Produção própria na panificação: por que investir?

Produção própria na panificação: por que investir?

produção própria na panificação

Produção própria na panificação: por que investir?

A produção própria na panificação se coloca como forma de diferenciação diante da concorrência e de forma estratégica, especialmente em momentos desafiadores, como crises econômicas e mudanças de hábitos de consumo.

É por isso que muitos estabelecimentos estão colocando esforços em produtos próprios e exclusivos que se tornam como uma assinatura da sua marca. Justamente por esses mesmos motivos é que se torna mais fácil ainda fidelizar clientes ao seu comércio.

Quer entender melhor como você pode investir na produção de panificados? Continue acompanhando nosso texto e boa leitura!

A importância de investir na produção própria na panificação

Sem dúvidas, a principal característica de um comércio que investe na produção própria de panificação é a alta lucratividade. Isso se dá principalmente pela capacidade que um mix de produtos próprios tem de agregar valor à sua marca. Uma tortinha de chocolate não é apenas um doce qualquer, é a torta de chocolate feita exclusivamente pela sua padaria.

As pessoas conversam com as outras sobre seu produto próprio. Esse marketing boca a boca é uma das melhores maneiras de alcançar novos clientes e trazer mais autoridade ao seu estabelecimento. Aqui vale a pena investir naquelas características que sua empresa mais preza e que seu público já relaciona. Pode-se pensar em diferentes aspectos, como:

  • rapidez na entrega;
  • alta disponibilidade para encomendas;
  • qualidade superior dos produtos;
  • diversidade na oferta de itens;
  • atendimento exclusivo e diferenciado.

Outro ponto que atrai bastante empreendedores de panificação a fazer seus próprios produtos é a alta fidelização de clientes. Quando as necessidades são atendidas, dificilmente seus consumidores procurarão outro lugar. Se você trouxer um mix de itens exclusivos e com qualidade elevada, jamais precisará procurar por público novamente.

A produção própria na panificação é uma boa saída inclusive para salvar seu negócio em momentos de sazonalidade. Aqueles panetones divinos que você mesmo faz o levain podem se tornar uma iguaria vendida o ano inteiro para o café da tarde ou um chá com visitas. Isso é interessante principalmente porque a grande indústria não fabrica panetones fora do Natal.

A principal vantagem que a panificação própria de produtos traz para seu estabelecimento é a alta competitividade não apenas com outros comércios similares, mas com a indústria panificadora.

Por isso uma análise das qualidades do seu negócio é importante, seu aspecto mais valioso deve ser impressos em sua assinatura. O que ajudará a proporcionar mais valor para sua linha de produtos, principalmente se você produzir algo que não pode ser copiado pelas corporações. A sua marca fica atraente justamente por ser exclusiva.

As desvantagens de vender concorrentes do seu negócio

Quando falamos sobre um estabelecimento que deseja investir na produção própria de panificação, geralmente estamos falando de empreendedores ou empresários panificadores que estão presos em duas barreiras. A primeira delas é a dependência de produtos feitos por terceiros e que podem acarretar as seguintes situações:

  • falta de padrão de qualidade;
  • fornecimento que pode ser interrompido a qualquer hora;
  • falta de flexibilidade para aumentar ou diminuir a produção e suprir necessidades de demanda;
  • concorrentes vendendo os mesmos produtos que você;
  • falta de capacidade do produtor terceirizado em fornecer e atender às expectativas do empresário.

A segunda barreira é a invasão de produtos de terceiros no ambiente da padaria, ao ponto de que impede o investimento em um mix de produtos próprios. Essa limitação é gerada pelos produtos industrializados que geralmente são vendidos nos estabelecimentos. Além dos preços, que podem não ser competitivos, sua marca perde espaço para a conveniência que os consumidores tanto prezam.

Pense naquela barra de chocolate vendida no balcão do caixa. Ela está mais acessível para seu cliente — por estar em uma embalagem prática, ser de uma marca conhecida e ter preço relativamente baixo — do que sua torta de ganache feita na padaria. Porém, isso não significa eliminar completamente produtos industrializados. É importante fazer uma análise estratégica e entender o cenário.

Os itens vindos de terceiros devem ser exclusivamente para preencher uma lacuna que você não consegue. Por exemplo, ao se dedicar à panificação, pode ser que você não queira ou não possa ter uma confeitaria. Encontrar um fornecedor para bolos e doces pode ser, sim, interessante para seu negócio, pensando nessa situação hipotética.

As formas de suprir demanda por produtos próprios na panificação

É importante pensar no planejamento da produção para garantir que até mesmo a quantidade de equipamentos disponíveis seja adequada para sua demanda. Aqui entra a prospecção de fornecedores para os insumos, ou seja, ir em busca de informações sobre aquela empresa. É interessante não aceitar a primeira oferta, mas compreender como essa parceria pode ser favorável para sua panificação.

Além disso, a prospecção de fornecedores lhe dará a ideia de como será o suprimento da sua demanda. Isso pode ajudá-lo, inclusive, a reduzir gastos com desperdícios de alimentos. Ainda vai auxiliar a evitar a falta de produtos para sua produção própria na panificação.

Há ainda a questão dos equipamentos utilizados na sua padaria, como quais maquinários devem ser investidos, quantidade e outros aspectos. O tamanho do forno ideal também é algo a ser avaliado nesse momento. Não apenas para o espaço físico que seu estabelecimento tem, mas para sua capacidade de produção em diferentes situações, como baixa e alta demanda.

Por sua vez, a automação na padaria vem tomando conta das estratégias. Os empresários ou empresárias mais antenadas às mudanças tecnológicas entenderam que ter um diferencial no mercado é ir além de um produto de panificação exclusivo, é também oferecer qualidade no atendimento e serviço prestado. Então, sistemas de gerenciamento, emissão de nota fiscal e controle de estoque entram em ação.

Algo importante para garantir a produção própria na panificação é investir em equipamentos nacionais e de qualidade, como os da Prática. Os maquinários corretos não só o ajudam no processo de manufaturação, como ainda melhoram a qualidade e produtividade do seu negócio. Por consequência, você acaba por ter mais lucros em seu estabelecimento.

Quer saber por que a Prática fornece os melhores equipamentos de panificação para você fazer seus próprios produtos? Confira nosso post com os 9 motivos para investir com a Prática em seu negócio!

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!