blog Prática

Produtividade na confeitaria: investir é importante

Prática • 29 de dezembro de 2023
Uma mulher de jaleco está trabalhando em uma fábrica.

A produtividade na confeitaria é ponto importantíssimo para que um empreendimento prospere. Neste texto, exploraremos a importância do investimento em tecnologia e processos eficientes para impulsionar crescimento.

Com o advento de novas tecnologias e a otimização de fluxos de trabalho, os confeiteiros têm a oportunidade de aprimorar sua produção, reduzir custos operacionais e, ao mesmo tempo, elevar a qualidade de seus produtos, atendendo às crescentes demandas do mercado consumidor.

Leia o texto abaixo e fique por dentro.

Por que é importante investir em produtividade na confeitaria?

Ganho de tempo

Você já parou para calcular qual o valor de cada hora sua trabalhada e quantas horas você leva para fazer um bolo? Como um trabalho artístico e criativo, a confeitaria exige tempo, mas muitas vezes, este não é contabilizado no custo do produto e, quando é feito, aumenta o preço ao consumidor final.

Atendimento da demanda

Imaginemos que você hoje faz 5 bolos por semana e que, subitamente, receba mais pedidos e tenha que fazer 10. Como você administra isso? Você assume a entrega de 10 ou deixa de atender algum pedido? Com maior capacidade produtiva, você consegue absorver esta demanda e muito mais.

Economia de matéria-prima

Processos e equipamentos mais produtivos têm em comum também a economia da matéria-prima. Da mesma forma, ao fazer mais produtos por vez, você ganha padronização, reduz desperdícios e chances de erros e ainda maior poder de negociação junto aos seus fornecedores.

Padronização e redução de custos gerais

Com processos produtivos bem definidos, você consegue também a padronização. Em outras palavras, você sempre terá o mesmo produto, com a mesma qualidade. Água, energia elétrica, gás e mão de obra, todos esses pesam no negócio. Com processos mais eficientes, você consegue reduzir estes e outros tantos custos.

Profissionalização e adequação às normas

Transformando seu negócio, mesmo que em uma pequena produção profissional, você se posiciona melhor no mercado. Um dos grandes desafios dos pequenos investidores de confeitaria é atender às inúmeras exigências das fiscalizações. Quando você reestrutura ao adquirir equipamentos e aplicar novos processos, isso é absolutamente necessário.

Melhor qualidade de vida

Quantas horas você passa fabricando seus produtos e quantas delas foram de madrugada? Nos finais de semana e feriados? Como está o equilíbrio entre sua vida pessoal, familiar e sua produção? Você alguma vez conseguiu tirar férias? Quando você tem produtividade na confeitaria, consegue administrar melhor essas questões.

Equipamentos para produtividade na confeitaria

Batedeiras planetárias de 18 e 36 litros

Em vez de bater apenas pequenas quantidades de massas e cremes, que tal produzir em maior quantidade? Confeitarias profissionais costumam trabalhar com máquinas de maior capacidade, não só pela quantidade, mas também considerando o ganho de volume, só para ilustrar, o chantilly, por exemplo.

Com equipamentos de bowls maiores, você pode bater esses ingredientes tranquilamente, em maior quantidade, sem o risco de derramar. Modelos como a de 36 litros contam até com um carrinho para movimentação do bowl.

Essas batedeiras também possuem controles digitais com opção de 10 velocidades que automatizam a produção para atender todos os tipos de produtos.

Além disso, são equipamentos totalmente dentro das normas de segurança e NR12, robustos e que suportam o regime contínuo e cargas pesadas de trabalho, além de serem confeccionados em materiais de fácil higienização.

Ultracongeladores

Estes equipamentos trabalham a -35°C e com eles você pode fazer toda a sua produção antecipada. Você pode ter todos os seus produtos de confeitaria congelados. Pode ser a massa de bolo crua congelada em mangas ou assadeiras descartáveis, semi-montados, montados e até decorados, dependendo das características.

Um ponto interessante é que, como o congelamento é em baixa temperatura e rápido, não há formação de grandes cristais de gelo que alteram a estrutura dos produtos. Estes podem ser armazenados posteriormente com vida útil muito mais longa, conforme a receita, eliminando perdas.

Outro ponto é que o ultracongelamento facilita o transporte, que é um ponto crítico na confeitaria, já que os produtos são delicados. Isso também possibilita a comercialização para terceiros, abrindo canal de vendas.

Fornos maiores

É claro que ao começar, muitas confeitarias utilizam fornos menores e até domésticos. No entanto, diante do aumento da demanda, é bom pensar em equipamentos capazes de assar mais produtos por vez.

Os fornos de convecção e turbo permitem uma maior quantidade de assadeiras sobrepostas ocupando uma menor área de produção. Eles trabalham com distribuição de calor uniforme dentro da câmara e, para produtos delicados, oferecem recursos como a parada de turbina por tempo limitado no início da operação, o chamado “modo confeitaria.”

Já os modelos lastro trabalham com duas temperaturas distintas, uma para o piso e outra para o teto do forno. Isso permite um ajuste fino de características de produtos, especialmente os de confeitaria fina, que exigem, por exemplo, diferenças de acabamento entre a parte superior e inferior.

É comum que as confeitarias profissionais disponham de ambos modelos para atender toda a gama de produtos diferenciados.

Conclusão

Em suma, a busca pela produtividade na confeitaria é um investimento estratégico que gera resultados promissores em todas as frentes. Ao adotar tecnologias avançadas e processos eficientes, é possível otimizar a produção, reduzir desperdícios, garantir a padronização e a qualidade dos produtos, além de facilitar o atendimento da demanda crescente.

Comparado aos concorrentes que ainda trabalham de forma manual e com recursos limitados, uma confeitaria mais produtiva destaca-se  garantindo um crescimento sólido e sustentável ao longo do tempo.

Share by: