Uma boa máquina de panificação, bem como ingredientes e processos definidos, são essenciais para garantir uma produção uniforme e de excelente qualidade. A falta de um equipamento adequado ou o uso de um abaixo do que se precisa, pode colocar tudo a perder.
O post de hoje é para ajudar você a escolher a melhor e mais eficiente máquina de panificação para seu negócio. Acompanhe o conteúdo até o final e aprenda tudo sobre esse tipo de equipamento. Você verá que estamos falando de máquinas indispensáveis para o bom funcionamento e sucesso do empreendimento.
Boa leitura!
Quando falamos sobre produção de padaria e de confeitaria temos que ter o entendimento de que são dois ramos que lidam com uma vasta gama de produtos. Em muitos estabelecimentos desse nicho de mercado, a produção é feita em larga escala para agradar clientes de diferentes perfis e paladares exigentes. Ou seja, são muitos itens feitos em grandes quantidades!
O ponto de partida para alcançar uma produção uniforme e de altíssima qualidade está na escolha da máquina de panificação, já que os equipamentos são a alma do negócio.
Para que você entenda bem a importância de uma máquina de panificação vamos descrever a cena que segue.
Na padaria, um pão perfeitamente assado, com a cor dourada na medida certa, chama a atenção de um cliente. Ele resolve comprar, pois, além da aparência, o cheiro está muito convidativo. Ao partir o pão, logo percebe a casca crocante e a maciez do miolo. No paladar, sente o sabor inigualável dos ingredientes minuciosamente selecionados. A experiência positiva faz o cliente voltar e se fidelizar.
Todo ciclo de produção do item que encantou o cliente contou com várias máquinas de panificação. Elas são responsáveis pela mistura perfeita, pela fermentação no tempo certo, pela divisão uniforme e por outras características.
Muitas vezes, os empreendedores não se conscientizam da importância dessas máquinas e acabam incorrendo ao erro de improvisar diante da falta de um equipamento adequado. O resultado disso costuma ser desastroso, com uma produção sem padrão e clientes insatisfeitos.
Até aqui, entendemos a importância da máquina de panificação. A questão agora é identificar quais modelos são realmente imprescindíveis para o seu negócio.
Há muitos tipos de máquinas disponíveis no mercado. Algumas são indispensáveis no ciclo de produção da padaria, seja qual for o tamanho do negócio. Outras, porém, são fundamentais apenas para os estabelecimentos maiores.
Antes de citar os modelos existentes, é importante esclarecer que a máquina de panificação deve ser escolhida tendo como referência as especificidades do negócio:
Ter essas questões bem definidas ajuda a investir nos equipamentos certos, sem gastar mais do que o planejado e sem cair no arrependimento do barato que sai caro. Agora sim vamos aos modelos de máquinas!
O clima tropical quente e úmido do nosso país nem sempre favorece a produção de produtos de panificação e confeitaria. As altas temperaturas tendem a acelerar a fermentação da massa, o que nem sempre é bom!
É nesse momento que entram em cena os resfriadores , equipamentos que fornecem água fria que auxilia a manter a temperatura certa da massa para que o processo de fermentação ocorra no tempo adequado. Os resfriadores de água são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos.
Assim como a batedeira, as amassadeiras fazem parte dos equipamentos que estão na base do processo de produção, seja qual for o tamanho do empreendimento. Isso faz delas um item indispensável!
Em função da alta tecnologia com que são elaboradas, elas conseguem entregar a massa no ponto ideal para dividir e modelar. É uma praticidade que agrega também agilidade no processo de produção.
A divisão de massa feita manualmente pode gerar alguns transtornos. Veja só esse exemplo: um cliente compra uma certa quantidade de pães e paga determinado valor. Em outro dia, ele paga o mesmo valor mas com uma quantidade de pães diferente. Embora ele saiba que o peso foi e mesmo, a falta de padrão no tamanho dos pães gera desconfiança e dúvidas.
É por isso que a divisora ajuda a padronizar a produção, evitando a variação no tamanho dos produtos.
No mercado, há divisoras que atendem a diferentes volumes de produção, para negócios de pequeno, médio e grande porte. Já os grupos automáticos , além da alta produtividade, conseguem fazer a divisão e a modelagem do pão em um único equipamento.
Há ainda as que trabalham o boleamento da massa , ótimas para o pão de hambúrguer, o de batata e para todos que têm formatos arredondados.
A modeladora é mais uma máquina que ajuda na padronização dos produtos, além de economizar na mão de obra. Ela é a responsável por moldar, por abrir a massa e enrolar em formato de caracol, como é cortado o pão francês, a baguete e muitos outros pães comercializados.
Depois da moldagem, o pão vai para a câmara de fermentação e, em seguida, para os fornos de panificação.
São mais usadas para confeitaria. Misturam e batem os ingredientes de bolos, cremes, coberturas, recheios, biscoitos e bases de tortas, garantindo que tudo fique bem homogeneizado.
A batedeira é um equipamento bastante flexível aos diversos volumes de produção. Escolhendo bem o fabricante, fica fácil decidir em qual investir.
Ideias para a produção de folhados, as laminadoras são grandes aliadas. São elas que fazem as aberturas e cortes das massas para os diferentes fins. Laminam em espessuras diferentes, substituindo o trabalho manual, o qual toma bastante tempo e é muito cansativo!
O propósito de se investir em uma máquina de panificação de alto padrão é o valor agregado que ela trará ao seu negócio. Estamos falando de eficiência, agilidade e muita praticidade no processo de produção. Isso inclui também aspectos de segurança no manuseio e facilidade no processo de higienização do equipamento.
Para que isso ocorra, é preciso investir em máquinas fabricadas por empresas que investem em rigorosos padrões de produção, com tradição e expertise em fabricação de equipamentos para o segmento alimentício.
Assim como os ingredientes, busque pelos melhores fornecedores de equipamentos, em especial por aqueles que entregam propostas de valor que vão além do custo-benefício da máquina em si.
Bons fabricantes disponibilizam aos seus clientes não apenas um equipamento, mas sim uma solução completa, uma consultoria para concretizar bons resultados.
Outro diferencial é o tempo de mercado do fabricante e o investimento que ele faz em tecnologias de ponta. Um bom indicativo é verificar se a empresa possui selos e certificações de qualidade de produção.
A máquina de panificação confeccionada dentro desses padrões de qualidade, segurança e eficiência agrega ainda mais valor ao seu negócio. Lembre-se sempre de escolher os modelos levando em consideração as características do seu empreendimento. Isso garantirá uma compra acertada!
Uma última dica é fazer uma análise adequada da produtividade que se precisa e para isto preparamos um artigo sobre como evitar o subdimensioamento da sua produção.
Com essas dicas, agora você está pronto para escolher a melhor máquina de panificação para investir. Entre em contato conosco e conheça os diferenciais fornecidos por nossa empresa.
O post Máquina de panificação: você sabe como escolhe? apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT