blog Prática

Tipos de saladas básicas e molhos para o restaurante. Confira nossas dicas!

Prática • 30 de novembro de 2022
Uma salada com croutons, tomates e alface em uma tigela branca sobre uma mesa.

As saladas são versáteis e agradam pessoas de qualquer idade. Engana-se quem pensa que elas são feitas só de alface e tomate, pois existem variados tipos de saladas que, além de nutritivas, são refrescantes e saborosas.

Com certeza você quer atrair mais consumidores para o seu restaurante, então o que acha de alinhar nutrição com sabor em combinações básicas e até mesmo inusitadas? Confira algumas sugestões de molhos e saladas para adicionar ao cardápio, além de dicas sobre cuidados básicos para preparar e servir esses alimentos.

6 tipos de saladas para incluir no cardápio

Confira seis tipos de saladas para incluir no cardápio do seu restaurante e agradar vários paladares.

Salada tropical

A salada tropical talvez seja a mais popular por ser nutritiva e refrescante. Ela é composta de diversas frutas (maçã, manga, abacaxi, morango, dentre outras), folhagens e até mesmo oleaginosas e legumes.

A salada tropical tem diversas variações. Uma boa combinação é juntar alface, manga, morango, espinafre, uva-passa, carambola e castanhas picadas.

Molho à campanha

Muitos confundem vinagrete (original da França) com o molho à campanha (uma versão brasileira do vinagrete). O molho à campanha é muito utilizado na mesa dos brasileiros e em restaurantes, sendo uma ótima opção para churrascarias e self service.

Basicamente, o vinagrete é composto por tomate picado, azeite, temperos e vinagre. Outras receitas incluem vinho tinto e/ou suco de limão.

Salada caesar

Existem vários tipos de salada caesar. O mais conhecido é de Cesare Cardini, um chef italiano, que ganhou um concurso gastronômico com essa receita na Bahia.

Essa salada é para quem gosta de queijo , pois é composta de suco de limão, azeite, anchovas, queijo parmesão, sal, açúcar e outros temperos de sua preferência.

Salada com frango

O diferencial da salada com frango é que ela é proteica por conta do frango. Ela é muito procurada entre as pessoas que buscam um prato menos calórico e com grande carga proteica, principalmente o público fitness que deseja hipertrofia muscular ou um almoço com baixa carga calórica.  

É comum adicionar um pouco de abacaxi em pedaços ou o próprio suco dele nessa salada.

Salada de grão-de-bico

Esse é um dos tipos de saladas mais proteicas junto com a de frango, pois o grão-de-bico, além de deixar o prato bonito, contém muita proteína. Além disso, é uma alternativa para as pessoas vegetarianas e veganas.

Ao servir uma salada de grão-de-bico com tomate em cubos, cenoura, suco de limão e vinagre, você terá um prato colorido e chamativo.

Salada caprese

A salada caprese é de origem italiana, mas sofreu várias alterações no decorrer do tempo. Esse nome vem da ilha Capri, que fica no sul da Itália. 

Uma das suas variações contém rúcula, alface romana e pimenta preta com orégano. Sua receita base geralmente costuma ser a mais procurada e se resume em tomate, sal, azeite, manjericão e muçarela fresca, geralmente, de búfala.

Opções de molhos para acompanhar as saladas

Os molhos dão um toque especial nas saladas. Existem várias possibilidades de criá-los, mas o importante é investir em ingredientes não industrializados e bem selecionados.

Mostarda e mel

Uma combinação bastante comum e saborosa é o molho de mostarda e mel. Essa receita é para aquelas pessoas que preferem um molho agridoce. O molho é composto por pimenta do reino, sal, mostarda, mel e um pouco de azeite. 

Além de acompanhar a salada, o molho de mostarda e mel pode ser interessante em carnes, frutos do mar e outros pratos salgados. 

Bacon

Esse molho é diferente e gostoso, podendo acompanhar saladas, pratos mais elaborados e até mesmo um sanduíche natural. 

Conta com bacon (ou até mesmo frango ou grão-de-bico), maionese (ou iogurte natural) e temperos. Ele é bem consistente como se fosse uma pasta. 

Creme de leite e queijo

O creme de leite talvez seja um dos melhores ingredientes para acompanhar a salada por ter uma consistência mais cremosa, proporcionando um molho consistente e simples. Ao utilizar o queijo na receita, o sabor será ainda mais especial.

Em geral, o molho leva leite, pimenta do reino, sal, creme de leite e queijo.

Cuidados com a procedência e manipulação das saladas

As saladas com molho são bem chamativas, mas você precisa saber manipular os alimentos para preservar a segurança da clientela. Veja algumas dicas a seguir.

Mantenha tudo limpo

Todo restaurante deve prezar pela limpeza e higiene do lugar. De nada adianta um local arrumado se ele não for higiênico, porque essa é a primeira visão que o cliente tem ao entrar no estabelecimento.

Manter tudo limpo inclui também fazer a higienização correta dos alimentos. Imagine só um cliente encontrar um inseto no meio da salada, isso acabará com a credibilidade do seu negócio.

Dê atenção à temperatura 

Esse é um fator bem rigoroso em restaurantes, já que uma temperatura muito elevada interfere na qualidade dos produtos frios, como saladas, ou então uma temperatura muito baixa prejudica os pratos servidos quentes. Isso pode até mesmo estragar os alimentos.

Para evitar esse problema, faça um controle de temperatura por hora, assim você vai verificar se determinado alimento está sendo preservado corretamente.

Tenha cuidado com as saladas

Você sabia que as saladas são um dos alimentos mais perigosos na hora de montar seu cardápio? Isso acontece porque nem sempre o estabelecimento tem a preocupação de usar o hipoclorito para lavar as folhagens, processo que desinfeta e tira as impurezas dos alimentos.

Além disso, é fundamental ter um controle de segurança, ainda mais se o restaurante for self service. Não deixe os alimentos expostos e tenha cuidado com mosquitos e outros insetos.

Conclusão

Você viu vários tipos de saladas para variar o cardápio e agradar diferentes públicos. Tenha bastante atenção na hora de escolher os ingredientes e busque sempre fornecedores confiáveis para que os alimentos sejam de qualidade.

Share by: