10 ótimas estratégias para aumentar as vendas na padaria

Padaria gourmet, boulangerie, confeitaria congelada e até oferecimento de itens sofisticados em sintonia com o mix tradicional de pães e doces: na contramão da crise, o setor de panificação cresceu 2,81% em 2018, muito impulsionado por novos modelos de negócios, equipamentos de ponta e produtos alternativos mais saudáveis.

Mas com quase 70 mil concorrentes no Brasil — muitos deles em franco processo de modernização —, como aumentar as vendas na padaria? É preciso mesmo incorporar todas essas tendências? É isso que você vai descobrir agora com as 10 dicas fundamentais de uma panificadora de sucesso! Confira!

1. Trabalhe com experimentação

Mostre generosidade com seu consumidor ao permitir que ele experimente algumas de suas delícias por cortesia. Segundo pesquisa feita pelo SPC em 2015, naquele ano, 53% dos consumidores fizeram ao menos uma compra por impulso depois de uma experiência degustativa. Não despreze essa estratégia de encantamento para aumentar as vendas da padaria.

2. Ofereça produtos para eventos

Aumente sua receita adaptando a produção de sua padaria para grandes eventos, como aniversários, coquetéis ou festas de empresas. Divulgue sua panificadora/confeitaria na região como opção indispensável na hora de fazer aquele evento especial, destacando os descontos crescentes de acordo com o volume de pedidos. Esses detalhes fazem diferença em seu faturamento mensal.

3. Trabalhe com equipamentos de primeira linha

Bons padeiros e confeiteiros sem equipamentos de ponta é algo tão promissor quanto um piloto de F1 dentro de um Fusca. É desperdício de investimento.

Por exemplo, há padarias que ainda trabalham com amassadeiras de baixa capacidade, fazendo com que a produção de pães mantenha o equipamento sempre ocupado. Com isso, a padaria acaba sacrificando a produção de outros itens, tornando seu mix de produtos pobre e limitado.

Há ainda aquelas que colocam os padeiros para fazer muitos produtos manualmente, acarretando desgaste da equipe, baixa produtividade (quantidade e qualidade) e perda de tempo. Existem muitos equipamentos de qualidade que facilitam a rotina diária da padaria e “se pagam” facilmente simplesmente ao cortarem muitos custos.

No processo de panificação, a amassadeira faz com que a farinha absorva a água na medida certa, criando a chamada “rede de glúten”. Essa textura de véu da massa (que se parece com um chiclete de bola) é responsável por aprisionar os gases da fermentação, permitindo que os pães cresçam adequadamente, com casca crocante e miolo macio.

Só que, sem uma amassadeira de qualidade, fica impossível levar esse nível. Percebeu a diferença que faz um bom equipamento nas vendas da padaria?

4. Trabalhe com Grab and Go

Já ouviu falar em Grab and Go? O conceito é um aprimoramento da loja de conveniência, só que com muito mais refinamento e opções saudáveis. Nesse modelo, entram produtos prontos em porções menores já dentro de embalagens descartáveis e com preços acessíveis, expostos em prateleiras para quem precisa fazer uma refeição rápida evitando filas. 

5. Deixe o design de sua padaria dialogar com sua produção

Um dos problemas mais comuns nas panificadoras é a falta de harmonia entre loja e área de produção, o que responde por muitos casos crônicos de perda de vendas na padaria.

O resultado dessa imprecisão de comunicação é o abastecimento desproporcional, produção empacada nos balcões (pilhas de pães murchos amontoados) ou até fornecimento intermitente, o que faz com que o cliente chegue à padaria e não tenha doces/pães franceses/salgados frescos para comprar. Imperdoável.

Você pode começar a fechar essas lacunas trazendo à sua padaria alguns equipamentos estratégicos, como os fornos vitrine. Além de deixar o layout de seu estabelecimento mais atraente, ajudam a eliminar o tradicional questionamento dos consumidores sobre “se o pão é de hoje”. Trata-se do conceito de “ponto quente”.

Essa concepção parte da ideia de colocar um ou mais fornos especiais na área de venda para manter contato visual permanente do cliente com a beleza dos pães crocantes, bem como inundar o ambiente com o aroma irresistível de um legítimo pão francês — haja vista que muitos pedestres podem ser atraídos pelo cheiro dos produtos preparados na hora.

Veja bem, não estamos falando de fornos comuns, evidentemente: os fornos vitrine são equipamentos de design sofisticado e bonito para ficarem em destaque e produzirem constantemente em quantidades menores, sendo verdadeiros “chamarizes de clientes”. 

Powered by Rock Convert

Além da influência no processo de decisão de compra (pela produção à vista do cliente), esses equipamentos diminuem balcões expositores, gerando economia e layout mais moderno.

6. Abra um canal para criação de produtos personalizados

Quando a empresa abre espaço para que o cliente participe do negócio, as chances de convertê-lo em um verdadeiro missionário de seu estabelecimento são altas. Que tal então abrir um canal nas redes sociais para que seus consumidores deem sugestões de novos salgados e doces?

Esse nível de personalização ajuda a alavancar suas vendas da padaria e ainda cria um diferencial entre seu estabelecimento e os demais da região.

7. Invista em serviços diferenciados

Em plena era dos negócios digitais, não há mais como manter uma padaria como se fazia há 30 anos. Com a disponibilidade de um oceano de novos canais e tecnologias, sairá na frente quem conseguir encontrar uma forma de utilizar recursos inovadores (como Big Data) para ampliar a fidelização do cliente.

Que tal se você começasse a se interligar ao ambiente digital abrindo contas em todas as redes sociais? Você poderia vincular suas páginas aos grupos ligados ao seu bairro, levando sua marca a pessoas que moram perto, mas talvez nunca tenham tido contato com seu estabelecimento. Isso impacta as vendas na padaria.

Crie promoções especiais, que estimulem a participação ativa em suas redes; com isso, você dá “rosto” a cada cliente, abrindo espaço para conhecê-lo melhor e, quem sabe, desenvolver promoções exclusivas.

Imagine se você lançasse um serviço de delivery, com pedidos feitos diretamente em seu site ou em suas mídias sociais? Com o cadastro de sua clientela e o perfil de compra monitorado via sistema, fica mais fácil integrar soluções de análise de dados para entregar, por exemplo, cupons de desconto personalizados!

8. Ofereça produtos inovadores

Um levantamento feito em 2018 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostrou que 80% dos brasileiros priorizam alimentação saudável em sua dieta semanal. Nesta onda entram os pães com alto teor de fibras, com grãos e oleaginosas de alto valor nutricional.

Que tal democratizar mais seu mix de produtos, permitindo que seus salgados e doces tradicionais dividam espaço em sua cesta com pães com fermentação natural e itens requintados (mas também saudáveis) da confeitaria fina (como pudim de chia com manga, parfait de iogurte e naked cakes low carb)?

9. Considere locar um terreno próximo como estacionamento à sua panificadora

Você quer que seu cliente entre para comprar pão francês e saia com bolos, brigadeiros, tortas e croissants, certo? Mas como acha que isso será possível se ele tiver que carregar pilhas de caixas de doces e salgados por três quarteirões, já que sua panificadora não oferece estacionamento?

Se não houver a comodidade de estacionar bem ao lado da padaria (de forma que, com alguns passos, já seja possível abrir o porta-malas e guardar as compras), tenha certeza de que seu ticket médio será inevitavelmente baixo, e por uma razão simples: ninguém compra o que não consegue levar.

Desse modo, por mais que implique em investimento adicional, é crucial encontrar uma forma de oferecer estacionamento aos seus clientes para aumentar as vendas na padaria. Se você não tiver a sorte de ter um terreno ocioso vizinho ao seu estabelecimento, busque conveniar-se a algum estacionamento próximo. 

Mas antes, sempre consulte as legislações vigentes para evitar transtornos futuros. 

10. Faça cartões fidelidade

Estimule as compras rotineiras por meio de cartões fidelidade, do tipo “a cada R$ 30,00 em compras, você ganha um carimbo; ao completar 10 carimbos, ganhe um café da manhã completo grátis”. Você pode também emitir um cartão de verdade, com acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos na panificadora.

Como você viu neste post, existem inúmeras formas de aumentar o faturamento da padaria. Como carro-chefe de qualquer estabelecimento do gênero, o pão francês tem o poder de conectar permanentemente a rotina do brasileiro às panificadoras e confeitarias, mas apenas ter um bom pão já não é mais suficiente para vencer no mercado. Inovação é fundamental, e você pode começar com as iniciativas acima listadas!

A propósito, quais estratégias seu estabelecimento utiliza para aumentar as vendas na padaria? Algumas das iniciativas acima? Teve outra ideia? Deixe abaixo seu comentário!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário