Bolo de Chocolate: como produzir e inovar na apresentação

Bolo de chocolate: como produzir com qualidade, inovar na apresentação e acertar na divulgação

  • Home
  • Panificação
  • Bolo de chocolate: como produzir com qualidade, inovar na apresentação e acertar na divulgação
Bolo de chocolate

Você sabia que no dia 27 de Janeiro é comemorado o dia do bolo de chocolate? Pois é, essa massa famosa atrai um grande público, então que tal inovar a receita para comemorar esse dia e aumentar as suas vendas?

Um delicioso e fofinho bolo chocolate é uma ótima opção para vender na sua padaria, por isso criamos este post para você atrair o público servindo-o de formas diferentes e, consequentemente, mais interessantes. mais interessante. 

Lembrando que o artigo não terá uma receita de bolo de chocolate em si, pois é um produto fácil de produzir e ainda mais fácil de personalizar. Buscamos reunir, no entanto, dicas sobre como melhorar sua produção, suas vendas e a apresentação desse produto. Confira as dicas para preparar e oferecer o quitute.

Como produzir a massa ideal?

Para uma massa fofinha, umedecida e muito deliciosa, é importante prestar atenção em alguns pontos essenciais, confira:

Ingredientes

Os ingredientes são os já comumente utilizados: farinha, ovos, leite, manteiga/margarina, açúcar, fermento e chocolate, mas a diferença é a forma como você vai tratá-los.

É bom que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente, a farinha de trigo seja peneirada, os ovos tenham tamanho médio e tanto o fermento quanto o chocolate sejam de boa qualidade.

Cuidados especiais com o fermento

Atente-se à qualidade, validade e quantidade do fermento, além disso, lembre-se de introduzi-lo na massa apenas no final da receita e não bate o bolo após isso.

Muitas massas de bolo de chocolate também levam em sua composição o bicarbonato de sódio junto ao fermento. Isso porque, além de fazer o bolo crescer mais e ficar fofo, o bicarbonato também auxilia na coloração mais intensa.

Escolhendo o chocolate

O ideal são os com 50%, 70% ou 100% cacau. Tenha em mente que a escolha vai influenciar na cor, no sabor e no valor final do produto, já que esses chocolates têm diferentes preços.

Outra opção é o achocolatado em pó, já que é mais fácil de ser encontrado. Tenha em mente, porém, que ele tem mais açúcar e vai mudar a cor e o sabor do bolo, que não serão tão acentuados como os feitos com o “chocolate puro”.

Equipamentos para o bolo de chocolate

Como um bom profissional, você tem ou terá muita demanda. Logo, além da qualidade e do rendimento que equipamentos profissionais podem proporcionar, você precisará, principalmente, da alta produtividade deles.

Batedeira

Imagine a dificuldade de produzir 60 bolos por turno em uma batedeira de 5 litros, difícil, não é? Por isso, investir em batedeiras planetárias maiores, de 18 ou até 36 litros é o ideal. Isso porque ela não vai cobrir apenas a demanda da produção das massas, mas também dos recheios, das coberturas, do glacê, entre outros.

Forno

Na hora de assar não é diferente, a produção também aumenta e são necessários fornos maiores, de preferência fornos lastro ou de convecção, nos quais os bolos serão assados com mais uniformidade e qualidade no resultado. No caso das padarias, é recomendado ter um ou mais fornos dedicados apenas para confeitaria, para não colidir essa produção com a de pães.

Detalhes que fazem a diferença

É principalmente aqui que sua massa ganhará identidade, então, confira como cuidados simples podem fazer a diferença.

Preaquecimento

É fundamental ter atenção também à temperatura e ao tempo da massa no forno. Desse modo, lembre-se de sempre aquecer o forno antes de levar o bolo para assar e evite abri-lo nos primeiros 30 minutos após colocar a massa, pois isso pode deixar o seu bolo cru e massudo.

Como conservar a umidade do bolo de chocolate

Para deixar o bolo mais úmido e atraente após ficar pronto, você pode molhá-lo com leite, guaraná, suco de laranja ou com um pouco de água. Caldas mais líquidas também podem ser utilizadas.

Ingredientes extras que dão um toque especial à massa

Ao incrementar a massa do bolo, ele pode chamar mais atenção dos clientes. Em vista disso, após colocar a massa na forma, experimente adicionar gotas ou pedaços de chocolate em sua superfície. Assim, conforme o bolo vai assando, o chocolate derrete e deixa um gosto diferenciado na receita.

Também podem ser adicionados confetes, raspas de coco, especiarias (canela, gengibre, cravo, dentre outras) e outros ingredientes no meio da massa.

Melhores coberturas e recheios para bolo de chocolate

Um bolo fofinho, molhadinho e bem recheado é o que mais chama a atenção da freguesia, principalmente quando é oferecido com coberturas ou recheios diferenciados.

Sendo assim, confira a seguir algumas coberturas e recheios para inovar os seus bolos.

Sugestões de coberturas:

  • calda de morango: morangos combinam muito bem com o chocolate, por isso vale muito a pena utilizar a calda ou a geleia de morango;
  • brigadeiro branco com leite em pó: para quem ama um bolo de chocolate bem docinho, fazer uma cobertura de brigadeiro branco e polvilhar leite em pó por cima é uma ótima opção;
  • cobertura de creme de avelã com fatias de morango: muitas pessoas amam creme de avelã, ainda mais com morango, logo, é uma combinação perfeita;
  • calda de framboesa: que tal dar uma aperfeiçoada nas suas coberturas e utilizar a calda ou geleia de framboesa? Certamente é uma ótima dica para quem quer trazer novidades;
  • cobertura de coco: a cobertura de coco é perfeita para quem ama um delicioso docinho de coco ou bolo prestígio;
  • cobertura de brigadeiro: e é claro que não pode faltar também o clássico bolo de chocolate com brigadeiro e granulado, então vale a pena adicioná-lo ao cardápio, visto que muitas pessoas gostam de um bolo mais simples.

Recheios:

  • ganache;
  • doce de leite;
  • creme de avelã;
  • doce de leite em pó;
  • beijinho;
  • doce de abacaxi;
  • coco;
  • brigadeiro de chocolate branco e maracujá;
  • brigadeiro tradicional ou meio amargo pastoso;
  • dentre outros.

Sugestões de apresentação para o bolo de chocolate

É fundamental variar a forma de servir o bolo de chocolate para atrair mais clientes. Você pode optar, por exemplo, por:

  • bolo de pote;
  • cupcake;
  • brownie;
  • brigadeiro recheado com pedaços de bolo;
  • bolo com sorvete;
  • bolo gelado embrulhado;
  • rocambole;
  • bolo na taça;
  • minibolo;
  • bolo na caixinha;
  • minitorta;
  • bolo trufado;
  • bolo dark, com muito chocolate;
  • e muito mais.

Dicas de venda

Além do produto de qualidade, é importante saber vendê-lo! Por isso, vale a pena seguir algumas dicas na disponibilização dos produtos, confira.

Evite a Gourmetização em excesso: bolos deliciosos podem ter desde apresentações mais simples até as mais elegantes sem precisar de ingredientes caros. Com essa medida você poderá oferecer preços mais acessíveis e vender mais.

Opte por gramaturas menores para vender no dia a dia: bolos em torno de 350 gramas são ideais para duas ou até uma pessoa. Além disso, em situações cotidianas, uma família maior pode pedir mais de um sabor de bolo para agradar a todos.

Comercialize em fatias: elas são ideais para quem quer apenas um lanche rápido. Aqui é possível ir além e já deixar fatias embaladas e disponíveis apenas para o cliente pegar e pagar, por exemplo, em um sistema semelhante ao grab and go.

Ofereça opções para ocasiões especiais: bolos também são muito procurados para confraternizações, casamentos e, principalmente, aniversários. Logo, é importante estar preparado para produzir bolos maiores, mais decorados e até com embalagens especiais.

Concluindo…

Você gostaria de aumentar o movimento da sua padaria, lanchonete ou, até mesmo, restaurante e fidelizar os seus clientes? Então siga os conselhos deste post e eleve a sua presença no mercado elaborando uma receita diferenciada do famoso bolo de chocolate. 

Para ter sempre uma boa avaliação, lembre-se de usar ingredientes frescos e de qualidade.

Curtiu as dicas? Então não perca o ritmo e continue aprendendo ainda mais sobre bolos! Confira também nossa postagem com 5 dicas fundamentais para a produção de bolos perfeitos!

Fornos de Panificação
Deixe um comentário