O investimento em lava louças profissionais, além de auxiliar na operação diária, reduz os custos como água, energia elétrica, detergente e claro, tempo.
Além disso é comum se observar nos estabelecimentos, como consequência da lavagem manual, problemas na qualidade na assepsia e produtividade baixa, o que já é facilmente solucionado com adoção dessa tecnologia.
Por sua vez, o uso de um equipamento reverte facilmente em aumento do faturamento e maior competitividade na empresa. Hoje, você vai entender por que que quando você mantém um funcionário o dia todo lavando louças manualmente o que escorre pelo ralo é o seu capital. Confira!
Muitos empreendedores abrem empresas de food service pela simples intimidade com a cozinha, esquecendo-se de que o grande desafio do setor é a gestão.
Há questões como a melhor engenharia de cardápio e, principalmente, estratégias eficientes de redução de custos variáveis. Além disso, deve-se escolher os equipamentos como lava louças profissionais para restaurante, ultracongeladores e fornos combinados.
Estima-se que os custos variáveis representem cerca de 65% dos custos totais de uma empresa do setor. Dessa parcela flutuante, o consumo de água e luz, a perda de matéria-prima e as constantes avarias em utensílios são os principais pontos. Dessa forma, seu gerenciamento racional pode elevar significativamente o retorno do estabelecimento.
Nessa perspectiva, outra iniciativa que deve ser usada para esse propósito é a compra de uma lava louças industriais para restaurante ou sua troca por um modelo mais atual.
Imagine um restaurante no formato “fast-food” (segmento com taxa de rotatividade maior do que um estabelecimento tradicional), com capacidade para 150 pessoas, e que receba sua capacidade máxima aos sábados à noite.
A intensidade do fluxo de processos nesses locais exige que cada utensílio esteja totalmente disponível nos minutos seguintes ao seu uso, meta audaciosa e improvável de ser alcançada por quem ainda trabalha de forma “analógica”.
Não ter um equipamento profissional de lavagem significa acumular grande quantidade de louças na cozinha, ter menor disponibilidade de peças para dar vazão aos pratos prontos e, com isso, criar perigosos gargalos de eficiência que vão resultar, lá na ponta do processo, em clientes insatisfeitos e aumento nos índices de reclamação.
Ou seja, a difícil dinâmica de um restaurante impõe perfeição em todos os pontos do processo. Não adianta ter cozinheiros rápidos e com expertise indiscutível se você peca no ponto mais simples (reposição de utensílios com velocidade e economia de custos).
Vale lembrar que, segundo estudos, 72,7% dos clientes insatisfeitos com um primeiro atendimento trocam de fornecedor. Ademais, 63,2% destes falam mal da empresa. Definitivamente, algumas “economias” não valem a pena.
Uma lava louças profissional para restaurante como a da Prática (líder no segmento de equipamentos para o preparo de alimentos no Brasil), lava e enxágua a quente até 18 pratos grandes por ciclo de 1 minuto.
Além disso, a economia de água pode chegar a 90%. Uma simples torneira aberta por hora gasta 1,2 mil litros. Uma hora da lavadora Prática gastará pouco menos de 130 litros. Não tem comparação.
Em um segmento tão competitivo como o de restaurantes, ter um equipamento profissional de lavagem de utensílios é mais do que vantagem, é necessidade.
Isso porque esse maquinário permite uma economia anual na redução no consumo de água, baixa quebra de louças e a ausência da necessidade de usar panos e álcool após a lavagem.
Estima-se que um restaurante de 200 refeições no almoço terá o retorno do investimento em uma máquina dessas entre 9 e 12 meses. Veja outros benefícios de um equipamento de ponta como o da Prática:
Construída totalmente em aço inoxidável, essa poderosa solução para cozinhas profissionais é marcada pela sua rapidez, silêncio e produtividade. Contando com duas plataformas coletoras, essa máquina livra a louça dos resíduos sólidos com facilidade.
Além disso, de forma auxiliar, há um sistema que regenera a água automaticamente, assegurando a drenagem extra de qualquer mínimo resíduo que ainda esteja nos pratos e travessas.
De fácil instalação e higienização, elas da Prática propagam pouco calor no ambiente. Veja os modelos:
Mesmo trabalhando com temperaturas elevadas, elas não aquecem ambiente em virtude da presença de paredes duplas, fixadas para não transferir ruído e calor para o ambiente externo.
Aliás, são exatamente essas temperaturas que dispensam o uso de panos com álcool após a finalização da limpeza dentro da máquina.
Aliás, destaca-se que essa linha não exige pré-lavagem: basta descartar os resíduos sólidos antes da operação. Diferentemente do que ocorre, por exemplo, com as máquinas domésticas.
Por fim, veja também o que é preciso para expandir seu empreendimento para uma cozinha industrial e mais sobre os acessórios e utensílios do ramo. Continue a leitura.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso website. Para saber mais, acesse a Política de Privacidade.