Produção industrial: o que é preciso para expandir

Prática • dez. 10, 2021

O mercado de alimentos vem mostrando um aumento nos últimos anos e a demanda só cresce a cada dia. Esse cenário impulsiona a necessidade de ampliar a produtividade dos serviços de alimentação. Para atender uma escala maior, é importante pensar em investir na produção industrial.

Mas afinal, como dar o pontapé inicial e começar a investir em uma produção em maior escala? Pensando em você, que quer investir ou expandir seu negócio, preparamos este post que vai ajudar a expandir e tornar esse novo cenário uma realidade.

Afinal, o que é e como funciona a produção industrial ?

A produção industrial funciona em escala maior e exige uma abordagem mais técnica, profissional, e um nível de organização e especialização de cada atividade. Por isso há necessidade tanto de infraestrutura local quanto equipamentos e processos bem definidos.

Há vários setores que podem ser explorados na produção industrial, seja para clientes com estabelecimentos ou serviços de delivery. O mercado inclui restaurantes, marmitarias, hamburguerias, confeitarias, pizzarias, panificadoras, entre outros negócios para quem quer ampliar.

Como aumentar a produção e tornar a escala industrial?

Com o mercado de alimentação em alta, é cada vez mais comum que o empreendedor tenha que investir para conseguir atender as demandas existentes e absorver futuras, ainda maiores.

É importante entender que cozinhas cozinhas de pequeno ou médio porte, têm limitações e estão fadadas a atender um número restrito de clientes e a perder vendas sempre que não se consegue atender além.  

Vantagens da produção industrial 

Dentre as principais vantagens da produção industrial, é importante destacar que ela possibilita redução de custos, otimização do espaço, aumento da produção, diminuição das perdas, variedade de produtos devido ao aumento de produção, produtos com qualidade padrão, satisfação dos clientes e lucratividade.

Como montar uma produção industrial?

Antes de iniciar ou ampliar seu negócio, é vital utilizar a estratégia número um do mundo dos grandes, médios e pequenos negócios, o planejamento. Faça um e verifique a demanda existente, investimento, capacidade de produção, logística, lucros e estratégias para manter ou aumentar o faturamento.

Espaço adequado

Em primeiro lugar, deve-se pensar no espaço ideal para iniciar uma produção em escala. Se você deseja expandir para transformar a produção em industrial, precisa optar por um espaço um pouco maior, próprio ou alugado.

O fato é que o espaço utilizado será definido no seu planejamento empresarial e deverá estar em conformidade com o tipo de empreendimento que deseja, bem como com o quanto você dispõe para investir a curto e longo prazo.

Vale destacar que esse espaço deve atender todas as especificações das legislações para a produção de alimentos deste perfil e o projeto precisa ser acompanhado desde o início pelas vigilâncias sanitárias para evitar que se façam intervenções custosas futuras para adequação.

Equipamentos para produção industrial

Em segundo lugar, os equipamentos. Eles são grandes diferenciais para a expansão do empreendimento. Estes devem ser escolhidos considerando a demanda, o mercado, o espaço e os recursos financeiros disponíveis. Os corretos auxiliarão na execução dos serviços dentro da cozinha. Veja a seguir.

Equipamentos para gastronomia

Quando falamos sobre cozinha industrial, existem alguns equipamentos que fazem a diferença na produção. Entenda quais são eles:

Fornos combinados de 20 ou 40 gastronorms

Com maior produtividade e ocupam menor área vertical e permite memorização de receitas e higienização automática.

“ Ilha quente “

Formada por forno industrial, chapa, char-broiler, banho-maria e caldeiras. Contudo, com o uso do forno combinado há uma redução considerável do número e tamanho desses equipamentos, já que a tecnologia realiza boa parte de suas funções, o que permite ganhar espaço na cozinha industrial, um fator muito precioso. Sem contar que com os Fornos Combinados, temos melhora no ambiente e na operação da cozinha. Também economia de recursos e eliminamos a necessidade de manutenção em diversos equipamentos

Lavadoras

Elas são importantes para garantir melhor aproveitamento do tempo, pois otimizam a mão de obra para esse fim. Ademais, há diminuição na quebra de enxoval (número de copos, pratos e outros vidros e cerâmicas), elimina a necessidade da etapa de esterilização com pano e álcool e também promove economia de produtos químicos e água.

Equipamentos para Padaria

Se a cozinha inclui a produção de itens de panificação, há a necessidade de se investir em equipamentos para produção de pães em escala, sendo portanto uma padaria industrial também:

Resfriadores de água: a produção de pães necessita de água em baixas temperaturas para conter a fermentação e facilitar os processos de divisão e modelagem posteriores.

Amassadeiras : para melhor absorção de água pela farinha, gerando mais rendimento e melhor ponto da massa;

Cilindros automáticos : utilizados na compactação das massas para facilitar os processos de divisão e modelagem em divisoras e grupos automáticos. Os automáticos ajudam na padronização e ergonômicos.

Grupos automáticos : equipamentos automáticos que facilitam a produção, visto que unem os processos de divisão, modelagem e distribuição de forma contínua;

Batedeiras planetárias : a produtividade desses equipamentos é um diferencial para obter a melhor mistura dos ingredientes, mais rapidez no preparo e ponto ideal das massas;

Fornos : eles assam a quantidade necessária de produtos para atender este perfil de empreendimento e em geral são maiores do que os convencionais. Podem ser de lastro, turbo ou rotativos a depender dos perfis de produto que produzirá. Há a possibilidade de se investir em diferentes graus de automação que ajudam padronização para garantir sempre produtos com a mesma qualidade;

Câmaras de Fermentação : estes equipamentos garantem a padronização da temperatura, umidade, tempo e até permitem programar ciclos de retardamento do processo de fermentação através do frio, seguidos por um ciclo com calor que acelera a fermentação. Isto possibilita que se tenham pães prontos para ir ao forno exatamente nos horários programados.

Ultracongeladores

Para ambos acima, você pode utilizar os ultracongeladores para resfriar e congelar rapidamente alimentos para armazenar. Permitem o preparo antecipado de toda linha de produtos, dispensando que a cozinha precise produzir absolutamente tudo na hora, como ocorre em muitas cozinhas convencionais e até mesmo industriais.

O ideal é que seja para 20 gastronorms ou em túnel , já que com ele é possível tirar do forno uma carga de produtos e levá-la imediatamente ao equipamento, dispensando manipular os produtos quentes ou trocar o vasilhame.

Conclusão

Em resumo, é possível expandir o seu negócio, aumentado a capacidade de produção. Para isso, é importante realizar um planejamento, entender o seu orçamento e investir nos equipamentos certos.

Ademais, é preciso pensar no fornecedor. Escolha adquirir seus equipamentos de empresas que disponham de informações detalhadas de seus produtos e Blogs com dicas de como utilizá-los e aproveitá-los melhor.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: