Acessórios e utensílios para cozinha profissional e industrial: o que você precisa saber

  • Home
  • Gastronomia
  • Acessórios e utensílios para cozinha profissional e industrial: o que você precisa saber

Toda profissão tem suas ferramentas que permitem que façamos nossas atividades de forma rápida, fácil e com boa produtividade. Da mesma forma, acessórios de cozinha comercial pequena (gourmet), média ou para cozinha industrial são básicos para a rotina intensa de preparos.

Diferentes dos que usamos em casa, esses são planejados para atender à rotina pesada de uma cozinha comercial, seja pelo material, capacidade, design, resistência ou adequação à legislação.

Por isso, preparamos este conteúdo especialmente para que você conheça a importância dos acessórios profissionais. Leia e aproveite as dicas!

Importância geral do uso de acessórios profissionais

1. Facilitam a operação

As atividades dentro de uma cozinha de um bar, restaurante ou indústria envolvem preparos, cocção e serviço com quantidades maiores de produtos e exigências próprias. Por isso, possuem produtos desenhados para facilitar essas operações, que do contrário seriam bem difíceis de se realizar.

2. Contribuem para a segurança

São especialmente desenvolvidos para que os procedimentos de sua utilização minimizem os riscos de acidentes.

3. Geram qualidade para os alimentos

É realizado um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento para se criar e atualizar acessórios para o uso de cozinheiros, chefs e seus assistentes, que exigem não só um acessório de qualidade, mas que também auxilie com que os alimentos atinjam características específicas.

4. São os corretos para os equipamentos

Quem já pôde observar algum incidente na cozinha, com objetos inadequados em contato com maquinário de uso profissional, sabe o quanto isso é crucial. Por isso, cada equipamento deve ser utilizado com seus acessórios específicos.

5. Garantem melhor desempenho e vida útil do equipamento

Feitos com o material e design adequados, os acessórios entregam resultados melhores e encaixam perfeitamente nos equipamentos ao qual foram desenvolvidos, o que ajuda a evitar avarias. Um acessório contraindicado pode, inclusive, atrapalhar o funcionamento do equipamento, causar defeitos, perda da garantia, reduzir a vida útil e, como mencionamos acima, causar acidentes.

O que considerar na compra?

É importante conhecer o perfil do seu negócio, analisando alguns pontos a seguir:

  1. Tamanho do empreendimento: se esse é pequeno, médio ou grande, tanto em demanda quanto em espaço físico.
  2. Quantidade de refeições: análise necessária para dimensionar as compras.
  3. Tipo do serviço: se esse é bufê, à la carte, delivery, bar, lanchonete, dark kitchen (sem atendimento no local, só entrega).
  4. Quantidade de colaboradores: quanto maior a quantidade de pessoas, mais unidades são necessárias para uso simultâneo.

Esses são os fatores fundamentais que influenciam no tamanho e variedade da aquisição.

Atente-se à legislação

Já a  RDC Nº 275, DE 21 DE OUTUBRO DE 2002 estabelece que os equipamentos, móveis e utensílios devem ser de materiais que não transmitam substâncias tóxicas, odores, nem sabores.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Esses devem ser de fácil conservação e resistentes à corrosão e às operações de limpeza e desinfecção. As superfícies em geral devem ser lisas, impermeáveis, laváveis e isentas de rugosidades, frestas e imperfeições que acumulam sujidade, podendo se tornar fontes de contaminação.

Portanto, o aço inoxidável torna-se o material escolhido por atender essas exigências, mas é importante manter contato com a fiscalização local sobre o que é permitido.

É bom lembrar que a Portaria 326, 30 de julho de 1997 também estabelece exigências similares para equipamentos, vale a pena conferir.

Particularidades do cardápio

Um tipo específico de preparo pode pedir determinados acessórios, utensílios e equipamentos para atender.

Se temos, por exemplo, frituras e desejamos evitar fritadeiras com os custos de troca regular de gordura e óleo e os riscos de acidentes, talvez seja interessante investirmos em um forno combinado e acessórios para fritura. Aliás, é até mais saudável, veja aqui.

Se trabalhamos com carnes assadas, esse equipamento também facilitaria, pois podemos utilizar bandejas de aço inox em seus vários níveis, o que é visivelmente mais produtivo e prático do que o método convencional.  

Mesmo em preparos corriqueiros, como arroz e legumes, em vez de utilizarmos panelas e caldeirões com água fervente, utilizaríamos o forno combinado com as famosas cubas lisas ou perfuradas (para os legumes), que são mais práticas, seguras e dão maior padronização e rendimento.

É importante lembrar que nesse mesmo equipamento podemos fazer também grelhados com acessórios específicos.

Onde comprar acessórios para cozinha profissional?

É aconselhável sempre procurar uma loja de utensílios de cozinha industrial física ou online e buscar o apontado para cada tipo de equipamento, processo, produto ou fim desejado. Consulte também vendedores treinados que podem indicar o que há de atual para seu modelo de negócio.

Como você pôde ver, utilizar acessórios adequados e profissionais no seu negócio pode fazer dele mais produtivo e eficiente, com alimentos de mais qualidade e prontos com mais agilidade, além, claro, de todos os pontos relacionados tanto à praticidade quanto à segurança.

Caso queira aprender mais sobre a importância de ter acessórios originais, acompanhe nosso Blog Prática e renove seus conhecimentos semanalmente.

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Tags:
Deixe um comentário