Equipamentos que geram economia na cozinha profissional

Prática • set. 29, 2021

Para seu negócio crescer, equipamentos para gerar economia na cozinha são fundamentais. Hoje você vai ver como eles podem afetar a quantidade e qualidade da sua produção.

Conheça neste post quais são esses e a importância de cada um para a melhor operação, rentabilidade e lucratividade.

Você conhece o sistema cook and chill?

O sistema cook chill (cozinhar e resfriar) é o que existe de mais atual nas técnicas de preparo de alimentos para facilitar o trabalho de profissionais ao mesmo tempo que evita o desperdício de tempo e produção.

Esse é o processo mais adequado para uma cozinha profissional que necessita aumentar a produtividade, reduzir ao máximo o desperdício de alimentos e gerar economia.

Confira os principais benefícios desse sistema:

  • reduz consideravelmente o desperdício de alimentos, seja no preparo, seja por deterioração;
  • preserva as características originais dos alimentos (se preparados corretamente e congelados com um ultracongelador);
  • contribui para a redução de micro-organismos;
  • diminui o risco da proliferação de bactérias, o que auxilia na segurança de alimentos;
  • ajuda a otimizar a mão de obra, com os colaboradores mais livres para desempenhar outras funções;

Esse sistema garante uma regeneração dos alimentos com qualidade idêntica àquela refeição preparada na hora. Assim, todas as características do alimento como sabor, consistência, textura, cor e valores nutricionais são mantidas.

Para implementar esse processo é necessário cozer e resfriar os alimentos utilizando rigorosos meios que garantam o abatimento da temperatura no tempo exigido pela legislação. 

Dessa forma, são necessários equipamentos específicos para garantir que o processo de cozinhar, ultracongelar e regenerar sejam feitos com eficiência e produtividade. 

Equipamentos para gerar economia na cozinha

Conforme o que foi exposto acima, vamos conhecer os principais equipamentos para gerar economia na cozinha.

Fornos combinados

Esse equipamento possibilita diversos tipos de cocção em uma única câmara. Ele trabalha com calor úmido, calor seco ou a combinação dos dois.

O forno combinado é de extrema importância para uma cozinha profissional, ele pode até mesmo substituir o fogão, frigideira, chapa e grelha. Ele permite o controle preciso de temperatura e se adapta de forma automática a qualquer necessidade de umidade e temperatura dos alimentos.

Esse equipamento é fácil de ser operado e permite programações. Como exemplo prático podemos citar que ele cozinha até 20 kg de vegetais usando apenas 4 litros de água, muito menos recurso energético e tempo do que um fogão convencional, por exemplo.

Ultracongelador

Trata-se de um equipamento desenvolvido com alta tecnologia para resfriar ou congelar alimentos com mais agilidade, qualidade e segurança que outros aparelhos semelhantes. 

Para exemplificar, podemos mencionar que um alimento a 70°C pode ser resfriado a 3°C em apenas uma hora e meia, enquanto em em uma câmara fria esse mesmo alimento levaria até 24 horas para ser resfriado. 

Um dos benefícios desse processo é retirar as bactérias da zona de proliferação e gerar mais segurança de alimentos. Mas, também, outro ponto de destaque é que o congelamento rápido mantém as características originais de sabor, aroma e aspecto dos alimentos, por transformar a água em micro cristais, que não os afetam na hora de regenerar.  

A sua utilização é essencial para o processo de produção antecipada dos alimentos, no qual eles são preparados, congelados ou resfriados nele e armazenados em câmara fria para serem vendidos sob demanda.

Esse pré-preparo adianta de forma racional todo o trabalho diário de uma cozinha. Assim, a sua produção ganha muito mais produtividade e eficiência, tudo enquanto minimiza o desperdício.

Freezer e geladeira industrial

Logo após o resfriamento rápido no ultracongelador, os alimentos precisam ser estocados para sua conservação em em uma câmara fria a 4°C até o momento da regeneração. Já quando são congelados os produtos precisam ser armazenados na temperatura de -18°C.

Com essa possibilidade de estocagem, as suas compras podem ser feitas com planejamento e com o máximo de economia e aproveitamento. 

No mercado existem diversos modelos que geram economia na cozinha. Produtos com termostato digital registram e mantêm a temperatura de forma precisa e garantem a economia de energia elétrica.

Outro ponto para se levar em consideração é a higienização e o degelo. Em muitos modelos o degelo é automático, onde o próprio equipamento controla a gestão e promove o degelo. Assim, a sua limpeza é facilitada e economiza tempo e mão de obra.

Speed Oven

Um forno ultrarrápido que utiliza diferentes fontes de calor para finalizar alimentos pré-prontos (resfriados ou congelados) com acabamento perfeito.

São equipamentos ideais para estabelecimentos com alta demanda de refeições rápidas e com acabamentos excelentes. E o melhor de tudo, economizam energia e dispensam exaustão.

Micro-ondas profissional

O micro-ondas profissional também é indicado para a finalização rápida e o aquecimento de refeições e regeneração de resfriados ou congelados.

É um equipamento robusto e de alta potência capaz de finalizar alimentos em poucos segundos. Até três vezes mais eficiente que forno micro-ondas convencional, a sua potência pode ser programada e é de fácil operação.

Considerações finais

Até pouco tempo, os equipamentos para cozinha profissional eram importados e o custo de aquisição era alto, o que tornava o investimento inviável. 

De olho nesse cenário, muitas empresas nacionais decidiram investir na alta tecnologia para a fabricação de equipamentos modernos que pudessem atender as necessidades das cozinhas profissionais do Brasil.

Logo, é possível investir na infraestrutura com acessórios e equipamentos para gerar economia na cozinha e garantir o sucesso do seu empreendimento.

Confira também este artigo super completo a respeito de cook and chill para saber ainda mais a respeito do assunto!

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: