Conversamos com o presidente do SINDIPAN PA, André Carvalho sobre a panificação na região

Prática • abr. 03, 2024

Estamos às vésperas da Feira Pará Trigo, que ocorrerá de 10 a 12 de abril de 2024, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, e da 79ª Convenção da Associação Brasileira da Indústria de Panificação, a ABIP. Conversamos com o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria – SINDPAN do Pará, André Henrique de Castro Carvalho, sobre os eventos, temas importantes e, claro, a influência da cultura e culinária local no setor.


Confira nossa conversa de hoje.


1 – Sr. André, como o senhor começou a atuar na panificação? Como foi sua trajetória neste ramo e como o senhor o vê na atualidade?


Minha trajetória na panificação começou quando decidi me dedicar ao meu amor por pães e empreender nesse ramo em 2015. Ao longo dos anos, passei por muitos desafios e conquistas.

 

Aprendi muito sobre técnicas, ingredientes e gestão de negócios. Na atualidade, vejo a panificação como um setor em constante evolução, com espaço para inovação e criatividade, especialmente com tendências como pães artesanais, saudáveis e de fermentações naturais, ganhando cada vez mais espaço no mercado.


É um campo desafiador, mas também gratificante, onde a paixão pelo produto pode levar a grandes realizações.


2 – Como é o trabalho do SINDIPAN e como vem contribuindo para o desenvolvimento da panificação no Pará e região? Quais são as principais ações? Como o senhor vê o trabalho do associativismo?


O SINDIPAN desempenha um papel crucial no desenvolvimento da panificação no Pará e região, promovendo ações como:


  • a Pará Trigo, a maior feira de panificação, confeitaria e food service do norte do país;
  • o Pelotão do Trigo na Corrida do Trabalhador, promovida pelo SESI;
  • o Café com Associado, onde na última quinta-feira do mês nos reunimos com os associados para discussão das questões do setor;
  • consultorias através do Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Empresas Industriais de Micro e Pequeno Porte), em parceria com entidades como CNI, SEBRAE e IEL;


Além disso, há parcerias com diversos setores, como empresas de gás natural, energia solar e outros segmentos, para oferecer benefícios aos associados.


O associativismo fortalece o setor ao unir esforços e recursos para enfrentar desafios comuns e promover o crescimento coletivo.

Os cursos de capacitação técnica, em parceria com o Senai, também são fundamentais para a qualificação dos profissionais do setor.


3 – O Pará é terra do Círio de Nazaré, do Ver-o-Peso, do tacacá, da maniçoba, do açaí e de outros frutos da mata, dos peixes de rio e muito mais. Como é atuar neste universo riquíssimo do Pará e de toda a região norte?


Atuar no universo riquíssimo do Pará e da região Norte é uma experiência única, onde se pode explorar uma diversidade cultural, gastronômica e natural incomparável. É uma oportunidade de conhecer e valorizar tradições centenárias, sabores autênticos e paisagens exuberantes, enriquecendo-se com a pluralidade e a autenticidade dessa região.


4 – O pão veio do Velho Continente para nossas terras. Como os consumidores paraenses conciliam a panificação com o cardápio, ingredientes e culinária riquíssimos locais?


Os consumidores paraenses frequentemente adaptam a panificação às riquezas culinárias locais, incorporando ingredientes regionais como açaí, tapioca, tucupi e até mesmo peixes amazônicos em pães e outros produtos de panificação. Isso cria uma fusão única de sabores e tradições, enriquecendo ainda mais a culinária local.


5 – Pães com alta hidratação, fermentação natural e longa, uso da tecnologia do frio na panificação, especialmente do ultracongelamento com produtos congelados crus e pré-assados. Como está a familiaridade dos empreendedores paraenses com estas tecnologias?


A familiaridade dos empreendedores paraenses com essas tecnologias pode variar, mas geralmente está relacionada à exposição e acesso a treinamentos, workshops e recursos educacionais sobre panificação de alta qualidade, onde o SINDIPAN vem atuando fortemente para que ocorra de forma mais célere essa familiarização.


Alguns empreendedores já estão familiarizados com essas técnicas, especialmente por estarem engajados na busca por inovação e qualidade em seus produtos. No entanto, pode haver outros que ainda não estejam tão familiarizados e possam se beneficiar de oportunidades de aprendizado e capacitação específicas nessas áreas e a Pará Trigo é um importante meio para que isso ocorra.


6 – A padaria como "centro gastronômico" oferece não só o pãozinho, mas todo um universo de alimentação, com outros produtos e serviços. Como o senhor vê essa nova realidade dos empreendimentos?


A transformação das padarias em centros gastronômicos reflete uma tendência crescente de diversificação de negócios para atender às demandas dos consumidores modernos. Isso proporciona uma experiência mais ampla aos clientes, oferecendo uma variedade de produtos e serviços além do tradicional pãozinho, adaptando-se às novas necessidades e preferências do mercado.

 

Essa abordagem pode ser vista como uma maneira inteligente de inovar e atrair mais clientes, agregando valor ao negócio.


7 – Qual a importância de se conscientizar o empresariado, especialmente os panificadores, sobre a modernização da produção com equipamentos que trarão produtividade, automação, padronização, redução de custos e eliminação de desperdícios?


Conscientizar o empresariado, especialmente os panificadores, sobre a modernização da produção com equipamentos trará uma série de benefícios, como aumento da produtividade, automação de processos, padronização dos produtos, redução de custos operacionais e eliminação de desperdícios.


Isso não apenas melhora a eficiência do negócio, mas também aumenta sua competitividade no mercado, garantindo sua sustentabilidade a longo prazo.


8 – Como o senhor vê a atuação de empresas e marcas como a Prática, com sua presença regional, seja via parceiros, concessionárias ou eventos, junto a seus clientes, sindicatos, instituições e organizações, fortalecendo a proximidade e o compartilhamento de conhecimentos?


A atuação da Prática, com sua abordagem regional e o envolvimento com clientes, sindicatos, instituições e organizações, demonstra um compromisso com a proximidade e o compartilhamento de conhecimentos.


Essa estratégia fortalece os laços com a comunidade local, promove a colaboração e contribui para o desenvolvimento mútuo.


9 – Estamos às vésperas da feira Pará Trigo. O SINDIPAN – PA, será o anfitrião da 79° Convenção da ABIP. Como o senhor descreve o evento e qual é sua importância e expectativas para esta edição? Quais serão os temas mais relevantes a serem discutidos?


79ª Convenção da ABIP, organizada pelo SINDIPAN – PA, na véspera da feira Pará Trigo, promete ser um marco importante para o setor. Este evento é crucial para promover a troca de conhecimentos, tecnologias e estratégias entre os profissionais da indústria de panificação.


Esperamos que temas como inovação, tecnologia na produção, tendências de consumo e sustentabilidade sirvam de balizadores perante as necessidades e desafios atuais do setor e sejam meios de transformação.


A expectativa é que esta edição proporcione insights valiosos e oportunidades de networking para os participantes, fortalecendo ainda mais a indústria de panificação no Brasil.


10 – Para o senhor, o que é o pão? O que ele representa? E por que é tão importante levar essa paixão pela panificação para todos os profissionais do ramo?


O pão, para mim, é muito mais do que um alimento básico. Representa tradição, sustento e comunhão. É um símbolo de união e partilhado em muitas culturas ao redor do mundo.


Levar essa paixão pela panificação para todos os profissionais do ramo é importante porque permite preservar tradições culinárias, garantir a qualidade dos produtos e promover uma alimentação saudável e reconfortante para as pessoas.


Além disso, ao compartilhar essa paixão, fortalecemos a comunidade de padeiros e inspiramos outros a se juntarem a nós nessa arte tão especial.


Sobre André Carvalho


André Carvalho, empresário, panificador desde 2005, eleito o Panificador do Ano em 2014, graduado em administração com ênfase em gestão empresarial, advogado com especialização em direito trabalhista, presidente do Sindicado das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Pará (SINDIPAN), diretor da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), diretor da Associação Brasileira da Industria de Panificação e Confeitaria (ABIP), conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), conselheiro suplente da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).


Sobre o SINDIPAN


O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria – SINDIPAN do Pará oferece uma gama abrangente de serviços e parcerias para seus associados.

Entre estas está o SESI, para fornecer benefícios como atendimento oftalmológico, descontos em escolas, clube de campo, esportes, lazer e cursos. A colaboração com o SENAI oferece oportunidades de educação e treinamento em cursos técnicos, panificação, confeitaria e boas práticas em manipulação de alimentos.


Também se associa ao IEL para palestras, consultorias e workshops, e defende os interesses dos empresários em diversas esferas governamentais. A parceria com o Sistema FIEPA (SESI, SENAI, IEL, CIP, CIN, REDES) fortalece ainda mais o setor. Adicionalmente, há colaborações com o SEBRAE em consultorias, eventos e treinamentos, bem como orientação jurídica em questões trabalhistas.


O sindicato oferece ainda parcerias exclusivas em cursos e promoções com fornecedores, e colabora com a ABIP em treinamentos, feiras, convenções e eventos locais, nacionais e internacionais.


Além disso, organiza caravanas e missões empresariais para feiras, encontros e congressos do setor, e negocia anualmente a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), visando benefícios atualizados para o setor.


Por fim, há parcerias e benefícios para patentes e registros de marcas, bem como para certificação digital. Essas iniciativas refletem o compromisso do SINDPAN em apoiar e fortalecer a indústria de panificação e confeitaria na região.


Sobre a Pará Trigo


A Feira Pará Trigo é um evento de destaque no calendário da indústria de panificação, confeitaria e serviços de alimentação; realizada pelo SINDIPAN-PA (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Pará), que acontecerá de 10 a 12 de abril de 2024 no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia em Belém. Reúne profissionais, empresários, fornecedores e entusiastas do setor para compartilhar conhecimento, explorar novidades e impulsionar o crescimento do mercado.


Além de exposição a Feira oferece uma variedade de atividades, como palestras e aulas-show, ministradas por renomados chefs padeiros e confeiteiros de prestígio nacional e internacional, além de outros profissionais ligados a este mercado.


Durante estes três dias, empresários, gerentes, empreendedores, tomadores de decisão e interessados no setor poderão desfrutar de uma experiência enriquecedora, repleta de oportunidades de negócios imperdíveis!


Clique aqui e faça já seu credenciamento!

fatia de pizza de queijo derretido
Por Prática 30 abr., 2024
A farinha para pizza necessita de características especiais para melhores resultados de qualidade. Aprenda mais sobre o tema no nosso artigo.
farinha em tigela de madeira com trigo ao fundo sobre mesa escura
Por Prática 29 abr., 2024
Você tem dúvida quanto aos tipos de farinhas? Sabe os cuidados para um maior rendimento e qualidade? Aprenda mais neste artigo.
filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
MAIS POSTS
Share by: