Padarias francesas: inspire-se e ofereça produtos especiais

Prática • abr. 30, 2020

As padarias francesas servem de inspiração para o mundo todo. São estabelecimentos de grande tradição, que prezam pela qualidade dos produtos — desde a escolha dos ingredientes até a sua finalização e comercialização. Cada detalhe faz toda a diferença na experiência do consumidor, que é bem-informado e reconhece os padrões de um bom produto.

Em contrapartida, o segmento de padarias no Brasil ainda tem muito a crescer. Por isso, investir nesse nicho é uma excelente forma de explorar o mercado e obter mais ganhos e crescimento para o seu negócio.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as padarias francesas. Continue com a leitura e saiba como oferecer produtos com a qualidade e sofisticação necessárias!

Entenda os perfis das padarias francesas

Na França, as padarias são vistas de uma forma muito diferente do que ocorre aqui, no Brasil. Por lá, elas são altamente valorizadas e a clientela é bastante exigente e rigorosa quanto à qualidade dos produtos e do atendimento. Veja os principais espaços desse estabelecimento!

Boulangerie

Na boulangerie, são produzidos os diferentes tipos de pães, cada um deles seguindo um processo diferenciado — o que resulta em produtos de altíssima qualidade. O profissional responsável por este setor precisa ser qualificado para lidar com massas diferenciadas, como as hiper-hidratadas , e realizar processos manuais com o primor necessário.

Patisserie

A patisserie é a parte voltada para a confeitaria. Ela se destaca pelo uso de uma diversidade maior de ingredientes, como ovos, açúcar e manteiga. Os profissionais dessa área têm o desafio de equilibrar a mistura de tais elementos para criar produtos leves, deliciosos e com uma apresentação impecável.

Atendimento

A parte do atendimento é uma complementação à qualidade da área de produção. Na França, a experiência em uma padaria é muito mais completa. Os atendentes são preparados para receber os clientes com a mesma excelência com a qual os pães e doces são fabricados.

Conheça as características dos produtos das padarias francesas

As padarias francesas não são uma referência mundial à toa. Descrevemos, a seguir, os principais motivos para esse reconhecimento!

Cuidado com a qualidade

Como dissemos, a qualidade é o ponto forte das padarias francesas. Ela é a principal meta a ser alcançada por toda a equipe. Isso envolve a escolha dos ingredientes, a aquisição de equipamentos com alta tecnologia e o treinamento de todos os colaboradores conforme suas funções.

Uso da fermentação natural

A fermentação natural é outro ponto muito presente na produção, principalmente de pães nas boulangeries. Os produtos como o pão francês e a baguete têm sabor e texturas completamente diferenciadas pelo uso desse tipo de fermentação.

Produção de pães especiais

Ainda falando do uso de fermentação natural, a produção de pães artesanais de diferentes tipos, formatos e texturas, faz com que a linha de produtos especiais seja muito mais ampla e diversificada. A diferença está no processo de fabricação, no uso dos equipamentos certos e na proporção dos ingredientes utilizados no preparo.

Saiba como levar as delícias das padarias francesas para a sua 

Com tantas vantagens e atrativos, você já deve estar pensando em como incorporar alguns produtos desses no mix da sua padaria, não é mesmo? Pois saiba que, além das receitas, será preciso investir na capacitação profissional dos padeiros e preparação da estrutura do estabelecimento para entregar o nível de qualidade esperado por esse tipo de clientela.

Mas, para que você já possa começar a se organizar, listamos os produtos de padarias francesas que têm grande aceitação no Brasil. Não se esqueça de investir em uma linha diversificada, que promova a identificação do público, e praticar preços coerentes, evitando que o consumidor tenha medo de entrar na sua loja por achar que seu produto é caro demais.

Baguete

Em primeiro lugar, a baguete. Ela é um clássico francês por aqui. Contudo, existe uma divergência entre o conceito original do produto e o tipo de pão que é oferecido em padarias brasileiras. A baguete não é simplesmente um pão francês mais alongado. Ela é feita com uso de fermentação natural e segue um processo específico que garante que o resultado será uma massa muito mais aerada, macia e com a crosta crocante e saborosa.

Para isso, é importante contar com amassadeiras robustas, que misturem os ingredientes de forma bastante homogênea, além de uma câmara de fermentação , que permita um controle mais preciso da temperatura e umidade no processo.

Éclair

Em segundo lugar, o éclair, também conhecido no Brasil como bomba, é parte da pâtisserie e faz bastante sucesso por aqui. Assim como a baguete, a versão brasileira é bem diferente da francesa — e isso pode ser trabalhado como um importante diferencial para a sua marca.

Na França, o éclair tem uma massa mais leve e aerada, além de recheios mais equilibrados em relação à quantidade de açúcar. Dessa forma, são doces menos enjoativos que estimulam o consumo de mais unidades por vez, aumentando o ticket médio das lojas.

Macaron

Em terceiro lugar, o macaron é mais uma receita francesa que caiu no gosto do brasileiro. Originalmente, tratava-se de duas massas de biscoito unidas por um recheio. Hoje em dia, tanto as massas quanto os recheios ganharam mais cores e sabores. Visualmente, é um excelente atrativo para a sua loja e, se feito seguindo o processo adequado , o sabor será mais um diferencial.

Croissant e Pain au chocolat

O croissant é uma massa folhada e leve que encanta a clientela. Mais uma vez, a versão brasileira encontrada em muitas padarias não entrega as características ideais do produto original. A escolha dos ingredientes, o processo de produção e o uso dos equipamentos certos é o ponto-chave para esse tipo de massa.

Para oferecer croissant e pain au chocolat (uma versão retangular do croissant recheada com chocolate), também é importante ter uma amassadeira de qualidade, mas, acima de tudo, deve-se contar com uma laminadora para a criação perfeita das camadas.

Conclusão

Em resumo, as padarias francesas fazem sucesso no mundo todo por entregarem produtos de qualidade e sabor especiais. Você pode oferecer tudo isso em seu estabelecimento, seguindo as orientações e cuidados que listamos neste post. Então, que tal aproveitar esse momento de inspiração e pensar em um novo passo para o seu negócio?

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
broas de milho
Por Prática 24 abr., 2024
A broa de milho é um quitute típico brasileiro, tradicional nas padarias, perfeito para acompanhar um café ou chá. Aprenda mais sobre ela!
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: