Ambiente instagramável: divulgue seu estabelecimento

Prática • nov. 19, 2021

Em todos os lugares, as pessoas estão com os smartphones nas mãos tirando selfies, fotografando uma paisagem diferente e interagindo em redes sociais.

Para acompanhar a era digital, é importante que o seu estabelecimento, seja ele restaurante, bar, sorveteria, padaria ou outros, fique por dentro de uma tendência internacional: o ambiente instagramável.

Esse termo pode parecer estranho para leigos, mas hoje em dia é esse recurso que irá destacar o seu negócio e aumentar a sua presença no seu nicho. Quer ficar por dentro dessa inovação? Confira as dicas deste post.

O que é um ambiente instagramável?

Esse termo, originado da rede social mais acessada do mundo, o Instagram, pode ser definido como um espaço decorado e organizado para despertar o interesse dos visitantes e fazer com que eles divulguem o local nas redes sociais .

Essa é uma estratégia de marketing espontâneo, pois a pessoa compartilha porque gostou, faz um feedback positivo, atrai mais clientes e esses, por sua vez, já vão com o objetivo de ter a mesma experiência, repetindo assim o processo de compartilhamento.

O que atrai os clientes no ambiente instagramável?

É importante entender que uma bela decoração ajuda no objetivo que desejamos, mas ela sozinha normalmente não basta para incentivar os compartilhamentos ou impactar quem vê as fotos e vídeos. A clientela procura por locais que gerem uma interação diferente, uma experiência única.

Além do uso da decoração, isso pode ser aplicado em abordagens diferentes ao cliente, em locais temáticos, nos colaboradores com vestimentas chamativas, nos alimentos com características únicas e em muitos outros pontos, não há limites para a criatividade.

Você pode instagramar um espaço do seu estabelecimento ou ele todo, o importante é ter um ponto de atenção que vai conquistar clientes, gerar divulgação e aumentar vendas.

Cases de sucesso de ambiente instagramável

Vários restaurantes e estabelecimentos têm a proposta do ambiente instagramável. Confira algumas inspirações:

  • Taverna Medieval : hamburgueria temática com pratos e decoração medievais. Essa possui “rituais” que ocorrem após pedir itens específicos do cardápio, que são um show à parte.
  • O Tradicionalíssimo :  primeira loja instagramável de donuts do Brasil;
  • Eat Asia + Hello Kitty : restaurante oriental com o tema “Hello Kitty”, personagem presente tanto no ambiente quanto nos próprios itens do cardápio;
  • Bar das Patroas : bar inspirado no universo feminino;
  • Mundo Animal : restaurante para a criançada aproveitar uma “aventura na floresta”;
  • Magia & Bruxaria : restaurante para os fãs de Harry Potter, com destaque não só para a decoração, mas também para o cardápio;
  • Aeromoça Padaria Express : panificadora personalizada com elementos de aviação. 

Os espaços temáticos elevam a lucratividade do negócio. São reservas esgotadas, longas filas e uma procura alta para fugir da rotina em um estabelecimento “diferentão”. Para ter esses resultados, você precisa entender a proposta e seguir algumas orientações.

Dicas para aplicar a ideia no estabelecimento

Você já viu que um ambiente instagramável exerce uma poderosa atração de clientes, mas como aplicar o conceito? Talvez essa seja a sua dúvida, então confira as nossas dicas.

Estilo

Você precisa definir a imagem que deseja transmitir com a sua marca e como você atingirá o seu público utilizando a personalização. Além do ramo gastronômico escolhido, é fundamental ter um ambiente harmonioso.

Isso é uma questão de coerência, por exemplo: imagine um restaurante de comida japonesa, mas com uma decoração comum, você se sentiria comendo em um lugar comum que apenas serve essa opção.

Com certeza é mais atrativo se o ambiente for personalizado com uma luminária japonesa, leques, forros de mesa com estampas florais, plantas de bambu dentre outros itens decorativos, porque você não está apenas comendo, está tendo uma experiência .

Portanto, utilize móveis diferentes para compor o cenário e, também, outros variados recursos para que as pessoas se sintam à vontade, tais como:

  • luzes;
  • fios e fitas;
  • tecidos coloridos ou estampados;
  • pinturas 3D;
  • texturas;
  • desenhos;
  • colagens;
  • fotos;
  • quadros;
  • painéis;
  • dobraduras e sobreposições;
  • adesivos;
  • objetos; 
  • tijolos à vista;
  • madeira;
  • piso diferenciado como: madeira, flores, xadrez ou colorido;
  • dentre outros.

É fundamental buscar alternativas criativas que caibam no orçamento do seu negócio e que combinem com a ideia que você deseja passar. Além da decoração em si, os pratos também podem seguir o estilo, com nomes que estejam dentro de uma temática escolhida, por exemplo.

Cores e iluminação

Utilize cores conforme o estilo do seu negócio. Cada cor impacta o cérebro humano de uma forma específica e desperta determinadas sensações, isso é explicado pela “Psicologia das cores”.

Outra questão relevante é a iluminação, visto que ela faz total diferença no ambiente instagramável. Luminárias e lustres são boas opções, pois existem diversos itens no mercado para todos os estilos, como rústicos e luxuosos.

A intenção é que o cliente possa fotografar o local, por isso o estabelecimento deve ser organizado de modo que os espaços mais propícios para fotos sejam destacados e bem iluminados.

Serviço de qualidade

Não adianta decorar o estabelecimento se o serviço em geral é ruim. Sendo assim, a proposta da tematização deve envolver os pratos servidos, a forma de atendimento e, até mesmo, as vestimentas dos colaboradores.

Além disso, é preciso investir na segurança, bem como na higienização do local, principalmente nesse momento pandêmico e pós-pandemia.

Datas especiais

Em datas comemorativas e eventos, o seu empreendimento pode elaborar pratos especiais e decorações características. No dia dos namorados, por exemplo, vale adornar o restaurante com rosas, corações, balões e oferecer um cantinho diferenciado para o casal tirar uma bela foto marcando o seu estabelecimento.

Redes sociais

Por fim, como o objetivo é trazer para um ambiente físico um projeto das redes sociais, nada melhor do que utilizar as próprias ferramentas para divulgar o seu negócio.

Nessa perspectiva, dê uma atenção especial à produção de conteúdos para gerar engajamento e encantar os usuários. Você pode gravar um breve vídeo mostrando uma decoração legal, ensinando a montar um prato bonito, mostrando o cuidado do preparo de alimentos e outras informações relevantes. 

Concluindo…

Como diz um famoso ditado popular, “a primeira impressão é a que fica”. Logo, ao investir em um ambiente instagramável, o seu estabelecimento ficará marcado na memória dos frequentadores.

Cenários ousados e autênticos atraem likes nas redes sociais, mas não é só isso. Eles também proporcionam uma experiência diferenciada, o que fará com que os clientes se encantem e indiquem para amigos e seguidores. Logo, proporcione um bom atendimento, com um espaço confortável e agradável que, certamente, você terá bons resultados.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: