7 dicas de ouro para a produção de bolos de aniversário

7 dicas de ouro para a produção de bolos de aniversário

bolos de aniversário

O aniversário é um dia muito especial no ano de todos nós, e uma das formas mais comuns de se comemorar essa data especial é fazer uma festa com um belo e saboroso bolo de aniversário.

O fato de praticamente todo dia ter alguém fazendo aniversário faz da demanda desses bolos realmente grande e a produção desses é rentável e lucrativa, ou seja, é uma ótima oportunidade para vender bem e vender sempre.

Para se ter uma ideia, segundo a ABRAFESTA (Associação Brasileira de Eventos Sociais), o mercado de festas e eventos movimentou mais de R$ 17 bilhões só em 2018.

Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar você a aproveitar e vender esse produto lucrativo com qualidade e praticidade. Continue lendo e confira!

1. Pense nos públicos-alvo

Antes de vender, é importante conhecer bem seus clientes. Pergunte, converse, ofereça alternativas, crie um cardápio digital com todas as opções e fotos do que sua equipe pode fazer e entenda o que cada perfil de cliente gosta.

Isso ajudará você a decidir os sabores, tamanhos, formatos e, claro, preços que você deve oferecer.

2. Invista na decoração

Sem dúvida, um dos pontos que mais merecem sua atenção é a decoração dos bolos, já que eles serão de aniversário e precisarão ser temáticos e visualmente atrativos.

Para isso, é importante ter os mais diversos acessórios e serviços sempre à mão, para atender desde o simples pedido de um bolo com velas de faísca até um bolo todo decorado no tema de algum desenho ou série.

Confira alguns dos temas mais comuns:

  • Infantil: esses normalmente demandarão mais da decoração, podendo ter imagens impressas no bolo, foto de personagens de desenhos fincadas com palitos, desenhos na cobertura (como por exemplo um campo de futebol) e até bolos de formatos personalizados.
  • Jovens: assim como as crianças, os jovens gostam de tematizar a decoração dos bolos e podem oferecer um desafio a mais, por serem mais imprevisíveis. Esses constantemente fazem encomendas com o intuito de brincar com o aniversariante, com temáticas que lembrem algum momento engraçado ou até memes.
  • Adulto: a depender do nível da comemoração, bolos para adultos pedem por uma decoração mais bem trabalhada no glacê e nas cores. Porém essa não é a única diretriz para esse tipo de público, já que o Naked Cake é uma tendência dos últimos anos, mesmo que seja para aniversário.

Em todo caso, é importante ter sempre em mãos os enfeites mais procurados para oferecer o serviço completo para o cliente. Por isso, vale investir em enfeites sobre desenhos e séries que estão em alta e, principalmente, em velas de números.

3. Ofereça diversos tamanhos

É imprescindível que você tenha formatos que atendam desde a pequena reunião com um bolinho até um grande bolo para um aniversário 15 ou 18 anos. A mesma família pode dar uma festa para crianças, que demanda um bolo bem grande, e uma festa para adultos, na qual todos comem outros quitutes e utilizam o bolo apenas como um símbolo da comemoração.

4. Ofereça formatos diferentes

Redondo, quadrado ou retangular são os favoritos e favorecem na questão das embalagens, já que são as mais acessíveis, tanto na questão do preço quanto na disponibilidade.

Uma dica é trabalhar com as placas de pão de ló ou outras massas assadas em quantidade e utilizar cortadores ou cortar manualmente para alguma variação.

Também é possível fazer nos formatos de coração, estrela, bichos, multicolorido, vulcão, piscina (com recheio em cima) ou, claro, personalizar no formato que o cliente pedir.

5. Avalie sabores e texturas

Recheado com coco, abacaxi, morango, doce de leite, brigadeiro, beijinho ou creme de avelãs, o que não falta é oportunidade para ser diferente. Uma dica importante é fazer bolos bem recheados, fofos e úmidos, porque são os aspectos mais notados pelos clientes.

Tenha atenção aos corantes e aromatizantes, para que não influenciem no sabor, assim como com o uso de gorduras ou açúcar, para que o produto não fique enjoativo.

É aconselhável equilibrar um recheio ou cobertura muito doces com um bolo menos doce ou vice-versa. É possível “quebrar” o sabor com algum elemento como frutas, gotas de limão ou alguma bebida alcóolica.

6. Invista em produção

Quem já fez um bolo de aniversário na vida sabe que não é uma tarefa fácil. Especialmente quando não se conta com todos os recursos adequados e precisa atender o cliente no prazo solicitado.

Por isso, alguns itens são indispensáveis para a produção profissional desse produto:

  1. Batedeiras planetárias: é ideal utilizar no mínimo as de 18 litros, que garantem a produtividade que um negócio precisa, lembrando que provavelmente serão feitos outros produtos do catálogo nelas. Também serão preparadas coberturas, chantilly e claras em neve.
  2. Pingadeiras, dosadoras e máquinas de rechear: essas auxiliam a padronizar esses processos com velocidade, praticidade e sem desperdícios.
  3. Fornos: assim como os outros equipamentos, esses também precisam ser maiores para comportar mais quantidades de produtos. Em negócios maiores, recomenda-se que a produção tenha um forno apenas para os bolos, para que esses não interfiram no assamento dos demais produtos.

7. Implemente o ultracongelamento na sua produção de bolos de aniversário

A produção de bolos pode ser aprimorada com o auxílio da tecnologia dos ultracongeladores, que permitem a produção antecipada dos bolos em diversas etapas, com mais qualidade, praticidade e segurança. Confira:

  1. Massa crua congelada: em vez de fazê-la todo dia, é possível produzir em grande quantidade e congelá-la em mangas de confeitar. Após a demanda, basta descongelar o que for necessário e utilizar. Os bolos crescem normalmente, como se a massa tivesse sido feita na hora.
  2. Massa assada em placas: podem ser congeladas, armazenadas e retiradas apenas na hora de montar, com a vantagem extra de que elas ficam estáveis e mais fáceis de manipular no momento de confeitar.
  3. Massa com recheio: o bolo é congelado montado, sendo descongelado apenas para cobrir.
  4. Massa com cobertura: o bolo é congelado inteiro e descongelado apenas para decorar.
  5. Bolo finalizado: assim, basta descongelar, embalar e entregar (ou até explorar a venda de bolos congelados para entrega antecipada).

Concluindo

Como você pôde ver, com ações simples você consegue deixar o dia especial de alguém ainda mais feliz, produzindo bolos de aniversário de qualidade, com agilidade e da forma que o cliente desejar.

E já que você vai participar das festas, por que não aumentar a sua contribuição? Então continue sua leitura e confira nosso artigo sobre a venda de salgados!

Fornos de Panificação
Tags:
Deixe um comentário