Dicas para o Dia das Mães: esteja pronto para recebê-las

Dicas para o Dia das Mães: esteja pronto para recebê-las

dicas para o dia das mães

Dicas para o Dia das Mães: esteja pronto para recebê-las

Quem não gosta de dicas para o Dia das Mães? Com a proximidade data, é importante que os restaurantes estejam preparados para aproveitar a data e aumentar suas vendas. É comum que o comércio, incluindo o setor alimentício, receba um impulso nas vendas nesta época do ano.

Só para ilustrar, uma matéria da Exame mostrou levantamento da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), baseado no Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), mostrou um crescimento de 28,6% nas vendas nos shoppings de todo o Brasil durante o período de 2 a 8 de maio de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.

Por isso, é fundamental que os restaurantes ofereçam opções diversificadas e estejam atentos à demanda do público. Abaixo, selecionamos algumas dicas de cardápio para ajudar os estabelecimentos a se destacarem.

Diferentes cardápios para diferentes mamães

Brasileiríssimo

Em primeiro lugar, vamos valorizar nossa culinária brasileira! Capriche no arroz, no feijãozinho, farofa, saladinha básica e claro um bom bife ou filé acompanhado de um vinagrete. A feijoada completa também é uma boa alternativa que agrada a toda a família. Esta pode ser com cortes de carne diversos que podem ser servidos separados, couve, farofa, torresmo e laranja. O churrasco também é a com certeza, preferência nacional!

Regional

Em segundo lugar, é importante lembrar que a culinária brasileira é extremamente diversa e rica, refletindo as influências indígenas, africanas e europeias que moldaram a cultura do país ao longo dos séculos. Cada região possui pratos típicos e ingredientes específicos, que variam de acordo com as condições climáticas, geográficas e históricas. Quais os pratos típicos que mais fazem sucesso na sua região no Dia das Mães?

Comida de boteco

Que tal preparar um delicioso bufê de aperitivos para a mamãe que é fã de petiscos? Entre as opções mais populares, o torresmo, bolinho de bacalhau, pão de alho, carne seca com mandioca, filé com fritas, mandioca frita, escondidinho e linguiças recheadas com queijo ou azeitonas. Além disso, pratos como a rabada, o parmegiana e o famoso virado à paulista, em São Paulo, também são ótimas opções. Todos esses acompanhados por uma cerveja gelada ou uma caipirinha, bebidas típicas.

Praia

Para os amantes de frutos do mar, há diversas dicas para o Dia das Mães. Iscas de peixe, lula à dorê, filé de peixe à milanesa e moqueca são alguns exemplos. Além disso, é possível incluir opções internacionais, como o ceviche peruano, que consiste em peixe cru marinado em suco de limão, cebola, coentro e outros ingredientes. Outra opção é o delicioso Bobó de camarão, com camarões refogados em cebola, tomate, pimentão e azeite de dendê, misturados com mandioca cozida e leite de coco.

Italiano

Uma opção acessível e com bom custo-benefício para o Dia das Mães é um bufê de massas e molhos. É importante servir pratos generosos, já que as famílias costumam ser grandes e gostam de fartura nessa data. Ofereça diversos tipos e formatos de macarrão, incluindo os gratinados, como lasanhas, rondelli, raviólli, tortellini, tortellone e canelone. Se possível, opte por massas caseiras frescas. Outra opção é fazer uma noite da pizza, que certamente será um sucesso entre todos.

Estilo “oriental”

Se as mamães gostam de uma boa culinária oriental, capriche no rodízio de sushi e sashimi, tempura, shimeji na manteiga, camarão empanado e temakis. Uma ideia que serve toda a família é um bom yakissoba. Também o ramen japonês com o típico macarrão com caldo de carne ou de peixe, legumes, carne ou frango e ovos. Outra sugestão é o curry indiano de carne ou vegetais cozidos em um molho temperado com uma mistura de especiarias.

Árabe

Algumas sugestões de pratos para as mamães que apreciam a culinária árabe e do Oriente Médio incluem o quibe frito ou assado, ou até mesmo o cru, que é muito saboroso. Além disso, pratos como Tabule, Homus e Babaganuche, que é uma pasta de berinjela assada temperada com tahine, alho, azeite e suco de limão, também são boas opções. Outras sugestões incluem a Kafta e o falafel, um bolinho frito de grão de bico temperado com alho, cebola, coentro e especiarias.

“Fit”

As Mamães Fit são conhecidas por manterem uma dieta saudável mesmo em dias de festa, e para agradá-las, uma ótima opção são as saladas variadas, coloridas e frescas, acompanhadas de queijos brancos, carnes magras como frango, peixe e cortes de carne vermelha magros grelhados, além de legumes no vapor, azeite, molho pesto, vinagretes e outros complementos saudáveis. Com essa opção, é possível manter uma alimentação equilibrada e saborosa no Dia das Mães.

Vegana ou Vegetariana

O tofu, um famoso queijo de soja, é uma excelente alternativa para substituir as proteínas em diversos preparos. Além disso, a proteína texturizada de soja pode ser utilizada em diversas apresentações. É importante lembrar de caprichar nos temperos e na variedade, pois eles são essenciais para dar um sabor especial às refeições vegetarianas e veganas. Algumas sugestões de pratos festivos incluem um delicioso risoto de cogumelos, uma lasanha de legumes, moqueca de banana-da-terra, e uma torta de palmito.

Culinária Internacional

Caso o seu público aprecie pratos diferentes e tenha um paladar aventureiro, viajando pelo mundo em busca de novas experiências gastronômicas, selecionamos algumas dicas para o Dia das Mães com pratos internacionais.:

  • Paella, um prato espanhol de arroz com frutos do mar, frango, linguiça e outros ingredientes, temperado com açafrão e outras especiarias.
  • Fondue (se estiver nas regiões mais frias);
  • Moussaka – um prato grego de camadas de berinjela, carne moída temperada e molho bechamel.
  • Biryani – um prato indiano de arroz temperado com carne, frango ou vegetais.
  • Pad Thai – um prato tailandês de macarrão frito com legumes, carne ou frango e amendoim.
  • Joelho de porco (Eisbein) tipicamente alemão, é um pedaço de pernil de porco assado, servido com chucrute e purê de batatas.
  • Boeuf bourguignon, diretamente da França, é um ensopado de carne bovina cozido em vinho tinto, com cenoura, cebola e bacon.

Sobremesas

E claro! Qual mamãe não gosta de um docinho? Seja com ou sem chocolate que tal rever o bufê de sobremesas para a data? Pudim de leite, Torta de limão, Pettit Gateau acompanhado de sorvete de creme, o tradicional Romeu e Julieta (queijo branco com goiabada) ou outras opções mais festivas e coloridas. Bom lembrar que cada região possui frutas de época que podem compor sobremesas interessantes!

Conclusão

Em suma, com estas dicas para o Dia das Mães, seus restaurantes podem se preparar para oferecer cardápios especiais, com opções para todos os gostos e orçamentos. Desde pratos sofisticados até opções mais acessíveis, os restaurantes estão buscando atender às necessidades e expectativas dos clientes.

É uma oportunidade para reunir a família e celebrar esse dia especial com uma boa refeição. Com tantas opções disponíveis, certamente haverá um cardápio que agradará a todos. Aproveite a ocasião para fazer uma refeição especial e mostrar seu amor e gratidão por essa pessoa tão importante em nossas vidas.

Por fim, veja nosso artigo com dicas para o Dia das Mães de como preparar a área de vendas de seu estabelecimento e atendimento. Continue a leitura.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!