blog Prática

Speed Oven: descubra o mais adequado para seu negócio

Prática • 16 de setembro de 2020
Três fornos comerciais estão dispostos um ao lado do outro em uma superfície branca.

O Speed Oven é um forno que permite uma finalização extremamente rápida e que, no país, vem ganhando notoriedade desde 2017. Inclusive, de acordo com as projeções, é provável que se torne uma verdadeira tendência, com crescimento até 2026.

A velocidade de uma produção consegue impactar diretamente no desempenho de um negócio do ramo alimentício. Restaurantes, padarias, cafeterias e até mesmo lanchonetes fazem parte desse grupo.

Para garantir uma boa experiência aos consumidores, os seus gestores optar por equipamentos capazes de agilizar cada etapa. Nesse sentido, escolher o tipo de Speed Oven ideal é a melhor solução.

Com essas informações em mente, nada melhor do que unir “o útil ao agradável” e conseguir se destacar, não é mesmo? Por isso, trouxemos muitas informações sobre o assunto. Continue acompanhando a leitura, descubra os principais modelos de Speed Oven e como escolher o mais indicado para o seu negócio.

Quais os principais tipos de Speed Oven que existem?

“Tempo é dinheiro” — como se diz por aí. No universo alimentício, essa frase faz todo sentido. E felizmente, para otimizar os seus processos dentro de uma cozinha, muitas empresas podem contar com o Speed Oven, um equipamento capaz de assar alimentos e deixá-los prontos para servir em questão de minutos ou até segundos.

Em sua parte interna, eles contam com três fontes de calor: as micro-ondas, o ar quente forçado e o aquecimento por infravermelho. Isso auxilia na finalização do produto por completo, do exterior até o núcleo do alimento, de forma rápida, com excelente qualidade, textura aroma e aparência.

Inclusive, existem vários modelos desse equipamento disponíveis no mercado e, antes de adquirir o seu, é interessante conhecer as particularidades de cada um, bem como as suas principais indicações. Veja abaixo quais são elas.

Fit Express

Com apenas 405mm de largura, o equipamento pode ser instalado facilmente em muitos locais de trabalho, inclusive em bancadas de 600mm. Além disso, ele tem capacidade interna para produzir pizzas de até 30cm e sua operação é extremamente simples, bastando 2 toques para iniciar preparações.

A conectividade também é um grande forte do FIT Express, graças à plataforma IoK, que permite conectar um ou mais fornos a uma só rede e administrá-los pelo computador. Com isso, é possível adicionar, editar, remover e compartilhar receitas com os FIT Express, proporcionando muita praticidade e agilidade, principalmente para grandes redes com muitos fornos.

Forza STi

Outra solução é o Forza STi — um forno ideal para negócios que desejam investir no preparo de pizzas e esfirras, sejam elas pré-assadas, congeladas ou cruas. Diferentes dos demais equipamentos, esse possui apenas duas fontes de calor: o ar quente forçado e o infravermelho, o que permite que massas de pizzas cruas fermentadas, possam ser preparadas nele.

Ele dispensa o uso de coifas e é ideal para lugares que, até então, não eram capazes de comportar fornos. Quiosques de shopping ou ambientes muito pequenos estão nessa lista.

Finisher

O Finisher é um forno micro-ondas profissional. Com um design robusto e de simples operação, ele consegue garantir alto desempenho para quem trabalha em redes de food service, padarias, restaurantes ou lanchonetes.

Como escolher o melhor Speed Oven para seu negócio?

Em primeiro lugar, para escolher o melhor tipo de Speed Oven, é preciso entender o perfil, características dos produtos, a rotina de cada empreendimento e o funcionamento dos equipamentos.

Em geral, essa tecnologia pode ser levada para diversos setores. Hoje, lanchonetes, padarias e cafeterias já têm investido nesse aparelho, assim como os hotéis, que apresentam um enorme potencial para uso.

Extremamente versátil, tal opção ainda é excelente para negócios que precisam fazer a finalização de pratos em um curto período — sem que, para isso, seja preciso contar com a presença constante de um cozinheiro especializado. Portanto, na hora de escolher o seu, é interessante levantar algumas questões.

  • Quais os itens que compõem o meu cardápio?
  • Quais alimentos precisam de finalização rápida?
  • Como é a estrutura do meu estabelecimento? Tenho muito ou pouco espaço para novos equipamentos?
  • O meu negócio consiste em uma pizzaria, padaria, restaurante, lanchonete ou bar?

Quais alimentos preparar em um Speed Oven  Prática?

Cada opção é indicada para preparar alimentos distintos — em maioria, que precisam realizar a finalização de produtos congelados, resfriados e, até mesmo, de alguns crus. São muitas opções de cardápio que conseguem aproveitar os benefícios dessa modalidade, como:

  • sanduíches diversos;
  • massas;
  • escondidinhos;
  • sopas;
  • pizzas pré-assadas;
  • pizzas cruas;
  • hambúrgueres pré-fritos;
  • esfirras abertas e muitos outros!

Conclusão

Em síntese, com este texto, esperamos que você possa escolher o tipo de Speed Oven mais indicado para o seu negócio. Caso já tenha se decidido, tenha em mente que é muito importante contar com o acompanhamento de fornecedores capacitados.

Entre as empresas brasileiras atuantes no setor, uma que vem se destacando é a Prática. Com uma linha impecável de Speed Ovens, a marca conta com equipamentos de variados tamanhos e painéis interativos. Por fim, se quiser saber mais, acesse o site e conheça tudo sobre as características de nossa linha.

Share by: