Google Maps: atualize os dados do seu estabelecimento

Google Maps: atualize os dados do seu estabelecimento e seja encontrado pelos clientes

  • Home
  • Empreendedorismo
  • Google Maps: atualize os dados do seu estabelecimento e seja encontrado pelos clientes
Google Maps

Ter um estabelecimento com boa visibilidade é a melhor maneira de ganhar mais clientes. Muitos empresários investem em uma fachada bonita ou pagam caro por uma boa localização. Mas existe outra maneira de se fazer isso sem mexer no faturamento: usar o Google Maps.

A tecnologia veio para quebrar paradigmas. Já não é preciso sofrer com barreiras físicas ou direcionar parte do capital com propagandas caras. Mas nem todo mundo sabe como funciona essa ferramenta preciosa de localização. Aqui, vamos mostrar como é simples mostrar a cara do seu negócio sem precisar gastar muito.

Oriente seu cliente até o estabelecimento com o Google Maps

A verdade é que, hoje, as pessoas estão com todo tipo de informação em mãos. Através do celular, é possível achar o endereço e o telefone de estabelecimentos em qualquer lugar do país. 

Com o Google Maps, um turista pode localizar o estabelecimento mais próximo da sua hospedagem. Simples assim, sem muito esforço, seu cliente encontra o caminho do que ele precisa.

A ferramenta é tão prática que indica o meio de locomoção também. As sugestões vão desde caminhar até pegar um transporte público ou carro particular. Assim, o cliente calcula o tempo,  vê a rota do destino desejado e escolhe a melhor alternativa de locomoção.

Ganhe visibilidade sem gastar nada

A grande vantagem do Google Maps é que não há valor a ser investido para dar destaque ao seu estabelecimento. Diferentemente disso, as redes sociais e até mesmo o Google Ads, exige que o empreendedor faça compras de palavras-chave ou compre por amostragem de anúncios com o Facebook Ads.

No caso do Google Maps, o cadastramento é gratuito e você só precisa indicar todas as informações necessárias para o Google mostrar sua empresa. Além de fotos, coloque também os dias e horários de funcionamento e o cardápio. É possível também colocar vídeos no cadastro, o que aumenta ainda mais a relevância do estabelecimento.

Veja o passo a passo para cadastrar no Google Maps

Cadastrar o estabelecimento no Google Maps é fácil, mas exige organização. O cadastro deverá ser feito com um e-mail válido no endereço google.com/business/ e, de preferência, do estabelecimento. Por lá, você receberá informações sobre o cadastro e poderá fazer alterações futuras.

Após isso, os dados do local deverão ser inseridos. Portanto, tenha em mãos, endereço e telefone para contato. Esse é o início do cadastro. Para finalizar, é preciso aguardar o recebimento de correspondência que será enviada pelo próprio Google, onde estará o código de cadastro.

Depois, é só procurar a opção “Coloque sua empresa no Google Maps”. Por fim, chega a hora de dar a cara para o seu negócio. A dica é tirar belas fotos do estabelecimento tanto da parte externa quanto interna e também dos pratos e alimentos servidos. Quanto mais informação o seu cliente tiver, melhor será para ele fazer contato ou ir pessoalmente para o endereço. 

Somente após esse primeiro passo, você poderá adicionar as demais informações como fotos e vídeos.

Mantenha as informações sempre atualizadas

É comum que o empreendedor faça o cadastro do restaurante no Google Maps logo quando o estabelecimento é criado e deixe as informações do jeito que elas foram inseridas. No entanto, é essencial que dados como endereço, horários de atendimento, telefone e e-mail sejam constantemente atualizados para que você não perca vendas.

Outra dica importante é disponibilizar o cardápio com valores também atualizados e boas fotos dos pratos, para que o cliente entenda o tipo de comida que é servida e quanto ele gastará em média com a visita.

Vantagens de ter o estabelecimento no Google Maps

O Google Maps proporciona vários benefícios para quem cadastrar seu estabelecimento nele. Além de maior visibilidade, é também uma forma de gerir a logística do negócio. Veja aqui algumas vantagens:

Maior visibilidade

O modo de o consumidor fazer as suas compras mudou. Primeiro ele pesquisa preço, modelo e faz comparações antes de se decidir pela compra. Por meio do Google Maps, é possível proporcionar uma boa experiência antes mesmo de ele chegar no seu comércio. Um restaurante pode colocar o cardápio para que ele faça uma pesquisa ainda mais robusta pela web.

Feedback de clientes

Outra vantagem é mostrar ao futuro cliente que o estabelecimento é confiável. Os feedbacks são ótimas oportunidades de fazer o interessado conhecer o local. Para o comerciante, é importante estar ciente desses comentários e monitorá-los com frequência. Procure responder a cada cliente e tentar reverter qualquer comentário negativo.

Sistema de geolocalização do Google Maps

No caso de atendimento por delivery, a geolocalização é muito utilizada para tornar as rotas de entrega mais eficientes. Assim, é possível controlar atrasos e evitar reclamações futuras. Você pode acompanhar os pedidos em tempo real com o uso de aplicativos de monitoramento. 

Melhoria na logística

A previsibilidade de entrega de encomendas ou mesmo, viagens por rodovias, podem ter melhoria ao fazer uso do Google Maps. A fim de otimizar o tempo da viagem e diminuir o custo logístico, a empresa pode fazer a roteirização de cargas. Em outras palavras, a ferramenta Google Maps é capaz de selecionar os melhores trajetos para reduzir o tempo e o gasto com combustível.

Mensuração de dados

Por último, os dados são o que há de mais precioso neste século. Por meio de uma análise estratégica, a empresa conhece melhor as preferências do seu cliente e, com isso, consegue ter mais acertos em suas campanhas de marketing. 

O Google Maps proporciona a captação de dados importantes, a fim de levantar informações de seus visitantes. Dessa maneira, dados como idade, sexo, localização, aparecem para você avaliar e compor uma persona. Lembrando que a persona é um personagem fictício fundamental para sua estratégia de marketing.

O restaurante que tiver seu cadastro atualizado no Google Maps, terá as melhores condições de crescimento. Mas é importante lembrar que, não é somente o turista que faz pesquisa de localização. Os moradores locais também buscam por restaurantes próximos de sua residência. 

Afinal, o perfil do consumidor pós-pandemia mudou muito, e trouxe um cliente que pesquisa mais pela internet e que valoriza a entrega em casa. Assim, deixar as informações do negócio disponíveis na web, permite mais oportunidades de negócio a zero custo. 

O seu restaurante pode ganhar muito mais com os benefícios que o Google Maps dá. Aproveite essa oportunidade gratuita de dar mais visibilidade ao seu negócio e acompanhe nossos posts para ampliar suas estratégias de captação e venda!

Curtiu as dicas? Descubra também como transformar o seu estabelecimento em um ambiente instagramável para atrair ainda mais clientes.

Deixe um comentário