Folhados: veja os equipamentos necessários para produção

Folhados: veja os equipamentos necessários para produção

Os folhados são produtos de altíssimo valor agregado, além de fazer muito sucesso com os clientes. Veja o que é necessário para produzi-los aqui.

Folhados: veja os equipamentos necessários para produção

Os alimentos folhados fazem bastante sucesso na clientela de padarias. Afinal, quem não gosta de um croissant quentinho pela manhã? Esse tipo de massa é bem leve, além de trazer uma textura diferenciada para o produto. Sem falar que ela pode ser usada em diferentes tipos de receitas, que ganham um ar de sofisticação.

Seu processo de fabricação é trabalhoso e, por isso, muitas pessoas acabam optando por comprar massas industrializadas. A grande questão é que existe uma diferença muito grande entre o resultado da fabricação artesanal e a industrial.

Se você quer oferecer alimentos folhados de qualidade em seu estabelecimento, e até mesmo fornecer a massa pronta, é fundamental investir nos equipamentos certos. Neste artigo, vamos falar sobre isso, com dicas e informações para valorizar ainda mais a sua marca no mercado. Confira!

Quais são os equipamentos indispensáveis para a produção de alimentos folhados?

As massas folhadas são encantadoras por sua forma, sabor e principalmente textura. Essa combinação de resultados só é possível quando ela é fabricada com bastante critério, seguindo uma ordem específica de passos e manuseando a massa com muito cuidado e atenção.

Tudo isso, quando feito manualmente, dá muito trabalho, acima de tudo na etapa de laminação. Dessa forma, os equipamentos certos ajudam a ter uma linha de produção em escala maior, sem perder a qualidade e uniformidade dos produtos. Veja, abaixo, quais são aqueles que não podem faltar em sua padaria.

Amassadeira

A amassadeira é destaque entre os equipamentos de panificação. Ela é um dos mais básicos e indispensáveis equipamentos dos estabelecimentos desse setor, já que é responsável por misturar os ingredientes de massas diversas de forma uniforme e eficiente.

É o mesmo equipamento utilizado na produção do pão francês ou de pães artesanais, por exemplo. No caso dos alimentos folhados, o equipamento permite que um volume maior de massa seja fabricado por vez, agilizando o processo e possibilitando a entrega de uma quantidade maior e mais variada de produtos.

Laminadora

A laminadora é o equipamento mais importante do processo, que faz com que a massa tenha seu aspecto aerado e com diversas camadas. Na fabricação manual, essa é a etapa que dá mais trabalho e que demanda mais atenção e cuidado. A massa é delicada e precisa ser laminada de forma correta para não perder o resultado esperado.

Então, a fase que seria feita com a ajuda de um rolo e demandaria muita habilidade do profissional para garantir um mínimo de uniformidade pode ser realizada de forma automatizada e rápida. Os cilindros são ajustáveis, de forma que, a cada passada, a massa seja comprimida na medida certa, por igual.

Câmara de fermentação

A câmara de fermentação é mais uma das ferramentas necessárias para quase todos os produtos de uma linha de produção panificadora. Essa etapa do processo de fabricação é muito sensível às condições ambientais, como umidade do ar e temperatura.

Uma câmara com tecnologia de ponta possibilita o controle desses dois elementos de maneira precisa e eficiente. As massas contam com um ambiente mais adequado para se desenvolver e o resultado é uma linha de produtos de alta qualidade e padronização.

Forno

O forno é o equipamento responsável pela finalização dos produtos. Ele deve permitir um ajuste preciso de temperatura e ter uma distribuição de calor uniforme em seu interior.

Outro fator importante é que a ferramenta precisa ser robusta o suficiente para atender à demanda de produção diária, que vai muito além das massas folhadas.

Em uma linha de produção panificadora, será necessário mais de um forno, inclusive de modelos diferenciados. Há os de convecção menores, turbos programáveis, lastro e até fornos especiais para frente de loja os chamados “vitrine”.

Ultracongelador

O ultracongelador é um equipamento de tecnologia na panificação que chegou no mercado para romper com alguns limites da produção de alimentos no setor. Ele faz o congelamento acelerado dos alimentos, garantindo sua integridade e aumentando a durabilidade, conforme cada caso.

Com ele, a sua panificadora pode definir um dia específico para a produção de alimentos folhados e aqueles que não forem expostos no dia podem ser congelados antes de ir ao forno. Outra vantagem disso é que sua empresa pode se tornar uma fornecedora de produtos congelados para padarias menores e demais estabelecimentos.

Como esses aparatos influenciam no produto?

A massa folhada tem seus pontos de atenção que, manualmente, são mais complicados de garantir. Por exemplo, a mistura dos ingredientes deve estar bem homogênea antes de começar o processo de laminação. Além disso, a temperatura da massa deve estar relativamente baixa durante essa etapa, para que a manteiga não seja indevidamente incorporada.

Cada um desses equipamentos contribui com a qualidade de uma etapa diferente. Eles aumentam a capacidade produtiva, proporcionam padronização dos produtos e dão agilidade ao processo. Três elementos fundamentais para ter uma fabricação ao nível profissional.

Vale a pena investir em uma máquina para fazer folhados?

Com certeza! Como já mencionado, o processo de fabricação é delicado e trabalhoso, mas, com os equipamentos certos, tudo fica mais fácil. A laminadora é a máquina central para a produção de alimentos folhados. É ela que garante a qualidade da massa, mesmo diante de um manejo mais acelerado que o manual. Sem ela, a relação custo-benefício deixa de ser atrativa para o negócio.

Quais as vantagens de contar com os utensílios certos para o preparo de alimentos folheados?

Até aqui, já deu para perceber a importância de ter os equipamentos adequados na produção de massas folhadas. Contudo, é preciso reforçar algumas das vantagens em relação aos resultados, como listamos abaixo:

  • as massas ficam mais leves e saborosas;
  • os produtos são finalizados em tamanhos e formatos padronizados;
  • os custos de produção são reduzidos;
  • o processo de produção é mais ágil;
  • o congelamento aumenta as possibilidades de ganho com os produtos.

Os alimentos folhados são deliciosos e especiais. Eles enchem os olhos dos clientes e podem se tornar um importante diferencial para o seu estabelecimento. Contando com os equipamentos certos, tudo fica ainda mais vantajoso para a sua empresa, por isso, não deixe de observar as dicas deste artigo.

Agora, veja mais sobre o croissant e como impulsionar as suas vendas utilizando o conceito de frente de loja com fornos vitrine. Continue a leitura.

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!