blog Prática

5S: pequeno guia de aplicação nos empreendimentos food service

Prática • 11 de outubro de 2023

O 5S é uma metodologia de gestão da qualidade que visa promover a organização e a melhoria contínua nos locais de trabalho. Os “S” representam palavras japonesas que se traduzem em senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de autodisciplina.

Essa abordagem enfatiza a importância de manter o local de trabalho limpo, organizado e funcional, resultando em maior produtividade, segurança e qualidade. O 5S é amplamente adotado em empresas de todo o mundo como parte de suas estratégias e eficiência operacional.

Em food service, estes conceitos são de absoluta importância e para acima de tudo, a segurança dos alimentos, adequação à legislação e imagem do seu empreendimento. Por isso preparamos um guia para ajudá-lo a executar ações referentes a cada critério.

Seiri (Senso de Utilização)

  1. Avaliar o conteúdo de todos os armários, gavetas, depósitos e estações de trabalho e descartar ou destinar o que não tem mais utilidade.
  2. Verificar utensílios, vasilhames e recipientes com defeitos.
  3. Inspecionar assadeiras, formas e panelas, descartando as amassadas, com defeitos ou carbonizadas, que não podem mais ser recuperadas.
  4. Avaliar acessórios como mesas, bancadas, armários e carrinhos de transporte que não tenham mais utilidade ou que estejam em má conservação.
  5. Esvaziar, desligar, descongelar, higienizar e organizar câmaras congeladas, refrigeradores, freezers e bancadas.
  6. Fazer um inventário regular do estoque de ingredientes e produtos alimentícios, eliminando itens vencidos ou pouco utilizados.
  7. Avaliar o estado de conservação, frequência de uso, produtividade e desempenho dos equipamentos. Aqueles com defeito, parados, danificados ou que não atendem mais à demanda devem ser removidos da produção e encaminhados para conserto, manutenção ou descarte adequado.
  8. Identificar e manter apenas os equipamentos e utensílios essenciais para a operação diária, doando ou descartando o que não é necessário.
  9. Realizar uma revisão do mix de produtos e pratos dos cardápios, mantendo apenas os populares e de alta demanda.

Seiton (Senso de Organização)

  1. Evite armários, gavetas e locais de estocagem de utensílios em excesso, pois isso estimula o acúmulo e o esquecimento destes itens nesses locais.
  2. Defina locais específicos de estocagem conforme a estação de trabalho, o uso por profissionais e as orientações da vigilância sanitária.
  3. Coloque os itens ao alcance dos profissionais e em áreas pré-definidas.
  4. Reabasteça as câmaras de estocagem, separando por áreas pré-definidas.
  5. Disponha o estoque de acordo com as necessidades de cada matéria-prima.
  6. Reorganize o layout da produção de acordo com a sequência de uso dos equipamentos e garanta que estejam em bom estado e em pleno funcionamento.
  7. Crie áreas de armazenamento bem definidas para ingredientes, utensílios e equipamentos, rotulando-os claramente.
  8. Faça um planejamento e controle de produção para todos os itens vendidos no seu estabelecimento.

Seiso (Senso de Limpeza)

  1. Realizar treinamentos com procedimentos corretos de higienização para todos os itens (equipamentos, acessórios, utensílios e etc.) e locais.
  2. Estabelecer uma rotina de limpeza diária para todas as áreas, atendimento, externa, fachadas, frente da loja, calçadas e áreas adjacentes, como áreas de carregamento de matéria-prima e descarte do lixo, e, claro, a área de produção, cozinha, balcões, mesas e banheiros.
  3. Designar responsabilidades de limpeza ou criar uma escala para os funcionários, manter um registro de verificação.
  4. Realizar inspeções regulares para verificar se foi feita corretamente pela gestão ou por outro responsável.

Seiketsu (Senso de Padronização)

  1. Criar POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) para todas as operações.
  2. Implementar um sistema de gestão de qualidade e segurança alimentar, assegurando que todos os funcionários sigam as diretrizes.
  3. Implante o método FIFO (First In, First Out – Primeiro que entra é o primeiro que sai) para a gestão do estoque.
  4. Implementar um sistema de codificação de cores para facilitar a identificação rápida de produtos ou áreas específicas.

Shitsuke (Senso de Autodisciplina)

  1. Promover a conscientização e o comprometimento dos funcionários com os princípios do 5S por meio de treinamentos e reuniões regulares.
  2. Incentivar a cultura da melhoria contínua, encorajando os funcionários a sugerirem melhorias nos processos e na organização.
  3. Reconhecer e realizar premiações para recompensar o esforço e o comportamento que promovam a manutenção do 5S na empresa.
  4. Contar com o apoio da Vigilância Sanitária, nutricionistas, consultores e engenheiros de alimentos para a manutenção do programa.

Conclusão

Em conclusão, a implementação dos princípios do 5S nos empreendimentos de alimentação, desempenha um papel fundamental na busca pela excelência operacional.

Ao seguir estes princípios você pode otimizar seus processos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, garantir a segurança alimentar e proporcionar uma experiência mais agradável aos clientes.

Além disso, promovem um ambiente de trabalho mais seguro e motivador para sua equipe e que fortalece a reputação e a competitividade desses estabelecimentos no mercado.

Share by: