Você já pensou em criar uma loja de donuts? Um doce delicioso, típico dos Estados Unidos e que tem crescido a sua popularidade no Brasil. Afinal, como não amar aquelas rosquinhas macias e saborosas?
O paladar do brasileiro tem uma facilidade para gostar daquilo que é bom! E ninguém resiste a um doce bem-feito. Mas, além disso, essa pode ser uma oportunidade de negócio. Não é difícil montar uma loja de donuts e tirar o seu projeto do papel. Portanto, para te ajudar, reunimos algumas dicas importantes. Boa leitura!
Antes de pensar em montar qualquer negócio, é importante planejar e organizar. Afinal, dessa forma você saberá quais estratégias devem ser colocadas em prática e qual caminho seguir.
Confira algumas dicas importantes para ter a sua loja de donuts.
Empreender não é uma das tarefas mais fáceis que existem. Portanto, ter uma loja de donuts requer um planejamento e um plano de ação. Dessa forma, você vai conseguir visualizar os passos que precisa seguir para tirar o seu projeto do papel.
O planejamento ajuda você a desenvolver seus objetivos, estabelecer suas metas e traçar como vai executar cada passo! Mas também te dá uma ampla visão de oportunidade e viabilidade do negócio.
Já pensou na localização da sua loja? Esse é um passo importante, sabia? Ele precisa ser estratégico, com movimento. Para isso, saiba quem será o seu público-alvo. Isso definirá o seu ponto comercial.
Pense em um local de fácil acesso, que tenha visibilidade e um bom movimento de pessoas. Assim, você vai poder estruturar a sua loja de donuts com mais segurança.
O investimento é algo delicado para muitos, gerando a pergunta inevitável: quanto aplicar em uma loja?
Quanto investir vai depender do tamanho e estilo do seu negócio. Porém, tem partes que são essenciais em qualquer porte. Veja:
Quantos tipos de rosquinhas americanas você pretende comercializar? É muito importante ter em conta os sabores. Serão vários tipos de confeitos? Temáticos? Além disso, as vendas serão somente por unidade ou em combos? Quais bebidas serão oferecidas? Tem outro produto para harmonizar ou somente o donuts?
Considere todos os detalhes e monte um cardápio bonito, com todas as informações. Assim, seu cliente não terá dúvidas.
A área de produção é o coração da sua loja. Afinal, é de lá que sairão as deliciosas rosquinhas. Mas para que o seu serviço seja melhor, mais eficiente e prático, deve-se contar com a ajuda de utensílios e eletrodomésticos de qualidade.
Veja três itens de qualidade indispensáveis para sua cozinha.
Este equipamento é, sem sombra de dúvidas, um dos mais usados no ramo da confeitaria. Portanto, precisa ser robusto e aguentar uma boa quantidade de produção diária. O ideal são amassadeiras espirais que dão melhor ponto à massa e garantem maior produtividade.
Todavia, se a massa de sua receita for acima de 70% de umidade ou se preparará chantilly, glacê ou outro creme batido no local, você precisará então de uma batedeira planetária também.
Ele é um equipamento de padaria que na produção de donuts é utilizado para abrir a massa de 3 a 5 cm de altura, fazer as dobras e estendê-la para cortar no formato tão conhecido. Com ele você evita o esforço físico excessivo de abrir a massa manualmente no rolo. Uma boa opção são os cilindros automáticos.
São utilizados para fazer o descanso da massa à frio de 3°C a 5°C, antes de abri-la e cortá-la. Se a demanda for alta, provavelmente precisará de câmaras maiores onde possa entrar com carros de panificação com as assadeiras e caixas de massa.
Como a massa dos donuts precisa crescer antes, o controle da temperatura e umidade da fermentação, é fundamental. Por esta razão utilize as câmaras de controle de fermentação e se possível, os modelos com umidade à frio. Estas também permitem também automatizar esta fase do processo, utilizando o recurso “padeiro noturno”.
Se você trabalhar com a massa pastosa (acima de 70% de umidade) então provavelmente precisará de dosadores. Neste caso da massa pastosa dosada, não precisará de cilindro ou câmara de fermentação, já que o formato é dado na dosagem na fritadeira e o produto cresce durante a fritura.
Como os donuts são fritos, o tamanho deste equipamento deve ser proporcional à produção. Há modelos grandes que permitem imergir uma quantidade maior de unidades na gordura.
Ter uma loja de donuts demanda planejamento, investimento e saber fazer com excelência as deliciosas rosquinhas americanas. A soma de todos esses itens resulta em sucesso. Esperamos que todas as nossas dicas te impulsionem para abrir o seu negócio. Afinal, ele é promissor. Mas lembre-se: utilize equipamentos de excelência para produzir seus donuts.
Gostou das dicas? Para ajudar no processo, entenda também como operam as vigilâncias sanitárias de alimentos.
O post Loja de donuts: como abrir a sua e quais equipamentos utilizar apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT