Treinamento de funcionários em padarias: por que investir em treinamento online?

  • Home
  • Empreendedorismo
  • Treinamento de funcionários em padarias: por que investir em treinamento online?
Powered by Rock Convert

Para garantir uma melhora constante na qualidade do trabalho, é necessário investir em qualificação e treinamento de funcionários. Vale destacar que a maioria dos colaboradores de um estabelecimento não tem um longo currículo de formação alinhado às atividades de uma padaria. Sendo assim, torna-se indispensável oferecer estímulos que os levem a aprimorar os serviços.

Os benefícios, nesse caso, são mútuos. A padaria ganha uma equipe mais focada e com habilidades fundamentais para realizar uma boa produção, e os colaboradores obtêm cursos com atribuições que complementam seus currículos.

Se você também quer melhorar a qualidade do seu trabalho, continue a leitura e confira a importância de investir em qualificação — em especial na metodologia online, a fim de atender às demandas do contexto atual.

Qual a importância do treinamento de funcionários?

Quando o cliente visita sua padaria, alguns pontos se destacam na hora de decidir voltar ou não para o seu estabelecimento. São eles: a qualidade da cartela de produtos, os preços, a ambientação e o atendimento.

Alguns desses aspectos estão diretamente associados a um bom treinamento da equipe de produção e atendimento. Por isso, para fidelizar os consumidores é importante que os colaboradores passem por constantes atualizações de seus conhecimentos e contribuam para oferecer ao cliente uma experiência agradável.

Já para a definição de treinamento, existe uma hierarquia de prioridade que deve ser seguida. Você deve, por exemplo, privilegiar a qualidade da produção e dos itens na vitrine em relação a questões de atendimento e vendas.

Isso indica que os cursos de aperfeiçoamento da produção devem vir antes, mas com a consciência de que as demais modalidades de treinamento (atendimento, por exemplo) também são importantes para a formação de todos os colaboradores e para a excelência dos serviços prestados.

Por que investir em treinamentos online?

A modalidade online engloba muitas vantagens, como o baixo custo quando comparada com as atividades presenciais. No treinamento online, o profissional pode acompanhar as aulas em qualquer horário e do conforto de sua própria casa.

Além disso, como a maioria dos cursos oferece aulas gravadas, é possível rever os conteúdos e repassar pontos que não ficaram claros imediatamente. Para os negócios em cidades no interior e mais distantes de grandes polos de ensino, a modalidade online elimina a barreira geográfica que os cursos presenciais apresentam.

Assim, colaboradores de uma pequena padaria no interior podem ter acesso a cursos de alta qualidade, com técnicas e orientações de profissionais que são referência de qualidade em suas respectivas áreas.

Outra questão importante é o baixo custo de aquisição de serviços dessa natureza. Frequentemente você encontra no mercado de educação a distância uma abundância de cursos em panificação, técnicas de fermentação e confeitaria com um valor de investimento atrativo frente a outras alternativas.

Como escolher um bom curso online?

A formação dos colaboradores representa um investimento em capital humano. Mas para que seja proveitosa, é importante estabelecer critérios ao escolher o curso mais adequado à realidade da empresa.

Confira, a seguir, algumas recomendações essenciais para determinar o que é necessário para sua instituição!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Defina os objetivos do treinamento

Quais são os aspectos que a sua equipe precisa melhorar? Ela precisa aprender a usar melhor os equipamentos disponíveis? Ou, talvez, deve aprimorar as técnicas de preparo? Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas antes de definir quais habilidades são prioridade para seu time de colaboradores.

Além de observar quais atributos técnicos precisam ser aprimorados, você deve avaliar a demanda do seu público. Se o seu negócio tem muita busca por itens de confeitaria, é imprescindível oferecer cursos de aperfeiçoamento nessa área. Mas se há uma demanda mais intensa em panificação, opte por qualificar os colaboradores nesse campo de interesse.

Foque o atendimento

Os cursos de aperfeiçoamento técnico garantem que o cliente vá desfrutar do melhor produto, contudo, é o atendimento que assegura uma experiência de compra completa. Buscar cursos nesse sentido, desenvolvidos por empresas que contam com expertise no ramo alimentício, faz toda diferença para seus funcionários e, consequentemente, seu negócio.

Afinal de contas, um atendimento de excelência otimiza os resultados de vendas, pois possibilita ao colaborador apresentar aos clientes novas possibilidades de compra, além de tornar a experiência do consumidor mais agradável, contribuindo para a fidelização do público.

Estabeleça padrões

Um aspecto muito importante na produção de alimentos, principalmente em padarias, é estabelecer um padrão de produção com enfoque na qualidade. Isso pode ser alcançado com a combinação adequada de insumos com técnicas apuradas de preparação.

Ao aliar os dois pontos, você obtém uma produção uniforme, entrega um produto de qualidade e conforme a expectativa do consumidor — independentemente do dia ou de quem realizou as etapas de preparo. 

Estimule o desenvolvimento pessoal

Todos os membros da equipe precisam de incentivos para sair da inércia do cotidiano. Sendo assim, ofereça oportunidade de progressão na carreira para aqueles que estão dispostos a se desenvolverem não só profissionalmente, mas também como pessoa.

Manter a equipe motivada garante que o conteúdo dos cursos adquiridos seja aproveitado ao máximo, de modo a contribuir para a aquisição de habilidades que favorecem o desenvolvimento do negócio.

Crie rotinas

O hábito de estudo e aprofundamento em conhecimentos relevantes para o negócio deve ser incorporado na rotina de toda a equipe. Para torná-lo comum, crie um calendário de cursos anual que oriente os colaboradores quanto as características de cada curso e suas respectivas datas.

Assim, cada funcionário poderá apresentar interesse em determinada qualificação e se preparar adequadamente. Durante e depois do treinamento, verifique com a equipe quais aspectos podem ser introduzidos no dia a dia, bem como quais mudanças devem ser feitas e como as orientações do treinamento podem ajudar a todos na realização de suas atividades diárias. 

Quais os prejuízos de não capacitar a equipe?

O treinamento tem como principal objetivo orientar os colaboradores a aproveitarem ao máximo os recursos disponíveis na produção. No atendimento, ele pode gerar grandes contribuições para a fidelização dos clientes e a elevação do ticket médio.

Quando não existe um esforço constante para atualizar a equipe sobre as novas técnicas e os recursos gastronômicos disponíveis, a produção torna-se limitada e pouco inovadora. Além disso, o atendimento mostra-se ineficiente, comprometendo a criação de vínculos com o cliente.

Como vimos, o treinamento de funcionários é fundamental para capacitar e aprimorar as habilidades de cada profissional em sua função. Para a empresa, ele representa menos desperdício, clientes mais satisfeitos e maior lucro no curto e longo prazos. Cabe ao empreendedor observar que tipo de treinamento o negócio mais necessita e investir tempo e recursos para assegurar sua plena realização.

Gostou do que leu? Se você achou o conteúdo relevante, aproveite que chegou até aqui e saiba, agora, por que é importante fazer o treinamento da equipe da cozinha!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário