Como transformar sua padaria em um centro gastronômico

Powered by Rock Convert

As padarias sofreram muitas adaptações ao longo dos anos, especialmente em virtude do novo comportamento do consumidor moderno. Hoje ninguém quer comprar só pão, o que leva à necessidade de atender a demanda de um cliente mais exigente. As padarias precisam ter produtos para todas as horas, desde a do café até a do jantar.

Diante desse novo cenário, as padarias tradicionais vêm se transformando em verdadeiros centros gastronômicos. Um espaço que reúne produtos de qualidade para todos os gostos, para quem quer comer in loco ou para quem prefere levar para casa.

Quer saber como implementar essa transição em seu negócio? Continue a leitura do artigo que daremos dicas valiosas! Boa leitura!

Afinal, o que é um centro gastronômico?

Centro gastronômico é um tipo de empreendimento que tem como intuito contemplar diversos tipos de clientes ao mesmo tempo, com gostos variados, sendo um local de aconchego e que preza pela qualidade inigualável dos insumos e atendimento de primeira linha.

Além dos serviços de uma panificadora, o centro gastronômico também oferece atividades de restaurante, cafeteria, doceria, delicatessen (com artigos importados, como vinhos e chocolates), loja de utilidades domésticas e encomendas.

O centro gastronômico deve ter espaço amplo e climatizado, diversas opções de café da manhã e da tarde, lanches gourmetizados, à la carte de almoço e de jantar e um catálogo de dar inveja. Tudo para atender aos consumidores de paladares e necessidades mais diversos.

Quais tendências as padarias podem seguir para se tornarem um centro gastronômico?

Se você tem o intuito de adaptar o seu negócio para que ele se torne um centro gastronômico, o primeiro ponto a se considerar é a diversidade. Pense em um cardápio variado para o almoço e o jantar, com diferentes tipos de saladas, pratos executivos e linha de pratos montados rápidos e de preço acessível.

Além disso, se a sua padaria for perto de escolas, colégios, faculdades e centros universitários, ofereça refeições rápidas, práticas, acessíveis e dentro das novas normas sanitárias, para proporcionar atendimento rápido e higiene total a esse público.

Também é importante estar dentro das novas normas sanitárias para evitar aglomeração, contato excessivo, atendimento rápido e higiene total. 

A procura por pães e bolos integrais também tem crescido, então uma linha especial também pode ser pensada nesse sentido.

Produtos diferenciados

Comece a pensar em produtos exclusivos, com ingredientes diferentes. Crie receitas únicas, que as pessoas só vão achar no seu espaço. Pães e bolos com frutas secas, brownies, chocolates importados e comidas estrangeiras podem chamar a atenção do seu consumidor. Em datas festivas, elabore um cardápio especial.

As refeições pré-prontas também têm ganhado o coração dos clientes. Ofereça em seu estabelecimento pizzas de vários sabores, sanduíches, massas, salgados, marmitinhas e assados para que a pessoa finalize o preparo em casa. Todo mundo adora ter no congelador algo prático, que possa ser feito em poucos minutos.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quais são os equipamentos necessários?

Para garantir a qualidade do que é oferecido ao cliente e ter um atendimento impecável, que encha os olhos do consumidor em todos sentidos, é preciso investir em equipamentos de alta performance.

A experiência gastronômica, para ser completa, precisa contar com alimentos de qualidade, feitos com a técnica correta e que resultem em um sabor inigualável. Para isso, os equipamentos são fundamentais. Confira alguns deles logo abaixo!

Amassadeira espiral

Para que as massas de pães, bolos e afins fiquem com a textura ideal, é preciso investir em amassadeiras espirais. Elas hidratam a farinha da maneira correta, aumentando o teor de água. Isso faz com que, além dos pães ficarem fofinhos e macios, a massa renda mais e, consequentemente, aumente a margem de lucro.

Batedeira profissional

Se em uma padaria profissional as batedeiras domésticas não dão conta, imagine em um centro gastronômico, em que a demanda é muito maior. Por isso é indispensável adquirir uma batedeira profissional.

Com o equipamento adequado, é possível produzir mais massa em menos tempo, liberando seus colaboradores para realizarem outras funções e otimizarem o tempo de trabalho.

Divisora

A palavra de ordem aqui é padronização. Já pensou se a cada dia o pão estiver de um tamanho diferente? Os clientes fiéis, normalmente, compram todo dia a mesma quantidade de pães. Se o tamanho variar demais, a cada dia ele pagará um valor diferente pelo produto e isso não é nada legal.

Para que o tamanho de todos os pães seja uniforme, a divisora é o utensílio ideal. Há divisoras de diversos tipos, tamanhos e preços. O investimento é muito válido.

Câmara de fermentação

Se o pão ficar fermentando durante a noite em um local sem umidade, é possível que ele fique sem viço e esfarele depois de assado. As câmaras de fermentação são usadas justamente para isso: para que o pão não fique ressecado e que, depois de pronto, esteja macio no interior e com a casca bem crocante.

Ultracongelador

O ultracongelador é item obrigatório em uma padaria e muito mais em um centro gastronômico. Se o seu estabelecimento preza pela variedade e qualidade, esse equipamento vai ajudar a dinamizar a produção.

Tudo pode ser congelado em grande quantidade e, à medida que for surgindo necessidade, os itens vão sendo finalizados aos poucos. Muita coisa pode ser congelada: pães, pizzas, bolos, doces, tortas, salgados etc.

Os produtos ultracongelados ainda têm a capacidade de manter a estrutura molecular das receitas. Sendo assim, não perdem textura, sabor e nem cor. Uma mão na roda!

Como você pôde perceber, a montagem de um centro gastronômico demanda visão de mercado, investimento em profissionais capacitados, matéria-prima de qualidade e equipamentos básicos. A Prática tem os produtos ideais e tudo o que você precisa para transformar o seu negócio em um empreendimento de sucesso.

Gostou do conteúdo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter para receber nossos artigos em primeira mão na sua caixa de entrada do e-mail!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Dicas maravilhosas

Deixe um comentário