Vender Focaccia: aprenda o conceito dessa massa artesanal e como lucrar

  • Home
  • Panificação
  • Vender Focaccia: aprenda o conceito dessa massa artesanal e como lucrar

Quem possui um negócio no ramo da alimentação precisa estar sempre investindo em novidades para manter o público atraído e fidelizado. E quando se trata de uma padaria, uma boa ideia é começar a vender Focaccia. Já cogitou essa possibilidade?

Atualmente, muitos estabelecimentos que produzem pães artesanais — ou não —, estão apostando nesse produto tradicional e delicioso para garantir um diferencial competitivo e manter o público mais interessado, sempre disposto a consumir.

A parte boa é que tal ideia ainda conta com algumas vantagens. Versatilidade, preparo simples e ótimo retorno financeiro estão nessa lista. Para saber mais e sair na frente da concorrência agora mesmo, veja o post que preparamos especialmente para você. Temos certeza de que, após a leitura, vai ficar fácil alavancar as vendas e aquecer o caixa. 

O que é focaccia?

Antes de investir na sua padaria, um pouco de informação: a focaccia é um prato típico italiano, originário da região da Ligúria e que, ao que tudo indica, é considerada “a mãe” da pizza. Sua massa é extremamente macia, saborosa e versátil, podendo ser encontrada em duas versões — a al formaggio e a salata.

A primeira, muito comum na cidade de Recco, apresenta uma massa mais fina e extremamente crocante e com um cremoso recheio de queijo, popularmente chamado de stracchino. Já a segunda, conta com um visual mais alto, macio por dentro e tem apenas um toque de sal grosso e alecrim em sua cobertura.

Ainda assim, e dependendo da região da Itália, é possível encontrar receitas diferenciadas, com as mais variadas combinações de sabores. No Brasil, a proposta é a mesma. Existem, inclusive, espaços em que a focaccia apresenta-se em versões doces ou salgadas. Tudo de acordo “com o gosto do freguês” e, claro, a criatividade dos padeiros.

Quais as vantagens do preparo da focaccia?

Muito além de uma simples receita italiana, a focaccia carrega todo um conceito por trás de seus ingredientes. Na Itália, o prato é apreciado como uma verdadeira iguaria, podendo ser consumido em qualquer horário do dia, além de ser extremamente barato e fácil de preparar. Sendo assim, podemos dizer que existem vários pontos positivos ao aplicar tal proposta em um negócio.

O primeiro está em sua formulação, que é quase a mesma do pão — levando farinha, água, sal, uma emulsão de água, azeite de oliva extra virgem e um pouco de fermento. Em outras palavras, você não precisará investir em nenhum insumo caro demais, luxuoso ou que não seja acessível.

A tendência da focaccia

No setor de panificação, a focaccia é considerada uma verdadeira tendência. O motivo para esse fenômeno? Explicamos: nos últimos anos, muitas empresas vêm incorporando novas receitas e colocando produtos no balcão, em uma tentativa de alavancar as vendas.

No entanto, logo essas novidades caem em desuso e desaparecem — seja por dificuldades de aquisição de matéria-prima e alto custo, por falta de interesse da equipe de produção em aprender e executar, pela ausência de identificação do produto nas vitrines, por não haver habilidade suficiente dos atendentes em explicar os seus diferenciais ao cliente e assim por diante.

Com a focaccia, isso não acontece. Uma vez comercializada da maneira adequada em um estabelecimento, ela se torna uma febre por proporcionar uma experiência única ao consumidor. Ou seja, o cliente que experimentá-la terá a oportunidade de degustar uma “maravilha do pão”, algo que será assado na hora, sempre quentinho e com aroma e sabor únicos.

Diante disso, a padaria que investe nessa ideia deixa de ser uma simples fornecedora de alimentos e passa a ser um local de “satisfação e alegria”, oferecidos por meio de uma variedade de pães.

Como oferecer?

Para aproveitar os benefícios desejados, é interessante utilizar as receitas corretas no preparo da focaccia. Também é importante ter o máximo de cuidado com a execução, apresentação e venda, além de prezar pelo treinamento da equipe. Caso contrário, o produto se tornará somente “mais um” em sua vitrine, em meio a tantos outros pães.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

A dica não é disponibilizar os produtos da padaria somente para quando o consumidor está com fome ou para que ele coma em casa posteriormente, mas sim, instigar o apetite com produtos diferenciados, que carreguem aromas deliciosos, quentinhos e frescos a todo instante — exatamente como a focaccia é capaz de oferecer.

Um dos grandes erros dos empreendedores atuais é deixar o pão esfriar, em outras palavras, mantê-lo exposto por longas horas na prateleira, até que ele seja descartado no fim do dia.

Aqui, a proposta é fazer diferente, adotando sistemas de venda como os famosos “fornos vitrine”, “pontos quentes”, pães de fermentação natural e longa e demais estratégias que se tornaram necessidades para as panificadoras que desejam sobreviver no cenário atual.

Como variar os sabores?

Existem inúmeros sabores de focaccia disponíveis — tudo dependerá do gosto dos seus consumidores e da disposição da equipe em inovar nas receitas.

Uma sugestão é sempre investir nas versões mais clássicas e testar outras opções para analisar as preferências da clientela. Abaixo, separamos algumas das alternativas de maior saída do momento.

  • Focaccia original;
  • Focaccia com tomate e parmesão;
  • Focaccia com cebola e azeitona;
  • Focaccia com pesto;
  • Focaccia com cebola caramelizada;
  • Focaccia com sálvia e gorgonzola;
  • Focaccia doce com maçã e canela.

Quais são os equipamentos necessários?

Se a ideia é garantir produtos de qualidade e conquistar uma imagem positiva — e reconhecida — no mercado, você precisará investir em equipamentos úteis para a produção de uma boa focaccia. A seguir, contamos quais são eles.

Resfriador de água

Por se tratar de uma massa de alta hidratação e longo período de fermentação, o preparo com água gelada é mais do que necessário. Consequentemente, será preciso investir em resfriadores de água, já que a utilização de água gelada será constante em todas as massas e auxiliará — e muito — ao longo do processo de divisão, modelagem e manipulação.

Amassadeira espiral

Esse equipamento é considerado o “coração” da padaria — e, sem ele, ficará muito difícil fabricar a massa de pão corretamente, fazendo com que a absorção de água pela farinha seja prejudicada e que o famoso “ponto de véu” não aconteça.

Câmara de fermentação

Controlar a fermentação faz toda a diferença na produção de pães. Isso sem contar que esse equipamento garante uma boa padronização, automação, conforto, segurança, velocidade, flexibilidade e qualidade. Em resumo, a focaccia também necessitará desses aspectos.

Fornos

A focaccia pode ser assada em qualquer forno de panificação. Ainda assim, o melhor é que ela seja servida logo que ficar pronta, para que o cliente tenha uma excelente experiência de consumo. Nesse caso, os fornos de lastro ou turbo, assim como as versões maiores e com acesso fácil, são os mais indicados.

Há alguma dica para começar a vender?

Mas não é só isso. Também existem outros truques que podem ser praticados por quem deseja colher bons frutos ao vender focaccia. Veja quais são eles e comece a se planejar.

  • Venda mais por menos: comece conquistando o cliente com preços baixos, fazendo com que ele compre muito. Ganhar com o volume de vendas, vendendo mais, é o segredo;
  • Implemente degustações: as pessoas dificilmente compram o que não conhecem. Por isso, as degustações são excelentes maneiras para atrair o público e fazer com que experimentem, aprovem e levem a mercadoria para casa;
  • Treine os atendentes: explique as características dos produtos para que o seu time esteja bem informado;
  • Não gourmetize: jamais encareça seus itens para o consumidor utilizando matérias-primas caras ou usando nomes estrangeiros. O momento atual não é propício para “gourmetizar” nada. O foco deve ser clareza nas informações e preço justo.

E então, com essas informações sobre como vender focaccia você conseguiu ter mais ideias para manter a sua loja em destaque e lucrar mais? Esperamos que sim.

Lembre-se de contar com equipamentos de ponta para garantir a qualidade da sua produção. Entre em contato conosco e conheça os aparelhos disponíveis no catálogo da Prática. Será um prazer atendê-lo e ajudá-lo a decolar!

Fornos de PanificaçãoPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Sou micro expressaria
Faço quitandas tipo:
Roscas ,pães , tortas, bolachas
Bolos
Qual tipo de forno vcs me aconselham
Obrigada
Osvania

Prática

Olá Osvania, tudo joia? Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 (ou nesse link: https://wa.me/553534491213). Nosso telefone fixo é 35 3449-1200.
Aguardamos seu retorno =)

Deixe um comentário