Automação é a aplicação de tecnologias e sistemas para tornar processos e tarefas mais eficientes e independentes de intervenção humana. É utilizada em diversas áreas, como indústria, agricultura, saúde e serviços, com o objetivo de aumentar a produtividade, reduzir custos e minimizar erros.
Ela pode incluir a utilização de máquinas, equipamentos, sensores e softwares especializados e até robôs, inteligência artificial ou outros recursos tecnológicos. Ela pode substituir algumas atividades que dependam integralmente do ser humano, ajudando a otimizar o uso de recursos e principalmente, do tempo.
Aprenda mais neste artigo sobre como a automação se aplica nos empreendimentos de alimentação e alguns dos recursos disponíveis.
Em empreendimentos de alimentação, ela pode ser aplicada em todas as áreas, como gestão de estoque, produção, compras, vendas e atendimento ao cliente.
Dessa forma os gestores e colaboradores concentrem sua atenção em atividades estratégicas, enquanto as tarefas operacionais são realizadas de forma mais rápida e precisa. Além disso, ela pode contribui para a redução de erros, qualidade do serviço e aumentar a produtividade. Sua adoção também pode tornar os processos mais sustentáveis, ao minimizar o desperdício de recursos como água, energia e alimentos.
Os softwares de gestão de estoques e compras são ferramentas que permitem controle do fluxo de produtos e materiais, reduzindo custos e evitando perdas. Entre as tecnologias disponíveis, destacam-se os sistemas de controle de estoque em tempo real, que fornecem informações precisas sobre a quantidade e a localização de cada item.
Além disso, alguns oferecem recursos avançados, como a integração com fornecedores e a análise de dados para previsão de demanda. Com eles, é possível garantir um melhor gerenciamento de estoques e compras, aumentando a competitividade.
Com certeza, os fornos combinados são equipamentos que automatizaram e centralizaram muitas das funções de uma cozinha convencional. Eles podem substituir até 90% dos equipamentos de uma cozinha profissional e realizar diversos tipos de preparos, como cozidos, assados, frituras, grelhados, gratinados e outros.
Entre os recursos para automação das operações dos fornos combinados, destacam-se:
Os Speed Ovens são equipamentos compactos que utilizam tecnologias como micro-ondas, ar quente impingido e resistências infravermelho para finalizar alimentos pré-prontos e prontos. Uma de suas principais vantagens é o sistema “ventless”, que dispensa o uso de coifas e permite a instalação em locais com restrição de espaço.
Além disso, esses equipamentos possuem recursos de automação, como a programação de receitas no painel. E o melhor é que alguns modelos contam com uma plataforma exclusiva para gestão remota do equipamento.
Já em operações internas de cozinha, equipamentos como os micro-ondas profissionais também auxiliam na automação, já que trabalham com receitas programadas e agilizam o atendimento ao descongelar ingredientes e aquecer pratos.
Os fornos Speed Oven da Prática contam com a IoK, ou “Internet da cozinha”, uma plataforma online que permite a administração de vários fornos compatíveis à distância, via Wi-fi, através de um único computador, celular ou tablet. Com ela, é possível criar, editar grupos, receitas e menus completos, além de personalizar ícones e fotos, tornando a gestão remota muito mais ágil e fácil, especialmente em redes ou franquias com lojas em diferentes localidades.
A plataforma também oferece suporte ao cliente por meio de chat, além de um cookbook com receitas criadas, e permite receber novas funções e atualizações de interface do equipamento, proporcionando uma experiência completa de gestão para o usuário.
Essas ferramentas permitem o controle de reservas, pedidos e pagamentos, além de facilitar a comunicação entre a equipe de atendimento e da cozinha.
Alguns oferecem recursos como a análise de dados para identificação de padrões de consumo e a criação de programas de fidelidade para clientes. Com eles, você pode oferecer um atendimento personalizado e garantir a satisfação.
Já os de delivery, permitem o controle de pedidos, rotas de entrega, pagamentos e gerenciamento de estoque específico para entregas. Existem os integrados ao sistema de gestão, que permitem a comunicação direta entre cliente, entregador e cozinha. Alguns oferecem análise de dados para identificação de padrões de consumo e a criação de promoções específicas para estes pedidos.
Em suma, como você pode ver, com a crescente demanda por soluções tecnológicas que auxiliem na gestão de empreendimentos de alimentação, a automação tem se tornado uma aliada indispensável para garantir maior eficiência e padronização nos processos. As tecnologias demonstram como é possível operar a produção de alimentos e a gestão, trazendo maior agilidade e qualidade para o atendimento ao cliente.
Por fim, veja nosso conteúdo sobre os benefícios dos Speed Ovens para seu negócio. Continue a leitura.
O post Automação de serviços na gastronomia: quais as opções? apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT