Como gerar economia e diminuir custos em operação de cozinha profissional?

diminuir custos em operação de cozinha profissional
Powered by Rock Convert

Se você é gerente ou proprietário de uma cozinha profissional deve saber que não é nada fácil administrar um negócio nesse ramo. Afinal, são tantos aumentos de insumos, concorrência crescente, crise financeira, crise sanitária, dentre outras questões.

Diante de tudo isso, como gerar economia e diminuir custos em operação de cozinha profissional sem comprometer a qualidade dos serviços?

Neste artigo, vamos apresentar alguns equipamentos e práticas que vão ajudar você a superar esses desafios. Acompanhe as nossas dicas. 

Equipamentos que ajudam a diminuir custos em operação de cozinha profissional

A redução de custos na produção de alimentos pode ser uma questão de sobrevivência, então conhecer os equipamentos adequados a cada atividade é essencial para garantir a economia de tempo, água, energia elétrica, gás e mão de obra.

A tecnologia na produção de equipamentos de ponta para cozinhas profissionais gera redução de custos no preparo dos alimentos, eficiência na preparação e agilidade incomparável.

O alto desempenho desses equipamentos permite a obtenção de resultados perfeitos, além de minimizar os custos pela eficiência racional do uso de energia elétrica.

Processadores industriais

Os processadores industriais são capazes de processar uma grande quantidade de alimentos a cada hora.

São indicados para a etapa que antecede o preparo dos alimentos, dentre eles: cortar, fatiar, ralar e desfiar de maneira uniforme e padronizada.

Geralmente, cada processador já vem com uma variedade de discos para diferentes resultados que garantem a precisão nos cortes. O aparelho possui um bocal de alimentação extralargo que facilita o processamento de alimentos de diversos tamanhos.

Descascadores automatizados

Esse equipamento é desenvolvido para garantir um descascado homogêneo, com um trato delicado dos produtos e a garantia de um desperdício mínimo.

São indicados para batatas, cenouras, beterraba, chuchu, cebola, mandioca, inhame e outros legumes.

O equipamento permite a regulagem de acordo com o produto que será processado e as necessidades de cada operador. Alguns modelos são equipados com helicoide que gera o avanço dos produtos no equipamento.

Centrífuga de sucos

Ideal para o preparo de sucos naturais, esse equipamento possui tampa removível, peneira em aço inox perfurada, copo para suco e vasilha coletora de resíduos. Com ultra velocidade, você prepara sucos com mais rapidez e maior aproveitamento das frutas.

Cutter

A proposta desse equipamento é o preparo de vários condimentos como: patê, molho, vinagrete, purê, pastas, geleia e produtos semelhantes.

Ele vem equipado com lâmina e tampa de acrílico que favorece a visualização do processo e o ponto certo do preparo. Alguns modelos possuem capacidade de 4 a 8 litros.

Liquidificador industrial

Essa é uma ótima opção para o preparo de produtos em maior escala, como bolos e molhos. A alta rotação garante a economia de tempo e energia elétrica. Todos os acessórios são desmontáveis para facilitar a higienização. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Esse produto é diferenciado para garantir a demanda de uma cozinha profissional. As suas principais vantagens são: alta resistência, agilidade, maior durabilidade, resistência à mudança de temperatura, resistência a atritos e rapidez na produção de grande quantidade de sucos.

Muitos aparelhos suportam de 1,5 litro a 25 litros.

Fritura em forno combinado

A forma convencional de fritura é conhecida por ser potencialmente prejudicial a saúde. Assim, o forno combinado surge como uma excelente alternativa para manter o sabor inconfundível dos alimentos fritos, mas de forma muito mais saudável.

O equipamento utiliza pouquíssimo óleo e um controle preciso de temperatura para fritar os alimentos utilizando ar quente. Dessa forma, é possível reduzir custos, garantir mais qualidade e saudabilidade aos pratos e trazer mais segurança, higiene e limpeza para a cozinha.

Estufas de proteínas

Produto desenvolvido para agilizar a montagem de pratos e lanches, essa estufa mantenedora de proteínas conserva os alimentos na temperatura correta, conserva o sabor e a suculência e mantém os pratos livres de contaminação.

Forno combinado

O forno combinado pode ser considerado como uma revolução por diminuir custos em operação de cozinha profissional tendo em vista suas inúmeras vantagens.

Ele combina funções de cocção no vapor, ar quente ou os dois ao mesmo tempo. Ainda é possível o aproveitamento do próprio calor gerado pelo forno para aquecer a água. 

O seu funcionamento inclui: vapor, ar seco, função combinada, e outras funções que fazem diferentes combinações dessas três. Essa função consiste em manter as características e propriedades nutritivas sem o ressecamento e depósito de água no recipiente utilizado.

A função combinada une o ar úmido e seco, o que permite a produção de grandes peças de carne com mais suculência e menos perda de líquido e peso.

Ultracongelador

Considerado como um equipamento indispensável para uma cozinha profissional, o ultracongelador de alta tecnologia mantém a qualidade, o sabor e a textura dos alimentos e aumenta o tempo de armazenamento.

O método consiste no congelamento ou resfriamento rápidos de alimentos pré-preparados com a função de impedir a proliferação de  bactérias e a formação de macro cristais de gelo.

Esse processo é ideal para cozinhas profissionais que necessitam resfriar ou congelar produtos quentes e demais alimentos para posterior regeneração. Assim, é possível regenerar um alimento sem alteração do sabor, cor, odor e textura.

Pela sua funcionalidade e eficiência, esse equipamento reduz significativamente os custos e desperdícios na cozinha profissional. Além disso, ele atende às normas da Anvisa e possui certificado do INMETRO. 

Considerações finais

Além dos equipamentos destinados ao preparo e à conservação dos alimentos, alguns maquinários auxiliam no apoio operacional como: lava louças profissional, secador e esterilizador, panelas inteligentes, caldeiras, prateleiras em inox, dentre outros.

Logo, a escolha dos equipamentos certos para sua cozinha pode gerar um investimento inicial que, com certeza, terá um retorno garantido pela economia e pelos benefícios que cada um proporciona. 

Em suma, buscamos falar neste artigo como diminuir custos em operação de cozinha profissional sem perder a qualidade. Portanto, a dica final é que você precisa fazer escolhas inteligentes e adquirir os melhores equipamentos para garantir o sucesso do seu estabelecimento.

Confira também este artigo a respeito da técnica “cook and chill” para entender ainda melhor sobre conservação e regeneração de alimentos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário