Comida pronta nos supermercados: facilidade para o cliente

Prática • abr. 05, 2024

Nos supermercados, é possível encontrar comida pronta para levar, seja já embalada ou na rotisserie. Isso não é nenhuma novidade, mas a pergunta que surge é: como isso é feito?


Muitas lojas já contam, desde o projeto inicial, com infraestrutura de cozinha e áreas de embalagem dos mais variados tipos. No entanto, nem sempre a produção consegue atender à demanda ou lida de forma eficiente com o descarte e as perdas.


Ademais há questões de forma de comercialização, seja na disposição dos produtos na área de vendas ou no atendimento no balcão, visando evitar filas nos dias e horários de pico ou em datas comemorativas.


No artigo de hoje, exploraremos algumas alternativas adicionais para oferecer comida pronta nos supermercados, com variedade, qualidade e otimização do serviço. Confira!

 

A rotisseria


Ir ao supermercado para comprar um frango assado, a típica maionese, farofa, um feijão tropeiro ou outro prato para quem não tem tempo, está muito cansado para cozinhar ou deseja conveniência, ou mesmo para experimentar um prato diferente, é uma prática conhecida pelos supermercadistas.


No entanto, em muitos estabelecimentos, a produção segue padrões convencionais, com muitos equipamentos que demandam grandes espaços, envolvem profissionais e têm baixa automação e produtividade, além de pouca flexibilidade.


Além disso, a necessidade de produzir tudo no dia e na hora acarreta horas de trabalho e, por vezes, falta de produtos e pouca variedade, ou então a situação oposta, com excesso de produtos sem garantia de venda.


É bom lembrar também da segurança. Alimentos expostos por muito tempo podem sofrer contaminação e deterioração com esta, manipulação e temperatura ambiente, o que pode desencorajar os clientes a consumi-los.


Os desafios do preparo de frango assado e proteínas


Outro ponto crítico é a produção não só de frango assado, mas também de outras proteínas. Isto comumente é feito em equipamentos que levam de 3 a 6 horas, para assar estes itens e com necessidade de monitoramento contínuo.


Este tempo longo não só prejudica o peso final das proteínas, prejudicial na balança, devido a desidratação mas também compromete a qualidade, causando ressecamento das mesmas e reclamações dos clientes.


Da mesma forma, seu carregamento e descarregamento são pouco ergonômicos e estes de difícil higienização devido ao excesso de gordura queimada e encrustada em seu interior e que exigem trabalho manual, alto volume de produtos de limpeza.


Ocorre também o risco para a saúde e segurança do operador, com a manipulação e inalação de produtos de limpeza profissionais.


Quais as alternativas para oferecer comida pronta nos supermercados?


Fornos combinados


Estes equipamentos podem centralizar a maior parte das funções em cozinhas, reduzindo número de equipamentos e liberando metragem quadrada.

Seus recursos de automação também otimizam a mão de obra, com alta produtividade e graças ao uso das tecnologias de vapor, ar quente ou ambas, é possível se produzir uma infinidade de receitas em um único equipamento.


Benefícios dos fornos combinados para o preparo de proteínas


Já nos fornos combinados, o tempo para assar frangos inteiros com até 1 Kg é de 1 hora e 10 minutos e as funções de vapor combinado e automação de receitas dispensam acompanhamento.


Com um tempo de assar bem inferior, a perda de umidade pelas proteínas é reduzida e há ganhos na balança e uma percepção de qualidade melhor pelo cliente já que esta se mantém tenra e suculenta.


Graças a seu carregamento e descarregamento por carros, a operação é facilitada e a higienização é automática com uso de pastilhas colocadas em seu interior e o operador não tem contato com o produto químico.


Ultracongeladores


Estes equipamentos permitem o resfriamento ou congelamento rápido de alimentos semiprontos ou prontos, possibilitando a produção antecipada, o chamado Cook and Chill. Nesta técnica, toda a produção é feita com muita antecedência, os produtos são congelados com o auxílio do ultracongelador e armazenados em seguida. Posteriormente, eles podem ser finalizados conforme demanda.


Essa finalização pode ser feita no próprio forno combinado, e não há necessidade de se produzir tudo na hora. As vitrines e prateleiras são mantidas abastecidas com variedade, e a perda por descarte é evitada. Em dias de maior fluxo, mais alimentos são regenerados, e em dias de menor fluxo, menos pratos são preparados, o que também não compromete o atendimento.


Cook and Chill e qualidade


Uma das dúvidas que surgem é quanto à qualidade. Os ultracongeladores trabalham a -35°C e garantem que o alimento mantenha sua estrutura, características de cor, aroma, textura e sabor, contribuindo acima de tudo para a segurança, pois as baixas temperaturas evitam a proliferação microbiológica.


Ao regenerá-los em forno combinado, a qualidade também é mantida, pois o equipamento dispõe de recursos específicos para essa função, e o uso do vapor também evita ressecamento e desidratação.


Ao adotar a regeneração conforme demanda, há também maior segurança no serviço, já que o alimento ficará exposto somente pelo tempo estimado para sua venda e reposição, ou seja, retirado da estocagem fria para a regeneração e prateleira somente quando necessário.

Isto é, comida pronta, de qualidade e sem desperdícios!


Grab and Go


A expressão inglesa "Pegar e ir", que significa "Grab and Go", é uma estratégia de venda amplamente conhecida, que consiste em oferecer comida pronta pré-pesada e devidamente embalada nas prateleiras, com preços para que os clientes simplesmente os peguem e levem para casa.


No entanto, se aplicada de forma incorreta, pode não surtir o efeito desejado. Algumas dicas para garantir que sua loja venda ao máximo nesse meio:


1.    Conheça o público: Isso possibilita a escolha de um cardápio mais adequado e determina a gramatura de cada porção e o tamanho da embalagem.

2.    Precificação: Se os preços não corresponderem à realidade dos clientes, isso pode assustá-los e desestimulá-los, levando sua loja a ser taxada como "cara".

3.    Apresentação e aspecto: Os produtos devem estar bem apresentados. Se forem mal apresentados, os consumidores podem deixar de comprá-los.

4.    Variedade: Mantenha as prateleiras sempre ricas, coloridas, organizadas e identificadas.

5.    Reposição: Designe um colaborador para manter o "Grab and Go" sempre bem abastecido, com produtos frescos.

6.    Não deixe de fornecer produtos que são líderes de vendas: Se um item vende bem, ele precisa estar sempre disponível.

7.    Visibilidade e informações: Este sistema precisa estar em destaque. Invista em comunicação visual.

8.    Preste atenção no comportamento do seu cliente: O que está sendo mais procurado? O que estão deixando de levar e por quê?

9.    Promoções e datas festivas: Faça promoções do "Grab and Go", isso estimulará as vendas e trará rotatividade dos produtos e rendimento no caixa.

10. Fique de olho no atendimento: Os clientes desejam facilidade e rapidez. Se tiverem que esperar na fila, todo o tempo economizado no sistema é perdido no caixa.


Conclusão


A crescente demanda por conveniência e praticidade tem impulsionado a oferta de comida pronta nos supermercados, sendo os conceitos de Rotisseria e "Grab and Go" uma resposta eficaz a esse cenário.


A implementação de tecnologias como ultracongeladores e fornos combinados tem revolucionado a produção e preservação dos alimentos, garantindo qualidade, segurança e variedade aos consumidores.


Em suma, a comida pronta no supermercado, aliada ao uso inteligente de tecnologias e estratégias, representa não apenas uma comodidade para os consumidores, mas também uma oportunidade para os supermercadistas expandirem seus negócios e maximizarem suas vendas.


Por fim, se deseja aprender mais sobre o uso do ultracongelamento na gastronomia, clique aqui.

fatia de pizza de queijo derretido
Por Prática 30 abr., 2024
A farinha para pizza necessita de características especiais para melhores resultados de qualidade. Aprenda mais sobre o tema no nosso artigo.
farinha em tigela de madeira com trigo ao fundo sobre mesa escura
Por Prática 29 abr., 2024
Você tem dúvida quanto aos tipos de farinhas? Sabe os cuidados para um maior rendimento e qualidade? Aprenda mais neste artigo.
filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
MAIS POSTS
Share by: