Peru de Natal: aprenda como preparar no seu forno combinado

Peru de Natal: aprenda como preparar no seu forno combinado

  • Home
  • Gastronomia
  • Peru de Natal: aprenda como preparar no seu forno combinado
Peru de Natal

O peru de Natal é uma peça central e destaque nas mesas das ceias e na passagem de ano, sendo um prato muito desejado e até esperado. Só para ilustrar, segundo reportagem do Estado de Minas, uma pesquisa feita com empresas do ramo, a previsão de crescimento nas vendas deste item é de 8,5% comparado a 2021.

Preparado em geral como peça inteira, com recheio ou não, em geral bem decorada e com muitos acompanhamentos, ele costuma tomar tempo e dar bastante trabalho para quem tem o hábito de preparar a ceia de época, jantar ou almoço de confraternização com a família, amigos, colegas e conhecidos.

Aí, surge uma excelente oportunidade, a da venda de peru de natal já assado e um dos grandes aliados neste produção é o forno combinado. Por isso, preparamos esta postagem especial sobre as vantagens e dicas para tirar o máximo de proveito do seu equipamento nesta época do ano.

Leia o texto abaixo e aproveite.

Vantagens do preparo do peru de Natal em forno combinado

Antes de mais nada, você já conhece os benefícios do forno combinado ao assar proteínas? Listamos abaixo algumas das principais:

  1. Carne macia e úmida: devido a combinação do vapor e ar quente que evita perda de líquido e consequente ressecamento, especialmente do peito da ave.
  2. Ponto ideal: graças ao uso da sonda de núcleo que monitora a temperatura interna, especialmente da parte mais crítica, o peito.
  3. Maior rendimento: o processo também reduz a perda de líquido, garantindo mais peso
  4. Excelente acabamento: ação do ar quente impulsionado pela da turbina e controle preciso de temperatura, dão cor uniforme à ave.
  5. Dispensa monitoramento contínuo: o uso da programação de receitas ou do recurso “cocção noturna”, não necessita de acompanhamento do operador.
  6. Elimina o uso de papel alumínio e celofane: a combinação de vapor e ar quente dispensam a cobertura da ave ao assar, pois a água é um condutor de calor altamente eficiente.

Dicas de preparo para o Peru de Natal

Descongele em geladeira

Em primeiro lugar, faça o descongelamento prévio da ave, no mínimo com 12 horas de antecedência em geladeira (0°C a 5°C). Não faça o descongelamento em temperatura ambiente ou exposto, por risco de contaminação.

Remova embalagens

Em segundo lugar, remova a embalagem externa e o pacote com os “miúdos” do interior da ave. Escorra toda a água resultante do descongelamento.

Tempero

Como a maioria das aves já vem temperada atualmente, mas você pode complementar. Todavia, é bom controlar sal, especialmente nos pratos de fim de ano. Você pode usar alho, ervas, azeite ou manteiga para dar um gostinho extra.

Recheio

A famosa farofa que vai dentro da ave precisa ser colocada neste momento. Se pretende fazê-la com os miúdos da ave, tempere-os e cozinhe-os separadamente antes de colocr dentro da ave. Uma boa sugestão é utilizar as passas ou outras frutas secas na composição.

Assadeiras e Gns

Utilize uma GN rasa inox para a ave e centralize bem a peça. Caso prefira, você pode optar pelas assadeiras descartáveis de alumíno, apoiadas sobre uma grellha padrão GN no seu forno combinado. Isto dispensa necessidade de remoção da gn e facilita o transporte.

Uso da sonda de núcleo

Embora a maioria das aves já venham com um “termômetro”, a sonda de núcleo do forno combinado, permite um controle mais preciso da temperatura na parte mais crítica da ave, isto é, o peito. Programe a temperatura do forno para 180°C na função vapor combinado e da sonda para 85°C.

O tempo de assar variará de acordo com o peso da ave. Quanto maior, mais tempo. Em geral, calcule meia hora para cada quilo. Entretanto, com o uso da sonda de núcleo, você precisará acompanhar apenas o momento que atingir o valor definido.

Pré-assamento do Peru de Natal

Se você trabalha com sistema de vendas de assados nas ocasiões de festas, é interessante pré-assar as aves e resfriá-las em ultracongelador para serem regeneradas e finalizadas nos dias de maior movimento (cook and chill).

Com isso você ganha tempo no atendimento e mantém a qualidade do produto. Lembrando que esta operação só pode ser feita no ultracongelador porque ele oferece maior segurança.

Você também pode oferecer esta opção para seus clientes. Dessa forma eles podem finalizar a ave em casa, mais clara ou escura, como desejarem. Além disso, você pode comercializar a ave fracionada também para famílias menores ou casais.

Conclusão

Em suma, a venda de peru de Natal já assado, pode ser altamente lucrativa para os diferentes empreendimentos do ramo de alimentação, seja a padaria, o supermercado, restaurante ou bufê.

Ademais, uma das formas de se vender melhor produtos da rotisseria tradicional, é maximizar a visualização dos produtos assados e claro, que eles fiquem conservados na temperatural ideal, mantendo seu aspecto desejável. Por isso, um bom investimento é o conceito de Rotisseria Gourmet.

Por fim, veja também nossa postagem sobre e 5 dicas de comercialização de proteínas natalinas. Continue a leitura.

Deixe um comentário