A rabanada é uma sobremesa tradicionalmente consumida em Portugal e em muitos outros países, especialmente durante a época do Natal. Com fatias de pão, geralmente pão amanhecido, mergulhadas em uma mistura de leite, ovos, açúcar e canela, e depois fritas em óleo quente até ficarem douradas. Após isto, são frequentemente polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda.
Ela vai bem quente ou fria, e sua textura pode variar de macia a crocante, dependendo da preferência pessoal. Sendo uma sobremesa deliciosa e reconfortante, muitas vezes associada às celebrações de Natal e outras festividades em Portugal e em muitos outros lugares ao redor do mundo.
É uma questão debatida e não totalmente clara, mas existem várias teorias sobre suas possíveis origens.
Muitos acreditam que tenha suas raízes na Idade Média, onde o pão era um alimento básico e era importante evitar o desperdício. As fatias de pão amanhecido ficavam macias embebidas em leite, ovos e açúcar e depois de fritas, uma sobremesa saborosa.
Outra teoria sugere que veio da culinária árabe que estava presente na Península Ibérica durante a Idade Média. Uma sobremesa árabe consistia de pão frito embebido em mel, lembra a preparação e pode ter influenciado sua criação.
Algumas fontes sugerem que também pode ter raízes na culinária judaica. Pessoas de origem judaica na Península Ibérica podem ter preparado uma versão semelhante da sobremesa, chamada “sopas douradas,” que envolve fatias de pão fritas em óleo e embebidas em calda de mel.
Independentemente de sua origem exata, ela tornou-se uma sobremesa tradicionalmente associada ao Natal em Portugal e em muitos outros países, com variações regionais e receitas familiares transmitidas de geração em geração. Ela é apreciada por sua simplicidade e sabor reconfortante durante as festividades.
Ela chegou ao nosso país durante o período colonial, trazida pelos colonizadores portugueses. Os colonizadores trouxeram suas tradições culinárias para o Brasil quando começaram a colonização no século XVI.
Aqui, ela ganhou popularidade e foi adaptada às influências culinárias locais. Os ingredientes disponíveis no Brasil, como o açúcar, a canela, o leite e os ovos, foram usados para preparar a sobremesa, e ao longo do tempo, surgiram variações regionais da receita.
Ela também se tornou uma sobremesa tradicionalmente associada às festividades de Natal no Brasil, assim como em Portugal. Ela é apreciada não apenas durante as celebrações natalinas, mas também ao longo do ano em diversas ocasiões.
Assim, introduzida por aqui, se tornou parte da rica culinária do país, mantendo sua conexão com as tradições portuguesas, mas com um toques regionais.
Em suma, a rabanada é um doce para várias ocasiões. Você pode servi-la no café da manhã ou no lanche da tarde, mas também como sobremesa. Em algumas regiões do Brasil, em ocasiões especiais, como Natal, Ano Novo e Páscoa. Ela também é um doce muito popular em festas e eventos.
O post Rabanada: uma receita fácil e deliciosa de Portugal para o Brasil apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT