Cuidados com o fermento natural: quais são?

Prática • fev. 22, 2024

Na arte da panificação, os cuidados com o fermento natural, desempenham um papel fundamental para garantir sabor, textura e aroma únicos aos pães artesanais. Contudo, é necessário gestão e atenção para garantir resultados excepcionais.


Por esta razão, listamos uma série de dicas essenciais para trabalhar com este ingrediente especial e evitar os problemas mais comuns no dia a dia da produção em uma padaria profissional.


Leia agora o texto abaixo, aprenda mais sobre o assunto e comece já a fazer seus pães com alto valor agregado.


Boas Práticas em primeiro lugar


Os cuidados com o fermento natural começam com as boas práticas. Elas são essenciais para garantir a qualidade, segurança e integridade dos produtos, especialmente no ambiente profissional e comercial. Local apropriado, instalações, alvará, fiscalização, manipuladores, equipamentos, utensílios e processos são indispensáveis. Fique atento a isso a todo momento.


Formulação


Embora seja simples, apenas farinha e água, em alguns casos, para acelerar o processo, acrescenta-se um pouco de açúcar ou outra fonte para alimentar as leveduras e bactérias imediatamente. Como elas preferem o açúcar, desenvolvem-se mais rapidamente. Quando isso não é feito, elas precisam metabolizar os amidos das farinhas, o que leva um pouco mais de tempo.


Uso de farinha integral e sucos de fruta


Se fizer o fermento com farinha integral, este pode demorar mais, pois os micro-organismos terão mais trabalho para consumir a farinha. O uso de suco de frutas ácidas também pode atrasar o processo. Tente trabalhar apenas com farinha e água, ou farinha e caldo de cana, ou água com açúcar. Afinal, após o crescimento do fermento, preparo e fermentação longa, não haverá resquícios de sabor ou aroma do suco no produto final.


Respeite o tempo


Devido às variações nas espécies de bactérias e leveduras ao iniciar uma cultura de fermento natural, assim como seu UFC (número de Unidades Formadoras de Colônia) e condições ambientais, como temperatura, umidade e manipulação, é difícil estabelecer um tempo padrão para o crescimento. Portanto, observe quando a massa dobra de volume e apresenta bolhas.


Paciência


Como a panificação artesanal se baseia no tempo, a paciência é crucial. Ela é parte dos cuidados com o fermento natural. Não adianta começar hoje e querer o pão no final do dia. Tudo leva tempo! Assim, você deve primeiro iniciar o fermento e, quando estiver bem desenvolvido, fazer o pão. Mesmo assim, respeite a fermentação longa da massa, que varia de 6 a 12 horas e ocorre a frio, para obter melhores resultados.


Temperatura ambiente


O clima influencia diretamente no crescimento inicial e na manutenção da cultura. Se a temperatura é mais alta, o desenvolvimento é mais rápido. Se não, será mais lento. Em regiões muito quentes, conserve-o na geladeira. Em regiões muito frias, mantenha-o em local protegido do frio, coberto ou em temperatura amena. Depois que o fermento está ativo, mantenha-o na geladeira para conservá-lo.


Alimentação


Diariamente, após o fermento crescer, deve-se retirar uma parte dele para fazer pães ou descartá-lo. Em seguida, adicione mais farinha e água na proporção desejada para aumentar o fermento, e assim por diante. Se o clima estiver mais frio e o fermento menos ativo, pode-se falhar um dia ou mais. Mas se estiver ativo, mantenha-o na geladeira a uma temperatura de 2°C a 5°C.


Embalagem


Verifique com a Vigilância Sanitária qual tipo de recipiente é recomendado para este fim. Além disso, atente-se à altura deste, já que em caso de crescimento excessivo, o fermento irá transbordar e causar sujeira. Tente trabalhar com apenas 1/3 do recipiente utilizado. Dessa forma, o fermento tem mais 2/3 para aumentar de volume. Este também deve ter tampa ou ser fechado de alguma forma segura.


Conservação à frio


Como se trata de um produto alimentício, ele precisa ser mantido refrigerado. Isso não só auxilia no controle do volume, produção de gases e acidez, mas também evita que ele fique exposto a outros micro-organismos potencialmente danosos. Quando isso não é feito, é comum que o fermento transborde do recipiente ou venha a estragar devido às condições ambientais. Fique atento.


Monitoramento


O fermento deve apresentar aroma suave, agradável e levemente alcoólico. Aromas excessivamente ácidos, desagradáveis e intensos podem indicar que ele sofreu alguma contaminação e se perdeu. Se este for o caso, descarte, higienize todos os recipientes e utensílios, e inicie novamente a cultura. Se, após a alimentação, o fermento também não crescer, isso pode indicar o mesmo problema.


Uso do fermento biológico


Pode parecer conflitante, mas não é. Uma porcentagem entre 0,3% a 0,5% não atrapalha de maneira alguma a atuação do fermento natural; muito pelo contrário. As leveduras do fermento biológico têm maior poder de gaseificação e, em conjunto com os micro-organismos do fermento natural, auxiliam tanto no ganho de tempo na produção quanto na qualidade e padronização dos pães de fermentação longa.


Amassamento e hidratação


Os cuidados com o fermento natural continuam também na amassadeira! Fique atento ao tempo de amassamento e à temperatura da massa. Tempo excessivo e aquecimento, prejudicam a rede de glúten e seu pão poderá ter alterações de qualidade. A hidratação também é importante. Massas pouco hidratadas, demorarão mais para fermentar e ficarão mais densas e pesadas, mesmo com um com bom fermento.


Fermentação longa


Esta precisa ser feita a frio, e a massa deve ser acondicionada adequadamente. Por isso, o uso de câmara de fermentação controlada com umidade evita o ressecamento. Antes de ir ao forno, é recomendável também realizar uma fermentação a quente com umidade, para que o fermento natural "desperte" e o pão tenha uma expansão maior. Não bastam cuidados apenas com o fermento, mas em todas as fases do processo.


Forno


Um equipamento de qualidade, bem escolhido e dimensionado para o perfil de negócio, tamanhos dos pães e demanda, também garante um bom desempenho do seu fermento natural nesta fase final. O preaquecimento, as temperaturas corretas, a vaporização sem exageros e o respeito ao tempo de cozimento do pão em seu interior são outros elementos primordiais. A lógica é simples: quanto maior o pão, maior o tempo de forno.


Conclusão


Em suma, agora que você aprendeu vários cuidados com o fermento natural, uma dica final: para avaliar o resultado, espere o pão esfriar. Quando você fatia o produto quente, sua estrutura ainda está macia, úmida e instável, e você amassará o miolo. Depois de frio, ele se estabiliza, e você consegue visualizar claramente como o pão se desenvolveu.


E, por falar em forno, que tal aprender diversas informações importantes sobre o forno lastro? Clique aqui e leia nosso artigo dedicado!

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: