Tendências para bares e restaurantes em 2022

Tendências para bares e restaurantes

Nos últimos dois anos, todos os setores da sociedade tiveram que se reorganizar para realizar as adequações indispensáveis, sobreviver economicamente e continuar oferecendo serviços e produtos com qualidade e segurança. Agora, chegou a hora de se preparar para as retomadas presenciais e para as tendências para bares e restaurantes em 2022!

O setor alimentício foi um dos que mais tiveram que se reinventar e investir em capacitações e cuidados profissionais, com isso, muita inovação e tecnologia foi aplicada no segmento.

Neste post vamos falar sobre as principais tendências em 2022 para bares e restaurantes e já adiantamos que a tecnologia pode contribuir (e muito!) para essa nova fase. Confira!

Principais tendências para bares e restaurantes

Durante os últimos anos, houve maiores exigências pelos órgãos de fiscalização, que tiveram como foco a higiene e segurança em todas as etapas de armazenamento, produção e entrega. Os clientes também ficaram mais exigentes, sem abrir mão de uma boa experiência gastronômica.

Considerando o exposto, podemos considerar que as principais mudanças ocorridas e que devem permanecer em evidência em 2022 são:

  • cuidados com os alimentos: deve-se observar as resoluções vigentes tanto para manter a qualidade e segurança, quanto para evitar prejuízos devido ações da fiscalização;
  • profissionais capacitados e treinados: manter os profissionais atualizados dos procedimentos a serem realizados em todas as etapas do processo, do atendimento à entrega;
  • aposta em tecnologia e serviços digitais: é algo que veio para ficar e vale lembrar que tais investimentos são indispensáveis para a modalidade presencial e para os serviços de delivery.

Tendências para bares e restaurantes em 2022

Agora que já ressaltamos os cuidados a serem mantidos, vamos destacar as principais tendências para bares e restaurantes em 2022.

Ambientação e experiência de consumo

Muitas vezes a busca por bares ou restaurantes está relacionada à experiência, não somente gastronômica, mas também de atendimento e ambientação. 

Nesse sentido, cada vez mais estabelecimentos estão investindo em ambientes instagramáveis, que são projetados com o objetivo de oferecer diferentes possibilidades de interação, as quais são compartilhadas nas redes sociais, favorecendo uma maior divulgação e atraindo mais clientes.

Em relação aos pratos, postar imagens nas redes sociais é uma forma de atrair a atenção, comentários e novos amantes da marca. Uma breve explicação sobre os ingredientes e como os alimentos são produzidos também contribui para o engajamento, assim como manter as páginas atualizadas e apresentar as variedades disponíveis no cardápio.

Cardápio digital

O cardápio digital ou virtual é uma alternativa adotada em diferentes formatos, como acesso pelo site da marca, via QR Code, por aplicativos, entre outros.

Além de evitar a manipulação, tais opções possibilitam maior autonomia para os clientes, uma vez que eles têm mais flexibilidade para poder acessar com rapidez.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Embalagens sustentáveis

Os cuidados em higiene impuseram maior necessidade de proteção dos alimentos, algo que resultou no aumento do uso de embalagens por produto. Daí a necessidade de pensar em opções sustentáveis, sem abrir mão da personalização, destacando as informações e a marca do estabelecimento.

Comida saudável e aproveitamento dos alimentos

A alimentação saudável também seguira em alta no próximo ano, e ela vem acompanhada de conceitos como sustentabilidade e aproveitamento total dos alimentos, diminuindo o desperdício de produtos.

Assim, será mais comum encontrar bares e restaurantes que ofereçam em seu cardápio opções mais inteligentes, que utilizem, por exemplo, as cascas e folhas de legumes, trazendo um maior consumo de vitaminas e também uma redução de custos.

Opções aptas para veganos e vegetarianos

Opções de cardápios sem ingredientes de origem animal, tais como verduras, legumes, grãos e oleaginosas, proteínas vegetais, massas, entre outros, atraem cada vez mais pessoas que apreciam esse tipo de alimentação, bem como as que estão passando por processos de transição ou restrição alimentar.

Alimentos frescos e vindos de pequenos produtores

A qualidade e boa conservação devem ser levados em consideração para corresponder às expectativas dos clientes.

Para isso, investir em equipamentos de cozinha como ultracongeladores, micro-ondas profissionais e fornos combinados são formas de otimizar os processos , reduzir os custos e garantir mais segurança alimentar a operação.

Deliveries especiais

Embora estejamos focando no retorno ao presencial, os serviços de entrega continuarão em alta ainda em 2022. Por isso, pensar em pratos prontos para entrega, ou ainda, comidas de bar para serem consumidas em casa devem ser integradas aos diferenciais dos estabelecimentos.

Vários bares e restaurantes são conhecidos por algum prato ou petisco em particular, que antes só estavam disponíveis in loco, embora houvesse demanda e um forte desejo de consumi-los no conforto do lar ou em reuniões com amigos em lugares alternativos. 

As necessidades impostas pelos novos tempos deram o empurrãozinho necessário para transformar tal  desejo em realidade.

De olho na fidelização

Visando a expansão e fluxo de caixa, nada mais justo do que apostar na fidelização de clientes, não somente investindo nas tendências expostas. Deve-se priorizar algumas ações, tais como:

  • ouvir o que os clientes têm a dizer, seja reclamação, pedido ou sugestão;
  • dar uma devolução dos feedbacks recebidos;
  • oferecer programas de desconto e/ou bonificação;
  • promover ações de visibilidade da marca nas redes sociais;
  • apostar em ambientações festivas;
  • manter o cadastro de clientes atualizado para envio de promoções de aniversário e demais ocasiões especiais;
  • dentre outras.

Conclusão

Nesse post, apresentamos as principais tendências para bares e restaurantes que desejam se destacar em 2022. Ressaltando o que já está posto em prática em decorrência das exigências impostas pela situação de saúde.

O que você achou dessas tendências? Se você gostou, saiba que ainda não acabamos! Leia nosso post sobre ambientes instagramáveis e confira mais essa grande tendência para 2022!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário