Brownies: conheça três dicas essenciais para a produção e venda

Prática • mar. 03, 2021

Os famosos brownies já ganharam diversas variações criativas no Brasil, porém, os princípios de sua produção permanecem basicamente os mesmos. Eles já caíram no gosto do povo e são apreciado até pelos menos simpatizantes, por ter opções com chocolates mais puxados para o amargo ou meio amargo, ficando perfeitos quando combinados com opções mais doces, como sorvetes.

Se ele será mais cremoso ou mais fofinho é uma questão de gosto — seu e do cliente — e isso dependerá da alteração de parâmetros básicos.

Sabendo de todo esse potencial de consumo, e consequentemente de venda, vamos ajudar você a fazer um produto perfeito. Então continue lendo e confira nossas dicas para resolver alguns problemas comuns e ainda melhorar a qualidade do seu brownie.

1. Sobre dos ingredientes para brownies

Açúcar

Vamos começar com o mais importante. A escolha do açúcar é um ponto crítico, por isso, pese e adicione-o individualmente e utilize os demais ingredientes para não desequilibrar a receita.

Caso o uso seja exagerado, seu produto ficará com textura quase que de uma bala, com sua superfície e suas laterais ressecadas e com sabor enjoativo. É essencial fugir disso para fazer um brownie gostoso, com gostinho de quero mais.

Uma dica é utilizar uma parte de demerara ou de mascavo, para dar mais sabor e umidade.

Cacau

Esse é um dos segredos, como não possui açúcar e nem gorduras, esse ingrediente mágico não desequilibra a receita e confere sabor, aroma e cor intensos.

Embora seja caro, a porcentagem utilizada é menor e o impacto significativo, lembrando que a versão alcalina deixa o resultado final mais escuro e atraente.

Chocolate

É preciso ficar muito atento à qualidade, seja utilizando em pó, em gotas ou em lascas, que irão ao final da receita.

Os com teor menor de cacau e ricos em gordura, açúcar ou aditivos não gerarão um bom resultado. Por isso, de preferência ao amargo ou meio amargo, pois a receita já leva mais açúcar e gorduras.

Achocolatados tambémsão amplamente desaconselhados porque levam muito açúcar, leite em pó, soro em pó, emulsificantes e aromatizantes.

Manteiga ou Margarina

Lembrar de utilizar sempre a opção sem sal, para não desequilibrar a receita, e manter em temperatura ambiente, para que se incorporem facilmente.

A quantidade também influenciará na textura, quanto mais tiver, mais cremoso, quanto menos adicionar, mais fofo.

Farinha

É preciso ficar atento à quantidade e tentar equilibrá-la. Excesso de farinha resultará em uma textura próxima à de bolo, já a falta, fará o brownie ficar cremoso demais, podendo ficar pesado e indigesto.

Sal

Apesar de doce, o sal realçará o sabor, ajudando a equilibrar tudo. Em geral, esse deve ser utilizado em quantidade mínima.

Aguçando o paladar

Um bom extrato de baunilha, se possível feito da fava em solução alcoólica, uma dose de café forte e amargo e especiarias como cravo em pó e canela, trazem mais aroma e sabor às receitas.

Há também as opções mais ousadas, como o licor de amêndoas, o conhaque, o uísque e o rum, dentre outros ingredientes etílicos.

Outros ingredientes

Castanhas, amêndoas e outros devem ser colocados no máximo em 40% da receita, para não pesar. É preciso também ter cuidado com os que acrescentarão mais líquido ou açúcar, para não desequilibrar ou adoçar demais o brownie.

2. Sobre o processo dos brownies

Batimento

Como é um produto já bem aceito e que vende muito, a demanda sempre será grande. Por isso, o mais aconselhável é o uso de batedeiras planetárias de 18 ou 36 litros , pois são maiores e mais robustas, logo, produzem mais e sem travar.

Batedeiras menores não foram projetadas para regimes de produção intenso e contínuos, sem contar que produzir em pequenas quantidades aumenta as margens de erro e dificultam a padronização.

Disposição nas assadeiras

As assadeiras precisam ser de uso profissional e em alumínio , que permite melhor condução de calor. Também é necessário ser no tamanho da câmara do forno, para comportar mais produtos.

É importante forrar a assadeira com papel manteiga, depois basta espalhar bem a massa e bater a assadeira sobre uma superfície sólida, para evitar que haja mais massa em um lugar do que em outros.

Na hora de retirar, o papel manteiga é seu melhor amigo, os brownies podem ser coletados com facilitade, sem deixar resíduos e tornando a higienização das assadeiras muito mais prática.

Utilizar gorduras ou margarina para untar não ajuda muito porque podem deixar o produto oleoso ou tostar suas laterais e fundo. Enfarinhar também pode ocasionar bordas altas, dando efeito de “bolo solado”.

Assando os brownies no forno

É crucial que se pense em produtividade em primeiro lugar, se o forno é pequeno, provavelmente não conseguirá atender às vendas. É preciso que ter uma visão maior da produção e, quando a produção é exclusiva, mais ainda. Parte de se profissionalizar inclui também investir em equipamentos maiores.

Fornos turbos programáveis e modernos , como os da Prática, possuem sistema de parada de turbina no início da receita, que atendem perfeitamente à produção de brownies.

A faixa de temperatura recomendada de pré-aquecimento e de assamento é entre 170 °C e 180 °C, de 35 a 40 minutos, para que se tenha a cocção adequada em qualquer forno. Se retirado antes, provavelmente estará cru.

Um cuidado indispensável é verificar a carga máxima do forno em quilos, pois excedê-la pode fazer com que o produto demore mais para assar.

Corte

Assim que esses estiverem frios, os brownies serão retirados com cuidado da assadeira, passando a faca em água quente para deixar o corte mais preciso, sem sujeira, quebra ou migalhas.

Ultracongelamento de brownies

O ultracongelador é um equipamento que trabalha a -35°C e faz o congelamento rápido de produtos crus, prontos ou semi-prontos.

Com ele, é possível realizar a produção antecipada, ou seja, é feito o ultracongelamento e armazenamento do produto e, quando demandado, esse é apenas finalizado, embalado e vendido.  Ele pode ser congelado cru, em mangas e assadeiras, ou completamente pronto, para só descongelar e vender.

3. Sobre a divulgação dos brownies

Em vez de simplesmente colocar expositores em diferentes pontos, que tal investir mais em identidade, embalagem, propaganda e visibilidade? Isso ajudará a vender muito mais e melhor!

A inovação pode começar no produto, com algum recheio ou adicional diferenciado, com a melhoria da qualidade dos ingredientes, com diferentes coberturas etc.

Também é possível chamar a atenção com embalagens bonitas, chamativas, boas para presentear, nomes diferentes e temáticos, apelos ao meio ambiente, com embalagens sustentáveis, entre muitas outras opções, a criatividade é o limite!

O ponto físico é um diferencial enorme, mesmo que pequeno. Por isso, se possível, invista em sua própria loja e chame a atenção dos clientes com uma fachada e um ambiente bonito, aconchegante e confortável.

E uma das partes mais importantes da divulgação é, de fato, divulgar, investir em redes sociais é um primeiro passo interessante, já que é um meio que quase todo mundo utiliza hoje em dia, que é mais barato para publicar seus produtos e gera um grande retorno se feito adequadamente.

Que tal já embalar na empolgação de iniciar sua produção de brownies e aprender a divulgar melhor agora mesmo? Confira nossa matéria sobre como atrair seu público e aprender a fazer a divulgação em redes sociais !

pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: