunidades (opportunities) — encontre as principais tendências de produtos ou necessidades do consumidor e analise se essas possibilidades abrem margem para buscar novos mercados para seu negócio;
  • ameaças (threats) — avalie quais os desafios que impedem que sua marca tenha um bom desempenho, levando em consideração também os fatores que ameaçam a sua capacidade de atender às demandas dos clientes agora e no futuro.

Quais são os benefícios da identidade de marca?

Agora que você já tem uma visão mais ampla sobre como construir uma identidade de marca, mostraremos os principais benefícios que ela pode gerar ao seu negócio. Confira:

Fideliza clientes

Grande parte dos consumidores escolhe o produto da marca X ou Y porque os vê como modelos, inovadores e fáceis de usar. Enquanto isso, outros clientes preferem a marca Z, pelo fato de ter um ótimo custo-benefício, ser personalizável e atender às expectativas.

Ao criar uma identidade de marca, é preciso criar um vínculo forte com o público-alvo do seu negócio, para mostrar a ele que você pode oferecer o que ele deseja, já que suas soluções têm exatamente o que ele procura.

Segmenta o seu mercado

Uma marca pode transmitir diversas ideias ao público, como credibilidade, status, inovação etc. Sendo assim, desenvolver uma boa identidade é o que você precisa para segmentar o mercado e fazer com que seus serviços e produtos obtenham destaque entre a concorrência e sejam notados pelo consumidor que você quer atingir.

Agrega valor

Uma das vantagens da identidade de marca é que ela agrega valor à empresa e garante o crescimento do negócio. Lembrando que, para isso, é importante que o branding seja realizado de modo a construir um diálogo constante e saudável com sua audiência.

O fato é que, ao criar conexão com o público, a marca se torna mais familiar e até mesmo íntima, em alguns casos, fazendo com que o negócio ganhe verdadeiros promotores dos seus produtos, que provavelmente influenciarão outras pessoas.

Traz visibilidade

Se realizada com uma gestão eficaz, a identidade de marca é capaz de proporcionar muito mais visibilidade para o negócio em seu nicho de atuação. Outro ponto que desperta o interesse do público é demonstrar personalidade e atitude, por meio de suas campanhas e ações públicas.

Como você pôde conferir, construir uma identidade de marca é uma tarefa que exige muito planejamento, conhecimento de mercado e, acima de tudo, identificação com o público-alvo.

É preciso que a empresa se comunique com a mesma linguagem de seus clientes, para que as pessoas vejam não apenas produtos e serviços, mas também soluções sob medida para suas dores e problemas.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar nossas postagens semanais diretamente em seu e-mail!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário